TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tarefa: Portfólio 4° semana

Nome: PATRÍCIA FERNANDA PEREIRA SQUILARO

RA: 1135792

Turma: DGEF1302SPOJ

Parecer do Tutor:

Atividade no Portfólio.

Descrição da atividade

 Com base nas leituras das Unidades 1 e 2, responda as questões a seguir.

  1. Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:

• Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

• Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

 • Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

 • Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

 • Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

De acordo com cada função da audição citadas anteriormente, dê dois exemplos de ações cotidianas que as justifiquem.

2) A inclusão escolar é um movimento que faz parte de um outro maior, denominado inclusão social, que tem sua origem nos questionamentos acerca das práticas discriminatórias e excludentes. Com base nos princípios da educação inclusiva, hoje se preconiza o atendimento aos alunos surdos nos contextos comuns de ensino. Uma das condições essenciais para que o aluno usufrua da escola plenamente é ele encontrar nesse ambiente a sua língua, a de sinais, como língua de instrução e de interação com seus pares, com os colegas ouvintes e com os professores (PEDROSO, 2013, p. 35-36). Na prática são insuficientes as ações de comunicação com o surdo, sem a utilização da sua 1ª língua (Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS) e muitas tentativas foram feitas para a inclusão do surdo no contexto regular de ensino, como a inserção das abordagens educacionais no decorrer da história de educação dos surdos. Diante dos apontamentos acima, destaque os objetivos de cada abordagem educacional l (oralismo, comunicação total e bilinguismo) e justifique em cada uma seus sucessos e fracassos, no decorrer da história.

Respostas:

01)Localização e identificação, Saber identificar se esta na praia, se esta em ambiente publico.

Alerta: Buzina de um carro, o sinal do elevador. O perigo de andar na rua!

 Socialização: uma roda de amigos na escola, no parque.

Intelectual a leitura labial durante uma conversa, assistindo televisão.

Na escola, na cidade em casa para tudo se precisa da comunicação, para pedir uma informação, para comprar algo em mercado e farmácia. Para interagir com os amigos e família.

02) Segundo Pedroso e Rocha (2013 p.16,37) O oralismo da prioridade a aquisição e o desenvolvimento da fala visando à integração da pessoa na sociedade ouvinte. Seu objetivo e fazer com que a criança surda se interaja com as pessoas ouvintes, e reabilitar a criança surda para a normalidade, ou seja disfarçando a surdes, enfatizando a fala. Um dos fracassos dessa época era que em 2001 a taxa de analfabetos era muito alta, os surdos eram proibidos de usar  sinais, e se negavam na sociedade. Teve resultados acadêmicos precários no desenvolvimento da oralidade.  Segundo Pedroso e Rocha (2013 p.39) teve um grande ponto a favor representando a ideal da área médica tanto como na área das políticas educacionais, resultando na sua hegemonia durante praticamente todo o século 20.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (320.4 Kb)   docx (258.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com