TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  23/8/2022  •  Artigo  •  6.452 Palavras (26 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 26

A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

CARVÁRIO, Joanita Licenciando em Pedagogia no Centro Universitário Internacional Uninter

MAKIOSZEK, Profa Jessica Cristina. Orientadora de TCC:  Professora e Orientadora de TCC do Centro Universitário Internacional Uninter.

RESUMO

 A presente pesquisa, efetiva um estudo acerca da inclusão dos estudantes com necessidades especiais no contexto escolar. Este estudo consiste em investigar como acontece esta inserção dos educandos na escola de ensino regular e se esta inserção efetivamente favorece no seu processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho se justifica, visto que temos estudantes com necessidades especiais em todos espaços escolares, e com diferentes necessidades especiais. Então, esta pesquisa justifica-se, pois oportuniza a todos a uma melhor compreensão, acerca da inclusão dos estudantes com necessidades especiais no contexto escolar e contribui aos envolvidos com o processo de ensino de todos os estudantes, a planejar de modo a efetivar a inclusão dessa diversidade presente de modo mais correto possível no espaço da escola. O objetivo que norteia esta pesquisa é   o de entender a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Para isso, foi empregado o seguinte procedimento: profunda revisão bibliográfica, de diversas fontes, para melhor obtenção das informações acerca da temática.  A pesquisa demonstrou que a inclusão dos estudantes precisa de muitos ajustes para que obtenhamos uma verdadeira e coerente inserção dos estudantes com necessidades especiais.  

Palavras-Chaves: Inclusão. Estudantes. Especiais.

  1. Introdução

             Todos os estudantes em idade escolar têm direito garantido à educação de qualidade, inclusive, a constituição brasileira garante este direito, e ele é estendido efetivamente a todos educandos, e neste contexto encontram-se também os estudantes com necessidades educativas especiais.

               Então, neste trabalho buscou-se entender o processo de inclusão dos estudantes no processo de educação no contexto escolar, assim como analisar o processo educativo, a socialização e adaptação destes alunos no ambiente da escola, visto que são inúmeras as dificuldades de verdadeiramente efetivar a inclusão de crianças especiais na escola regular de ensino.

               Assim, como objetivo principal desta pesquisa entende-se que a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino.

             Já com os objetivos específicos, oportuniza-se a compreensão da importância da inclusão dos estudantes com necessidades especiais no contexto escolar, pois a convivência entre ambos os estudantes, oportuniza a socialização e aprendizagem coletiva e contribui para o crescimento pessoal de cada um.   Ainda, objetivo que superemos desafios da inclusão de estudantes especiais, pois existe uma grande dificuldade em efetivamente concretizar a inserção de todos os estudantes especiais, devido ao seu tipo de deficiência, espaços inadequados nas escolas e despreparo de profissionais, embora todos tenham ciência de que o aluno especial tem o direito de estar no meio dos demais educandos. E esta pesquisa tem como objetivo compreender que a inserção de especiais no contexto escolar, fortalece o vínculo e o respeito entre estudantes, neste contexto é compreensível que a diversidade proporciona maior crescimento pessoal para todos os envolvidos no processo educativo.

             A abordagem desta pesquisa é qualitativa, esta forma de pesquisa oportuniza ter o contato direto e mais duradouro, do pesquisador com o ambiente e o tema que está em estudo, objetivando que os resultados obtidos possam ser posteriormente interpretados pelos leitores.  E embora este tipo de pesquisa esteja fortemente tomada pela subjetividade do pesquisador que é quem faz a interpretação do problema que está sendo pesquisado, é necessário salientar que a importância científica deste tipo de pesquisa, depende essencialmente daquilo que ele consegue ver. Assim, o fato de o pesquisador vivenciar a pesquisa dá a ele a oportunidade de explicar de modo significativo e com propriedade os fenômenos observados.

             E nesta pesquisa, ainda se fez uma observação intensa dos fenômenos, pois o tempo disponibilizado para a observação foi consideravelmente bom e o tempo de prática na escola regular, já me permite posicionar acerca do tema em estudo com clareza, propriedade e apresentar o resultado deste trabalho nesta produção textual.

             Então, O tema foi elencado principalmente pela experiência que é vivenciada por colegas professores em uma escola pública de estudantes com necessidades especiais.  Assim, a parte da prática foi considerada nesta temática.  Outras referências que servirão de embasamento teórico para esta pesquisa serão:  Plano nacional de Educação de 1996, pág. 58, que recomenda que todos os indivíduos com necessidades especiais sejam matriculados em turma regular, baseando-se no princípio de educação para todos, temos diversos entraves neste processo. Outra referência vem da Constituição Brasileira de 1988, que estabelece o direito de as pessoas com necessidades especiais receberem educação, preferencialmente, na rede regular de ensino (inciso III do art 208 da CF), como forma de assegurar o mais plenamente possível o direito de integração na sociedade. A revista @ambiente educação servirá de referência para compreender os caminhos para adaptamos um currículo para todos os estudantes, respeitando a diversidade presente na sala de aula.

               E a principal referência para esta pesquisa vem do livro de Maria Tereza Eglér Mantoan, intitulado, “Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? (Novas Arquiteturas pedagógicas)”, o qual analisa o caminho percorrido nos últimos dez anos e mostra as dificuldades para consolidar os resultados obtidos, assim como conseguir prosseguir na luta de uma educação de todos e de todas as pessoas de maneira igualitária.

               Então, nesta pesquisa realizou-se um breve histórico do caminho que as representações fizeram até hoje, e apresentar quais são as representações, discursos e entendimentos que na atualidade direcionam as pessoas com necessidades especiais, tanto para o convívio social, quanto o convívio escolar de modo que verdadeiramente estejam no meio convivendo, aprendendo e se constituindo como pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (288.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com