TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei de Cotas

Por:   •  27/11/2019  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Lei de Cotas

Lei de cotas corresponde a lei n° 12.711/2012, é uma lei muito comentada e discutida em vários âmbitos da sociedade, mas há um equívoco gerado em torno desse assunto, pois a falta de informação sobre ele faz com que muitas pessoas sejam contra algo que deveria ser esclarecido e visto como um grande avanço na educação.

O erro de muitos é achar que cotas são somente para negros ingressarem nas universidades, o que é relacionado facilmente a preconceito, pois muitos acham que é uma forma de dizer que os negros são incapazes de conseguirem ingressar sem “ajuda”. Primeiro passo é de fato entender o que diz a lei de cotas, não é uma questão de incapacidade daqueles que utilizam desse meio para ter acesso ao ensino superior e sim uma questão de equidade.

Essa lei garante que 50% das vagas em universidades federais são para alunos que tiveram seus estudos concluídos, sendo que em todos os anos tenham sido realizados somente em redes públicas ou para aqueles que concluíram o pelo Enem ou encceja, os outros 50% das vagas continuam normalmente para os outros estudantes que queiram fazer parte das universidades.

Não, não é exclusivo para negros, mas para negros, pardos, indígenas de acordo com o censo demográfico de cada estado, sendo que metade dessas vagas são para alunos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade para renda superior a um salário mínimo e meio.

A intenção é que cada vez mais as pessoas entendam que não é algo injusto ou que as pessoas utilizem isso de forma maliciosa, mas é para tentar ajustar anos de história onde as oportunidades eram fechadas para um determinado grupo. As universidades têm que garantir que pessoas que talvez se sentissem inseguras, mas que sabem que agora os degraus estão colocados de acordo com a necessidade de cada um.

Independente das pessoas acharem correta ou não, é uma lei onde traz por meio de vestibular que cada vez mais pessoas consigam ter acesso ao ensino superior e utilizando de algo até mais motivador tanto para quem estuda quanto para as instituições de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (23.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com