TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua Brasileira de Sinais

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 LIBRAS

Questão 1:

*-Surdez pré lingual é a que ocorre antes da aquisição da linguagem, sendo caracterizada pela total ausência de memória auditiva. Ex.: É o caso da Sandrine, que já nasceu surda, mas frequentou escola para ouvintes, fez acompanhamento com fonoaudiólogo, passou a usar aparelho auditivo, tentando desenvolver a fala, sem memória auditiva. Tardiamente, aprendeu a língua de sinais.

*-Surdez pós lingual é aquela adquirida quando o sujeito já fala e lê.

 

Questão 2:

Os oralistas exigiam que os surdos superassem a -surdez, que falassem, e que até mesmo, se comportassem como ouvintes. Eles impunham a oralização para que os sujeitos fossem aceitos na sociedade, mas o que se obtinha era a exclusão.

 

Questão 3:

As principais críticas são dos EUA. Um dos métodos criticados, foi o de ensinar palavras para crianças surdas de 1 ano. Outra crítica, foi em referência ao ensino das palavras através da leitura labial, para essas crianças.

 

Questão 4:

Dentre as abordagens na educação de surdos, temos o Oralismo, que tem com como objetivo o ensino da fala, e a compreensão da linguagem oral, a adequação dos sujeitos surdos a partir do sujeito ouvinte e a própria oralização. O surdo era visto como um deficiente auditivo, tendo o sujeito ouvinte como modelo. O processo educacional visava a deficiência, apenas, e não o sujeito como um todo. Nesse método, a única língua aceita, era a oral, quem não a tivesse era menosprezado. O ensino aprendizagem era muito rígido, pois só se preocupava com a deficiência, ignorando o desenvolvimento global, sendo proibido a língua de sinais, eram utilizados aparelhos para ampliar o som, e o currículo, era voltado apenas para aquisição da fala. Por esse motivo, que os sujeitos não tinham uma boa formação nas disciplinas gerais, pois o maior objetivo do currículo era desenvolver a fala do sujeito, e não sua formação como cidadão.

Quanto a Filosofia da Comunicação Total, tinha como objetivo, fornecer a criança, a possibilidade de desenvolver a comunicação real com seus familiares, professores e coetâneos, para que possa construir seu mundo interno. A linguagem pode ser gestual ou oral, tendo então, o recebimento da língua de sinais. A educação é focada no pluralismo, onde respeita-se as diferenças e há superação das barreiras de comunicação. O processo de ensino aprendizagem, adotou a língua de sinais como recurso comunicativo, mas havia a simultaneidade das línguas oral e de sinais, para os sujeitos considerados"diferentes"/surdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (23.3 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com