TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdisciplinaridade

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        3

2 - DESENVOLVIMENTO                                                                                            4

3 - CONCLUSÃO                                                                                                                   11

4 - REFERÊNCIAS                                                                                                     12                                                                                                             

INTRODUÇÃO

O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e aprendizagem, é essencial para o desenvolvimento de uma educação além dos padrões tradicionais, ou seja uma educação de maior qualidade, pois assim o docente poderá desenvolver alunos autônomos, solidários e competentes para as conquistas em seu futuro e, com o uso de tecnologias o progresso estudantil é ainda maior, para que assim sejam formados estudantes que irão aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser; tendo, portanto, os quatro pilares da educação como estrutura desenvolvedora do discente de forma cognitiva, física e até emocional, por meio de metodologias ativas pois, através de projetos, pode-se expandir um pensamento criativo e crítico e aumentar a noção de que há várias formas de se efetuar o que foi indicado. Além do mais, do mesmo modo, são conjecturados oportunidades de ponderação e feedback para criar instantes de prestabilidade e progressão de aptidões e capacidades.

Diante de tamanha importância em relação a realização de uma Aprendizagem Baseada em Projetos(ABP), segundo a fala da consultora em educação Denise Rives: “Não podemos mais preparar alunos para o mundo globalizado com métodos de ensino tradicionais” e, “A educação baseada em projetos é o futuro da educação”, será abordado o tema “Quem é a minha família?”, e esta ABP terá 5 objetivos:

  1. Conhecer melhor os estudantes e suas famílias e, aprender a não ter preconceito ou discriminação;
  2. Ensinar os discentes a tirar e preparar fotos, áudios e/ou imagens(pais e discentes) usando um mural virtual(padlet), desenvolvendo habilidades tecnológicas;
  3. Socialização dos conteúdos produzidos para um desenvolvimento socioemocional mais apurado.
  4. Desenvolver espírito de cooperação;
  5. Mobilizar engajamento em torno do processo.

É de extrema importância a realização deste ABP, devido a importância de se estreitar os laços afetivos entre pais, filhos e professor e então, ter mais afetividade entre os envolvidos, devido a fato de exercer a pedagogia da presença, com o fito de alcançar aprendizagens muito além do que há nos componentes curriculares obrigatórios e na aprendizagem com métodos tradicionais, no ensino infantil.

DESENVOLVIMENTO

O Desenvolvimento desta Aprendizagem Baseada em Projetos é a parte fundamental, pois a ABP é considerada uma das práticas de ensino mais eficazes do século 21, segundo especialistas, que dão fundamentação teórica para tal; segundo William N. Bender, que construiu essa proposta de Aprendizagem, em seu livro, defendeu que essa metodologia estimula a criatividade, ao trabalho em equipe, que é um fator primordial para o processo. Ele explica: “A ABP permite que os alunos debatam questões relevantes e resolvam problemas de forma cooperativa”(Livro: Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI).

É importante mencionar que Bender também diz que em uma ABP a autonomia é o que atrai os discentes, pois eles têm liberdade para criarem, planejarem e desenvolverem-se, sempre com a tutoria imprescindível de um docente, que deve exercer a pedagogia da presença sempre, para que os estudantes alcancem a excelência acadêmica e se tornarem discentes dedicados e independentes. Assim podemos concluir que a ABP é uma escola de lideranças, que torna os alunos em profissionais mais capazes de encontrar os problemas e propor a resolução dos mesmos. Também segundo Bender, por estarmos no século dos empreendedores, ter uma unidade escolar protagonista, faz com que se descubra os talentos e os lapide para sua vida profissional.

Para que os objetivos educacionais dessa atividade sejam atingidos, abaixo está elaborada uma proposta de projeto para a aprendizagem baseada em projetos, a ser desenvolvida para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que contemplará o uso de tecnologias, de acordo com as etapas seguintes:

1. Título do projeto:

Quem é a minha Família.

2. Duração do projeto:

10 aulas(2 meses - dependerá do envolvimento da turma, dos pais e de seu engajamento).

3. Público-alvo:

5°ano do Ensino Fundamental(Anos Iniciais).

4. Definição do tema:

O que é a família, quem são os membros dela, o que fazem, o que aprendemos nela e, qual é a sua importância?

5. Justificativa da escolha do tema:

Devido ao fato que em nosso dias há muitas variações de famílias em nossa sociedade, esta atividade trará o privilégio dos estudantes compartilharem como é a sua família, quem são os membros, o que fazem em suas profissões, dentro do lar ou quando saem juntos, quais são suas atividades favoritas e sua história(Genealogia). Assim os estudantes poderão aprender muitas coisa, mas em especial sobre as variações das famílias de hoje e aprenderem a lidar com a diveridade e sem preconceito ou discriminação.

6. Definição dos objetivos do projeto:

Esta ABP terá 5 objetivos principais:

1)Conhecer melhor os estudantes e suas famílias e, aprender a não ter preconceito ou discriminação;

2)Ensinar os discentes a tirar e preparar fotos, áudios e/ou imagens(pais e discentes) usando um mural virtual(padlet), desenvolvendo habilidades tecnológicas;

3)Socialização dos conteúdos produzidos para um desenvolvimento socioemocional mais apurado.

4)Desenvolver espírito de cooperação;

5)Mobilizar engajamento em torno do processo.

7. Levantamento das hipóteses:

No século atual, encontramos variações de tipos de famílias(diversidade) em um universo conhecido com LGBTQIA+, e devido a muito preconceito e discriminação, que essas família sofrem, quais problemas essas famílias que não são conforme o padrão conservador e tradicional enfrentam? Por que ainda sofrem tanto preconceito e driscriminação? O que pode ser feito em relação a isso? Quais as diferenças entre as famílias tradicionais e as famílias LGBTQIA +?

É possível que projetos educacionais promovam a diversidade e diminuam o preconceito e as famílias tradicionais vejam as famílias LGBTQIA+ como famílias normais?

   Alguns dizem que esse tipo de família deixa as crianças crescerem sem referência e portanto com problemas psicológicos e de natureza pessoal. Outros dizem que isso não influencia na educação de nenhuma criança e nem mesmo psicologicamente, e que ela pode ter uma vida normal, basta que seja amada.

8. Definição das fontes de pesquisas e breve fundamentação teórica:

Os materiais abordados serão os seguintes: NOVAS MODALIDADES DE FAMÍLIA NA PÓSMODERNIDADE: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2131/tde-31012011-154418/publico/TESE_COMPLETA_PDF_ADRIANA.pdf 

DIREITOS FUNDAMENTAIS DA POPULAÇÃO LGBT E O SEU RECONHECIMENTO JUDICIAL:

https://direito.mppr.mp.br/arquivos/File/direitoslgbt_1.pdf 

Curso Online Direito Familiar - Atuando na Área do Direito de Família e das Sucessões - Guia Prático para Advogados(as) iniciantes: https://direitofamiliar.com.br/voce-sabia-que-existem-varios-tipos-de-familia/ 

Família homoparental: enfrentando a vitalidade do patriarcado: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/download/1984723820432019256/pdf/52007 

Conceito e modelos de família na história - Mundo Educação.

https://mundoeducacao.uol.com.br/psicologia/familia.htm 

Os alunos poderão entrevistar suas famílias para saberem o que eles têm a dizer sobre este tema.

9. Estabelecimento do plano de execução para resolução do problema definido:

Nesta fase do projeto, você deve indicar como os alunos podem criar um plano para resolução do  problema definido pelo seu projeto, bem como deve ser sua execução.

Neste item é importante que você defina como fará o monitoramento, ou seja, o acompanhamento e o registro das atividades desenvolvidas pelos alunos.

O professor irá lecionar duas aulas sobre Tecnologias De Informação e Comunicação (TDIC) e sua essencialidade.

Após, os estudantes irão tirar fotos de suas famílias(ou farão desenhos) irão criar vídeos apresentando cada membro de sua família, farão entrevistas para perguntar sobre as coisas que eles gostam de fazer juntos( seja por escrito, através de áudio ou vídeo), qual é a profissão de cada um, para onde eles gostam de sair, para onde eles curtem viajar, de qual povo eles são descendentes, poderão criar uma árvore genealógica digital(ou desenhos), por fim irão entrevistar os membros da família para saber o que eles têm a dizer sobre a família pós-moderna. Todos os materiais serão feitos em casa e em sala de aula( desenhos dos membros da família, desenhos de suas profissões - físicos ou por meio digital) e entregues ao professor ou postados no Padlet que será criado para que todas as atividades sejam postadas.

Os pais, os alunos e o professor poderão postar as atividades, porém será tudo mediado pelo professor através de configuração que só irá aceitar os trabalhos respeitosos e dentro da proposto (que dependerá sempre de averiguação e permissão do professor para postagem).

        10. Divulgação dos resultados:

Nesta etapa, você deve definir como os alunos irão apresentar os resultados obtidos com a execução do plano proposto pelo projeto, como eles irão identificar se os objetivos foram ou não atingidos e se foram necessárias modificações no plano ao longo da execução do projeto.

Depois de tudo concluído, o Mural será apresentado aos estudantes, que farão uma roda de diálogo para apresentar sobre os materiais que cada um produziu e, irão conversar sobre o que aprenderam com este ABP.

Por fim, em uma reunião, para os pais, em uma roda de conversa com os mesmos, iremos dialogar sobre todo o processo e como cada estudante se comportou e o que cada um pôde aprender com essa ABP.

Segue abaixo o link de qual plataforma digital poderá ser utilizada: https://pt-br.padlet.com/ 

Esse planejamento assim feito, fará com que os objetivos sejam atingidos.

 11. Avaliação do aprendizado:

A avaliação será com base na qualidade de cada material produzido por cada estudante e sua família, engajamento e com a roda de conversa, onde compartilharão suas aprendizagens e por fim, farão uma produção textual sobre as mesmas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com