TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideb nas escolas públicas

Seminário: Ideb nas escolas públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Seminário  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Ideb nas escolas públicas

O Ideb foi criado em 2007 para avaliar a qualidade de ensino nas escolas públicas. Para que o Ideb de uma escola cresça é necessário muita dedicação de toda a comunidade escolar, família, alunos, professores, gestores e funcionários, sendo que o aluno desenvolva conhecimento, não repita de ano e frequente diariamente a sala de aula. O Índice é medido a cada dois anos e o objetivo principal é que o país , a partir de metas estaduais e municipais, obtenha a nota 6 até o ano de 2022, que é a média dos países desenvolvidos.

O Ideb demonstra que a educação brasileira está a anos luz da excêlencia, que o bom ensino não depende de soluções mágicas, mas certamente de incentivos, metas, objetivos e muita dedicação de todos.

As informações que coletei das gestoras das diferentes escolas descreve um pouca da realidade das escolas do Brasil. O resultado do Ideb da escola Luís Ledra em 2011 foi 5,6. O resultado não fazia parte da meta da escola, pois toda escola tem o objetivo de passar a média nacional que é 6, porém a escola teve um crescimento de mais de 20% em relação aos anos anteriores, demostrando assim um grande avanço educacional. A escola São João conseguiu a meta atingindo a nota 6, muita satisfeita a gestora relata. Toda escola almeja um bom ensino aprendizado para seus alunos, e atingindo a meta nacional só demonstra que a escola está no percusso certo, sendo que obteve um aumento de 11% dos anos anteriores na nota do Ideb.

A gestora do Luís Ledra relata que durante o processo de preparação dos educandos de sua escola, foi desenvolvido métodos inovadores, foi trabalhado não apenas a alfabetização, mas também o letramento das crianças, e convivências da realidade do dia a dia , no racíocinio lógico e na linguagem, e foi aplicado questões semelhantes a provas do Ideb dos anos anteriores , como meio de preparação e incentivo. A gestora da escola São João enumera vários trabalhos desenvolvidos para a preparação de seus alunos, questões relacionados a realidade dos educandos, foco na linguagem , racíocinio, metas em sala de aula, e dedicação de toda comunidade escolar em incentivos em um bom ensino.

Na escola Luís Ledra o resultado foi insatisfatório no Ideb, porém a gestora propõe novos desafios a toda comunidade escolar , os professores irão trabalhar de forma interdisciplinar, em foco na linguagem e raciocínio lógico, para que a criança saia do primeiro ciclo alfabetizada. Buscar novos caminhos onde hà dificuldades para atingir a meta e os objetivos. Na escola São João a gestora teve o objetivo na nota do Ideb, mas relata que vai incentivar a todos para melhorar ainda mais o índice e claro não baixar a nota nos próximos anos, pois educar é medir, ter metas e educar.

A gestora do Luís Ledra articula o resultado do Ideb como uma projeção de melhoria no ensino aprendizado e busca o desafio de melhorar cada vez mais o índice da escola no Ideb. Na escola São João, a gestora descreve que o resultado é o primeiro passo , a educação é o principal meio do crescimento de um país , do desenvolvimento e conhecimento.

Brandão(1986) nos diz que a educação é todo o conhecimento adquirido com a convivência em sociedade, seja ela qual for. Sendo assim , o ato educacional ocorre em diversos lugares e todos nós fazemos parte do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com