TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão da criança portadora de necessidades especiais no Âmbito Escolar

Por:   •  22/4/2015  •  Dissertação  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

A Inclusão da criança portadora de necessidades especiais no Âmbito Escolar.

Hoje em dia é muito comum ouvir falar em inclusão, mas não é uma tarefa fácil para sua entrada e permanecia no espaço escolar regulares. Embora todos os cidadãos ter por Lei o direito à educação, porém, nem sempre esse direito é respeitado e quando é muitas vezes não oferece a qualidade necessária que o aluno com necessidades especiais realmente precisa para uma aprendizagem eficaz.  Muito importante é o relacionamento do educador com a criança deve ser constante, deve sempre atender prontamente quando a criança tentar um diálogo ou interação; quando chamá-la e ela não atender, é necessário ir até ela pegar na sua mão e conduzi-la ao que foi solicitado. Outro papel fundamental é da escola, da sociedade e da comunidade escolar para que a inclusão seja acolhedora promovendo assim adaptações para a convivência com esses alunos considerados “normais” em um mesmo espaço. Assim permitindo contribuir e trocar experiências significativas para a aprendizagem.

A Escola é o local que deve ser o exemplo para a prática da Inclusão. È necessário que a comunidade escolar conscientize fazendo um “exercício” e treinando o” olhar” para o outro levando em conta que uma deficiência, por exemplo,é apenas mais uma característica entre outras tantas que sabemos que nossos alunos têm.Nosso exercício também tem que ser no sentido de ser um exemplo de respeito a todos os alunos da sala, sabendo identificar suas capacidades e procurando encontrar formas apropriadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno dentro das suas possibilidades.

Projeto: O Mascote da Turma!

Objetivo: Levar à sala de aula um mascote para que sejam trabalhados com valores como cuidado com os outros, companheirismo e amizade, além de ter a participação da família no projeto",alfabetização com o reconhecimento do próprio nome e do nome dos colegas, e conceitos matemáticos, como quantidade e noções de tempo, também estão entre os objetivos da ação.

Objetivo Específico:

  • Trabalhar valores com toda a turma;
  •  Apresentar à turma o mascote da sala;
  • Valorizar a participação de todos;
  •  Ter o envolvimento dos pais;
  • Proporcionar aos alunos novas experiências, valorizando toda sua vivência trazida de casa;
  • Trabalhar o eixo qualitativo e quantitativo do nome próprio e dos nomes dos colegas;
  • Desenvolver a oralidade.

Justificativa:Num mundo onde está prevalecendo o ter, nós professores precisamos buscar novas maneiras de ensinar a nossos alunos as noções de respeito, amizade, cuidado;  consigo e com o próximo. Está cada vez mais difícil... mas não podemos desistir nunca!

Desenvolvimento: A idéia é usar qualquer mascote que possa criar um vínculo com as crianças. Após mostrar o mascote, deixar que todos os alunos o toquem para sentir a textura, e explicar que ele será o mascote da turma, apresentando ainda algumas regrinhas de convivência com ele e dizendo que, durante o ano, cada aluno poderá levar o bichinho para casa durante um fim de semana.

O próximo passo será fazer uma votação para escolher o nome do mascote. A partir daí, começar a trabalhar a identificação das letras iniciais e finais tanto do nome do mascote como dos nomes dos alunos. Faremos um cartaz com o nome de todas as crianças, em ordem alfabética, que indica a seqüência em que o mascote irá para a casa de cada aluno.Os eixos Natureza e Sociedade  serão trabalhados também durante as leituras de livros que tenham alguma relação com o nosso mascote, em que irei explorar o texto e introduzir, a partir dele, as idéias pretendidas, como a boa convivência, responsabilidade, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com