TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Independência Financeira: Onde está o dinheiro

Por:   •  23/1/2018  •  Resenha  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo da palestra “Independência Financeira: Onde está o dinheiro? O gato comeu?

Economia: É a administração do lar, ou seja “ a arte e a ciência de colocar ordem na casa”

Finanças: É  um” apêndice” da economia que acaba ganhando vida própria  abordando as relações pecuniárias, medidas por valores e moedas simbólicas.É  uma forma de organizar ou desorganizar determinados símbolos de conteúdos que temos.

A diferença entre economia e finanças  é importante, pois boa parte das pessoas  acha que o pouco conhecimento de práticas financeiras conduz á pobreza ou escassez de recursos ( ou o contrário).

A desorganização financeira revela também uma grande desorganização pessoal.

Para alcançar a riqueza ou algum grau de segurança financeira, as pessoas precisam usar seus recursos de forma eficiente, sendo  o dinheiro apenas um dos recursos. Outros recursos são nosso tempo, nosso conhecimento e o nosso círculo social que são nossos aliados. É preciso lembrar sempre que o dinheiro é apenas uma forma portadora de você satisfazer  determinados desejos.

Educação Financeira

A educação financeira está mais ligada a educação econômica e é umas das etapas para guardarmos dinheiro por mais que ganhemos pouco.

As empresas e websites , apenas vendem subprodutos para serem consumidos, é aí que começamos a nos organizar com a gestão de tempo, saúde, qualidade de vida e aprendizado de novas habilidades. Por motivos factuais é uma área recente e grande parte dos brasileiros, seja pelos motivos políticos ( inflação,pacotes,ações governamentais), como históricos( urbanização do país, acesso precário - educação, etc).

A ligação desse tema com o dinheiro e com a situação geral de vida da pessoa ( da qual o saldo financeiro  é um dos indicadores mais relevantes), é forte demais para ser ignorada.

A pessoa organizada  financeiramente , acaba se tornando uma pessoa produtiva, assim como aquela que busca melhorar sua produtividade. É hora de dar um passo além e abandonar as “ finanças pessoais” ( com foco  no dinheiro e no crédito) e partir para uma economia pessoal.

Em suma, no exercício de comprar, muitos produtos pequenos que compramos, tem uma certa obsulência programada.

Quase nunca percebemos que o tempo é curto demais e a possibilidade de usufruí-lo também

situações cotidianas que indicam desorganização ou dificuldade diária, como transportes e deslocamento, burocracias e lentidão, atrapalham a possibilidade de se ter acesso ás informações,, como tentar ser empreendedor ou gestor das atividades cotidianas, que afetam a economia e finanças pessoais.

Tudo isso é armadilha para consumirmos. É preciso levantar uma lista básica com coisas que gastamos para fazer, coisas gastamos e nos atrapalha e coisas que não gostaríamos de fazer mais. Este é o começo para organizar nosso tempo.

De uma forma geral, vamos perceber  que essa economia é negativa, mais por outro lado, com a morte dos bens duráveis, tem uma geração de uma nova economia interessante, que chamamos  de economia colaborativa. Em alguns países ela é muito comum, inclusive muitas pessoas ganham dinheiro com isso.

A economia colaborativa é uma maneira de ter um objeto ou serviço e compartilhar com outras pessoas. Do  aluguel de objetos, uso coletivo de bens ou espaços,até a troca de produtos, há uma tentativa não possessiva  de redução de custos, ou também a ampliação do acesso de consumo.

Exemplos

Uber:  Maior empresa de táxis do mundo e não possui nenhum veículo em sua frota;

Facebook: Maior empresa de mídia do mundo e não produz nenhum conteúdo

Marido de aluguel: Antes  precisávamos  ir até uma empresa, contratar uma pessoa para fazer manutenção e hoje por conseqüência, temos uma pessoa específica que nos atende nas pequenas demandas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com