TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura E Produção Textual Em Língua Portuguesa

Por:   •  29/3/2023  •  Resenha  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU/UFAL

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: SILVANA PAULINA DE SOUZA

ALUNA: VITÓRIA CAROLLYNE BRITO SILVESTRE DOS SANTOS

Como a exclusão no âmbito escolar afeta na vida de crianças com deficiência visual

    O filme “Vermelho como o céu” retrata a história de uma criança que por consequência de um acidente se torna deficiente visual. O filme se passa na década de 70, onde crianças que possuíssem algum tipo de deficiência, não podiam frequentar a escola regular. Sendo assim, o protagonista teve que ir para um internato voltado para essas crianças que são excluídas do ambiente escolar. Trazendo para o nosso cenário atual, podemos observar que ainda existe uma exclusão muito grande na educação em relação a crianças com deficiência visual, onde muitos ainda acreditam na ideia de que eles precisam estudar em escolas especializadas, inclusive os próprios professores e pais desses alunos estão presos nessa ideia. Os professores não se sentem capacitados e isso se dá pela falta de formação que não é oferecida para esses profissionais e pela falta de interesse dos mesmos e os pais por possuir uma superproteção, por acreditarem que na escola regular eles não terão a atenção e o cuidado merecido, além de que eles ainda podem sofrer discriminação por parte dos outros alunos. 

  No âmbito escolar, podemos ver que muitos professores tem receio em ensinar a crianças que tenham deficiência, como foi falado acima, onde os mesmos dizem “já é difícil ensinar os normais, agora colocam-me um deficiente na sala. Nunca tive formação para isso”, com isso, observamos que os próprios profissionais tem um preconceito em dar aula a crianças especiais, afetando diretamente no desenvolvimento desses alunos que precisam de uma maior atenção, acontecendo o que nós chamamos de exclusão. Muitas escolas colocam crianças com deficiência em suas propagandas apenas por status, para dizerem que estão sendo inclusivas, mas a realidade é completamente diferente, ainda há muitas dificuldades com relação a isso. Atualmente existem leis para garantir o acesso à educação para todos e isso precisa ser cumprido. 

    De acordo com a declaração de Salamanca “As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem dotadas (…)”. No filme isso não foi aplicado. Podemos perceber que essa declaração iguala os direitos de todos os indivíduos com relação a uma educação de qualidade, sem nenhuma restrição. Ela fala também que a especialização dos profissionais da educação precisam ser repensados, pois eles precisam estar preparados e interessados pelo o que o aluno quer aprender, para que os mesmos possam se desenvolver. A escola deve se adequar as necessidades do aluno e não ao contrário, portanto, esses âmbitos devem se equipar para receber pessoas com deficiências e fazer com que elas possam estudar com dignidade e serem reconhecidas como cidadãos, sem nenhum tipo de exclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com