TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos jogos de raciocínio

Por:   •  16/2/2018  •  Monografia  •  5.665 Palavras (23 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 23

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE RACIOCÍNIO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: analisando a metodologia do Programa MenteInovadora

Carina Aparecida da Costa , carinacosta2009@gmail.com

Renilson Rodrigues da Silva, Prof. Adj. Universidade Federal de São João Del Rei.

Resumo

Este artigo se concentra na análise de uma bibliografia que discorre a respeito da importância e do uso dos jogos, principalmente dos jogos de raciocínio, como metodologia que auxilia o professor no desenvolvimento integral (social, emocional, cognitivo e ético) dos alunos no Ensino Fundamental. Tais práticas também colaboram para que este educador desperte nos seus docentes atitudes empreendedoras.  Além de fazer um apanhado geral a respeito dos usos e importâncias dos jogos de raciocínio foi feito um estudo do Programa Mente Inovadora, que tem como objetivo geral desenvolver habilidades sociais, cognitivas, emocionais e éticas necessárias para a formação integral do ser humano através dos jogos de raciocínio. Tais habilidades são essenciais para obtermos sucesso no mundo atual e nos tornarmos indivíduos empreendedores. O desenvolvimento deste material buscou responder que tipo de atitudes o professor tem que desenvolver nos seus alunos para que estes se tornem sujeitos empreendedores e que tipos de jogos podem ser escolhidos para que isto ocorra. O jogo realmente é uma prática muito rica que desenvolve nos alunos, de forma lúdica, competências e habilidades necessárias para estarem aptos às exigências do mundo moderno. Através dos jogos de raciocínio os aprendentes se desenvolvem e vivenciam algumas situações que os ajudarão a serem pessoas empreendedoras.

Palavras-chaves: Educação. Jogos, Professor. Empreendedor. Inovação

  1. INTRODUÇÃO

O que caracteriza uma situação de jogo são a iniciativa do aluno, sua intenção e curiosidade em brincar e utilizar regras. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Dão ao aluno oportunidade para se desenvolver e atendem às suas necessidades básicas no processo ensino-aprendizagem. A criança precisa brincar inventar e criar para crescer e manter seu equilíbrio com o mundo. Tão fundamentais ao ser humano como o alimento que o faz crescer são os brinquedos e os jogos. Servem como suportes para que o aluno atinja níveis cada vez mais complexos no desenvolvimento sócio-emocional e cognitivo. Os jogos são as ações que os indivíduos repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional, isto é, são fontes de significado e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam no sistema e potencializam o conhecimento.

Este trabalho pretende abordar questões que possam auxiliar os educadores na tomada de consciência de que os jogos podem auxiliar os alunos no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e ético.  No caso especifico deste trabalho procuramos nos ater aos alunos do ensino fundamental do quarto ano, já que existe pouco estudo a respeito desta abordagem neste ciclo. Tal escolha também foi feita porque foi nesta série que foram observadas a aplicação do Programa Menteinovadora na qual atuei e atuo desenvolvendo este programa.

Os jogos permitem que os alunos estabeleçam relações ricas de troca entre seus pares como também propiciam momentos ricos em que as crianças aprendem a lidar com regras, aprendam a esperar sua vez, conscientize-se que podem ganhar ou perder. Tais coisas serão importantíssimas na fase adulta e que farão destes alunos grandes empreendedores.

O processo educativo de hoje deve estimular novas habilidades e atitudes. Neste sentido a Educação Empreendedora propõe várias opções, oportunidades e possibilidades de aprendizado ao aluno. Ela tem como um dos objetivos orientar os alunos a ultrapassar os conceitos meramente técnicos. Ela traz conhecimentos que estimulam os alunos a buscar novos caminhos e mudar seu comportamento.

Educar não é mais possível com a metodologia do passado. Diante disso tanto o Programa MenteInovadora que vem propor como missão o preparo do aluno para que este se encontre apto para enfrentar os novos desafios do século XXI e para isso apresenta uma metodologia, com o uso dos jogos de raciocínio, que irá reforçar as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, quanto a Educação Empreendedora que tem como foco superar os métodos tradicionais de educação e propor novas metodologias que levem o sujeito a ler e interpretar o mundo, tornando-se protagonista de sua história e que também esteja apto a correr riscos, de se adaptar e antecipar às mudanças, mudando a si mesma permanentemente (DOLABELA, 2003, p. 130-131)

Ao longo do artigo foram trabalhados os seguintes itens: na segunda seção foram discorridas as opiniões de vários autores a respeito das contribuições e importância dos jogos na prática educativa para a formação de um sujeito empreendedor; na terceira sessão é apresentado, de forma sucinta, o que é o Programa MenteInovadora, abordando os objetivos, metodologia e o desenvolver das aulas; a quarta seção é feito um apanhado a respeito da educação empreendedora e numa última seção são elencadas algumas considerações a respeito das características e habilidades dos professores mediadores.

  1. O JOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE UM EMPREENDEDOR.

O jogo constitui-se numa atividade primária do ser humano. É principalmente na criança que se manifesta de maneira espontânea; alivia a tensão interior e permite a educação do comportamento. Sendo assim, verifica-se que o jogo auxilia no desenvolvimento físico, mental, emocional e social do sujeito.

Como forma de referendar a importância do jogo como um dos componentes imprescindíveis da cultura humana, MURCIA (2005, p. 9) ressalta que o jogo é um fenômeno que se deve considerar no estudo do ser humano. É uma constante em todas as civilizações, esteve sempre unido á cultura dos povos e a sua história. Também serviu de vínculo entre povos sendo um facilitador da comunicação entre os seres humanos. O jogo cria condições para o aprendizado e para a socialização.

Segundo KAMII (1991), o jogo é uma atividade que implica uma interação entre os elementos que formam o grupo, de acordo com uma regra estabelecida que especifique seu objetivo e o que cada elemento (jogador) deve tentar fazer, em papéis interdependentes, opostos e cooperativos. Atitudes como solidariedade, obediência às regras, respeito mútuo, cooperação, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal, são essenciais para a vida em sociedade, assim como saber valorizar o sentimento de vitória ou derrota, aprendidos também no exercício de jogar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (263.2 Kb)   docx (323.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com