TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.821 Palavras (32 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 32

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO

Autora Joice Maria Loos

Prof. Orientador Suzana Hofmann

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatua em Pedagogia ( PED 1264)  – Estágio I

07/10/2017

RESUMO

Neste primeiro estágio da Educação Infantil, foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica, tendo também no resultado obtido por meio da observação e da regência em sala de aula do Centro de Educação Infantil. Com este trabalho tenho como objetivo de mostrar a “Ludicidade na Educação”, tendo em vista mostrar a forma como a criança pode aprender de uma maneira significativa por meio de atividades faz de conta, imaginação, jogos, brincadeiras e entre outras formas que ela possa fazer. Assim o professor que esta com a criança no dia a dia poderá ajudar ela de uma forma muito significativo em seus conflitos pessoais e vendo as questões que talvez ela possa estar passando em casa, em suas emoções e entre outros. É com atividades diferenciadas e as que eles gostam de realizar que conseguiremos ver suas dificuldades e seus progressos.  Isto tem uma grande importância no desenvolvimento e aprendizagem de uma criança, pois ao realizar atividades lúdicas podemos estar proporcionando algo que elas possam levar para a sua vida inteira, mostrando e conversando por meio das brincadeiras, haverá um grande resultado final.

Palavras-chave: Ludicidade. Desenvolvimento Infantil. Ensino-Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

        Hoje percebemos como é fundamental a presença do lúdico na educação. Pois ela proporciona grandes avanços na aprendizagem das crianças. Sendo que é uma forma diferente de ensinar as crianças, trazendo uma alegria, prazer, amor, satisfação, iamginação, criatividade e outras formas. Podemos perceber que a brincadeira para as crianças é fundamental, pois além de estarem se divertindo com a brincadeira, jogos, sempre estarão aprendendo de uma forma significativa, que elas podem levar para a sua vida toda. É com isto que a  minha escolha pelo tema é a “Ludicidade na Educação” com a área de concetração na metodologia de ensino.

        Desta forma, ressaltando propostas lúdicas, vamos trabalhar com as crianças da Educação Infantil as brincadeiras, jogos, faz de conta, imitação, criação, imaginação e a linguagem, buscando estabelecer a relação entre a ludicidade com o processo de interação social, as contribuições das brincadeiras para o processo de aprendizagem infantil e para o desenvolvimento emocional da criança.

        A observação e a regência foi realizado na instituição Centro de Educação Infantil Florinda Zemke dos Santos, situada na Rua Arthur Vaselow – 10, no bairro de Dalbérgia, no município de Ibirama em Santa Catarina. A sua instalação foi em 29 de fevereiro de 2000 ao passar dos anos viram que a instituição tinha muitos alunos, com isso fizeram uma nova que foi inaugurada em 04 de fevereiro de 2012. Hoje atuando na direção da instituição está Claudia Regina Lunelli Rodrigues e a juntamente com a secretária Silvana Gonçalves Franz.

        Atualmente o Centro de Educação Infantil Florinda Zemke dos Santos atendem em media de  180 crianças, com a faixa etária de 04 meses ate aos 6 anos de idade. Na instituição tem total de nove salas que esta estão divididas aproximadamente duas salas por modalidade. Os horários de funcionamentos da instituição está divida em varias formas: Período Matutino das 07:30min ás 11:30min; Período Vespertino das 13:00min ás 17:00min; Período Integral das 07:30min as 17:00min; Plantão da Madrugada das 04:00min ás 07:30, este plantão da madrugada tem como o funcionamento os pais que trabalham muito cedo mais as crianças podem  ficar no período integral do CEI  mais ate a hora que os pais saiam do seu serviço aproximadamente até as 15:30min. A instituição tem habitualmente 39 funcionários que trabalham diariamente. A instiuição favorece o deslocamento coma as crianças com muita segurança e conforto, estando adequada para as crinaças com necessidades especias, pois na instituição tem crianças com necessidaes.

        O Projeto Plítico-Pedagógico do Centro de Educação Infantil Florinda Zemke dos Santos, tem como objetivo pincipal  a interação entre cuidar, educar e brincar, sendo que desta forma acaba contribuindo no âmbito do seu desenvolvimento integral no aspecto social, físico, afetivo, cognitivo e motor da criança, o professor sendo sempre o mediador do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assim tendo em mente que a criança precisa viver intensamente a sua infância  de forma plena e e não o amadurecimento precocemente, assim vivenciando perpectivas futuras, tornando-se um sujeito ativo na sua própria história. Também outro objetivo que não poderiamos de esquecer de destacar que é a forma de planejamento para que possa auxiliar no trabalho e bem como servir de refência para a toda organização desenvolvida nesta instituição. Os documentos que sustentam o Projeto Político-Pedagógico é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e também o documente referente a Proposta Curricular da Educação Básica dos Municípios da Região do Alto Vale.

        No entanto a observação e a regência foi na turma do Maternal B, do período matutino, contendo 17 crianças, entre a faixa etária de 2 a 3 anos de idade. A professora Iracema Blanck müller, que atua na turma do Maternal B.

        

        Dessa forma, o presente trabalho de pesquisa contém no tópico dois a fundamentação teórica embasada nos autores Rau, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Vygotsky, entre outros, alinhado as metodologias de ensino e os objetivos do trabalho. A vivência do estágio estará relatada no tópico três, buscando demonstrar através da reflexão da prática mencionada o alcance do campo teórico. Para finalizar, no tópico quatro apresenta-se a impressão do estágio, contendo análise da contribuição desse processo para formação docente.

 

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

É de grande conhecimento que as crianças precisam brincar de uma forma livre e espontâneo, pois sabemos que isto amplia grandes laços de interações sociais. Com isso, optei a escolha da área de concentração na Metodologia de Ensino, visto que a ludicidade além de ser um prazer para a criança, ele expõem ao professor grandes iniciativas de aprendizagem de forma educativa, que acaba tendo uma grande interação entre o professor e a criança. Que o profissional da educação possa resgatar brincadeiras antigas, culturas, costumes, também vários resgates das próprias crianças. Sabemos que nossas crianças trazem uma grande bagagem de conhecimentos, desta forma, vê se que o professor deve instigar as crianças a pesquisar, criar, criticar e entre outras formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (398.1 Kb)   docx (162.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com