TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Social no Ponto de Vista Educacional

Por:   •  30/3/2017  •  Dissertação  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Inclusão social

O processo de inclusão, no ponto de vista educacional, deve ser capaz de atender a todos, sem fazer distinção, integrando as diferenças no contexto da escola, o que vai implicar na transformação da sua rotina, com isso é necessário o surgimento; de novas formas de organização escolar, visando uma nova forma de pensar; transformando o nosso cenário atual, dando uma chance igual a todos, a terem acesso à educação.

Para que essa transformação ocorra é necessário investimentos para desfazer as barreiras históricas de exclusão a pessoa portadora de necessidade; e também necessário investimento financeiro para adaptação do ambiente escolar e capacitação de profissionais, para que possam prestar cuidados especializados e de boa qualidade, para que todos possam receber um cuidado digno, e de acordo com a necessidade de cada um.

Muitas crianças são privadas de frequentarem a escola, só pelo fato de terem limitações físicas ou mentais, todo cidadão tem direito à educação, mas na atualidade o que falta é a dificuldade ao acesso educacional, pois os órgãos governamentais deixam a desejar quando se trata de investimento nessa área.

O Estatuto da criança e do adolescente tem como objetivo proteger os direitos dos menores de 18 anos, sem distinção de raça, cor ou classe social, o ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer; entre outros. A educação é um direito essencial, pois compõe a formação do cidadão para a vida; mas infelizmente muitas crianças não tem acesso a ela.

Toda criança e adolescente tem o direito ao lazer, brincar é indispensável para sua formação, para a criança que tem limitações, é de suma importância que os cuidadores desenvolvam brincadeiras e jogos, para estimular os sentidos psicomotor delas. As brincadeiras, além de ser um momento de distração, é um momento também onde, se desliga de tudo, e a única coisa que importa é se divertir.

Na inclusão de crianças especiais nas escolas, gera drásticas mudanças na rotina das unidades escolares, pois se não conter profissionais treinados esse atendimento se torna precário, atualmente existem uma ampla diversidades de cursos, que podem ser feitos, apesar de qualquer deficiência, todas as crianças são iguais, mas umas precisam de mais atenção e cuidado que outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com