TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade na Educação

Por:   •  1/10/2018  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

A Ludicidade na Educação.

Neste artigo são discutidos os principais fundamentos da ludicidade na educação e a propõe como recurso pedagógico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa proposição é feita com base no aporte teórico de Vygotsky (1984) e Piaget (1976, no que diz respeito a construção do conhecimento e importância do jogo nessa construção. Sobre a importância do lúdico no processo de ensino aprendizado e na formação do educador. Uma das consequências do estudo da ludicidade é a desmistificação de que a brincadeira é apenas um passatempo, portanto desprovido de possibilidade de aprendizagem, ao contrário disso, o jogo ou a brincadeira, além de proporcionar alegria a alunos, é capaz de desenvolver diversas habilidades e construir conhecimentos importantes para o processo de ensino-aprendizado.

A diferenciação entre jogo e brincadeira fica mais clara, quando diz que no jogo existem as regras desde o início e a brincadeira se inicia a partir da imaginação e a regra é construída no decorrer da brincadeira, de acordo com a necessidade.

A partir desse momento no capítulo, vem as contribuições com relação a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem e construção do conhecimento. Aponta que o jogo contribui para o processo de assimilação e acomodação na construção do conhecimento e é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois ao representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato. Propondo sucessivos sistemas de jogos de exercício, simbólico, de regras e de construção. Traz também orientações sobre montagem e organização da brinquedoteca, respaldadas nas ideias de Cunha (2007) e Costa (2002).

Para Vygotsky (1984) a brincadeira e o jogo atuam diretamente na zona de desenvolvimento proximal, possibilitando avanços na construção do conhecimento da criança quando utilizados com fins educativos e também quando acontecem de maneira espontânea.

O texto também ressalta a importância sobre os objetivos que deve ter uma brinquedoteca: valorizar os brinquedos e as atividades lúdicas e criativas, possibilitar o acesso a variedade de brinquedos, emprestar brinquedos, dar orientações sobre adequação e utilização de brinquedos, dar condições para que as crianças brinquem espontaneamente, criar um espaço de convivência que propicie interações espontâneas e desprovidas de preconceitos, entre outros. E para finalizar, a importância não somente da formação inicial, mas sim da tamanha importância da formação continuada dos professores, procurando se qualificar cada vez mais, assim melhorando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com