TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E O USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO

A LEITURA E O USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FABÍOLA ANDREA MARINHO

BELO HORIZONTE

        2020        

FABÍOLA ANDREA MARINHO

INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO

A LEITURA E O USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao INE como pré-requisito para obtenção do título de especialista em Alfabetização e Letramento.

Orientador:

BELO HORIZONTE

2020

MARINHO. Fabíola Andrea.  A leitura e o uso da literatura na alfabetização e letramento. Belo Horizonte: INE, 2020. Especialização em Alfabetização e Letramento.

RESUMO

Este presente artigo científico tem como intuito refletir e proporcionar um diálogo sobre a importância da leitura e o uso da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. Considerando algumas colaborações de teóricos com propriedade e pesquisa no assunto. A proposta é favorecer a discussão teórica, a fim de construir possibilidades na prática docente e pedagógica, em relação ao estimulo da leitura e o uso da literatura infantil, para as crianças estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental na etapa de alfabetização e letramento. Contudo, este trabalho apresenta como metodologia, uma pesquisa bibliográfica, e qualitativa. Conclui-se, que a realização deste estudo se torna significativo, considerando o processo de leitura relevante para o desenvolvimento educacional, base para adquirir e ampliar outras competências e habilidades mentais, favorecendo na aprendizagem da criança como todo.

Palavras chave: Alfabetização e Letramento. Leitura. Literatura Infantil.  

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................05

1. CONCEITOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ..................06

2. ASPECTOS DA LEITURA E DA LITERATURA INFANTIL...........................................................................................................08

3. O PAPEL DA ESCOLA NO INCENTIVO Á LEITURA .................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................16

INTRODUÇÃO

            Ao se tratar de leitura na atualidade do país Brasil, deparamos com um assunto de extrema importância considerando a precariedade da alfabetização. Muitas pessoas estão escolarizadas, mas, são consideradas analfabetas funcionais, ou seja, decodificam as letras e palavras, perpassaram pelo processo alfabético mais não compreendem o que leem. Contudo, é relevante que as instituições escolares tenham profissionais que compreendem o que é a alfabetização e letramento, como se dá este processo e  como podem trabalhar pedagogicamente, para desenvolver o processo de alfabetização e letramento de forma eficiente, e com qualidade. A ponto de reduzir este índice de analfabetismo funcional.

            E mais, este estudo contribui para que os profissionais de educação e demais interessados se dediquem e se aperfeiçoem no hábito de leitura, o que irá contribuir para uma população mais consciente, crítica, com mais conhecimento, promovendo uma sociedade mais desenvolvida em todos os aspectos, em suas relações humanas, no progresso econômico social, e nos elementos culturais e intelectuais para uma sociedade evoluída. Portanto, estimular a leitura e se tratar da leitura na alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental são de extrema relevância social.  

            É possível atingir uma qualidade da educação nas escolas com aos estudantes em fase de alfabetização e letramento. Possibilitando a formação continuada, divulgando pesquisas científicas relacionadas á educação nesta etapa, assim como disponibilizar artigos como o presente. Que mostram à dimensão e outras perspectivas que podem ser aliadas a prática docente ou pessoal dependendo do leitor e seu interesse ao assunto. Este trabalho pretende contribuir com a transformação social.          

           O trabalho é constituído de ideais, teorias, e discussões de outros autores e teóricos, com base no aperfeiçoamento da temática leitura e literatura infantil na alfabetização e letramento, em que proporcione ao leitor, independente da área de estudo e trabalho, o conhecimento a ser utilizado para melhorar a prática profissional ou pessoal.

           Esse artigo acadêmico se dividirá em três capítulos, sendo o primeiro denominado: conceitos da alfabetização e letramento em que definirá a concepção do que é, alfabetização e letramento, reafirmando sua importância para a sociedade, e os indivíduos que nela habitam. O segundo capítulo chamado: aspectos da leitura e literatura infantil, conta com argumentos e reflexões de autores renomados que discutem e pesquisam sobre a relevância da leitura para o processo de aprendizagem das crianças, assim como, alguns elementos da literatura infantil necessários para realimentar a prática docente. E no terceiro capítulo demonstra-se sobre o papel da escola no incentivo á leitura, nos anos iniciais do ensino fundamental.  

 

  1. Conceitos da Alfabetização e Letramento

                 Ao propor um diálogo sobre a alfabetização e letramento é necessário conhecer e compreender como surgiu a alfabetização e o letramento, qual a necessidade do processo de leitura e escrita. Estudando a origem é possível compreender a relevância e necessidade desta comunicação. Em relação ao surgimento da escrita, e partir dela a necessidade de leitura, Cagliari (1998, p. 14) confirma que:

De acordo com os fatos comprovados historicamente, a escrita surgiu do sistema de contagem feito com marcas em cajados ou ossos, e usados provavelmente para contar o gado, numa época em que o homem já possuía rebanhos e domesticava os animais. Esses registros passaram a ser usados nas trocas e vendas, representando a quantidade de animais ou de produtos negociados. Para isso, além dos números, era preciso inventar os símbolos para os produtos e para os proprietários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com