TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  9/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO-MTA

A UNIVERSIDADE NOS PARADIGMAS DA MODERNIDADE E DA PÓS-MODERNIDADE

LOMBARDI, José Claudinei (org.) – Temas de Pesquisa em Educação. São Paulo: UnC – Autores Associados.

A dualidade dos tempos atuais

Uma análise sobre os tempos atuais nos revela que a ciência e a tecnologia caminham em termos de dualidade de situação: ao lado do conforto e bem estar produzidos pela ciência e tecnologia, encontrou abismos sociais assustadores em que conhecimento e poder estão de um lado e ignorância e fraqueza de outro coabitando lado a lado.

Conforme SANTOS(1985), uma reflexão mais profunda sobre os alcances do conhecimento científico e do uso ético de suas potencialidades nos faz verificar que estes não libertaram o homem das injustiças sociais, da ignorância e do analfabetismo.

Podemos dizer que a situação à qual conduziu os progressos das ciências, construídos nos paradigmas da modernidade, é muito instável e se modifica com a menor mudança de olhar.

Como educadores nos vemos na posição de utopistas.

Mas, é também como educador que vemos a fragmentação dos mundos: o mundo do poder mercadológico com uma lógica voltada para a sua alimentação incessante; o do cientista acreditando na neutralidade da ciência; o do miserável que continua na vida de sofrimentos; o das religiões tentando ter a resposta definitiva para as questões da vida terrestre; o da tecnologia que, através de instrumentais, impulsiona o desenvolvimento para melhorar o conforto do viver humano, embora reconhecendo que não atinge a todos.

O modelo da racionalidade científica

A modernidade tinha como propósito contrapor-se ao mundo medieval.

Seus princípios, foram radicalmente novos, rompendo por completo com o passado medieval, obscurantista e assentado na magia, na alquimia, no misticismo e no império da religiosidade.

Instituiu a razão humana como princípio de construção de conhecimento e então a natureza começou a ser pensada como composta por leis acessíveis ao homem através de métodos racionais.

A modernidade foi regida PELA IDÉIA DE IGUALDADE, LIBERDADE E FÉ NA INTELIGÊNCIA HUMANA.

As raízes dessa nova forma de pensar foram sendo construídas com a contribuição de importantes pensadores:

_Nicolau Copérnico(14733-1543) defendeu que o centro do universo não era a Terra e que esta era apenas um planeta, girando em torno do sol;

_Galileu Galilei (1561-1624) desenvolveu um telescópio capaz de comprovar as hipóteses heliocêntricas de Copérnico, apresentando linguagem matemática para construção de suas teorias;

_Francis Bacon (1521-1626) foi quem abriu caminho para a moderna ciência da natureza, pois por meio do método experimental provava que o homem podia obter o conhecimento e o domínio da natureza;

_René Descartes( 1596-1651) considerado o fundador do método racional, acreditava na soberania da razão humana por meio da qual o homem poderia desvendar o mecanismo deste mundo e utiliza-lo para dominá-lo e transformá-lo;

_Isaac Newton (1624-1727) elaborou um sistema matemático capaz de equacionar tanto órbitas planetárias quanto a queda de uma maçã. Descobriu a lei da gravidade e sustentou que o mundo é regido por leis simples, uma verdade imutável, uma teoria.

Essas posturas fundantes, ao longo dos séculos, estabeleceram a crença de que só há uma forma de construir conhecimento verdadeiro, sendo esta baseada na idéia de que:

• O universo é estável e harmônico;

• O mundo é mecânico, quantificável e objetivo;

• A realidade é simples, ordenada, uniforme e linear;

• As regras são claras e distintas;

• As explicações são gerais e portanto unificadoras;

• Há uma regularidade e previsibilidade na natureza;

• A ciência é neutra;

• O método é experimental;

• A observação dos fatos deve ser objetiva, separando o objeto do sujeito.

Então, a forma de se construir conhecimento no mundo tomou uma só visão. Consequentemente, o sujeito do conhecimento teve que ser reprimido, superado, principalmente em seu sentimento e imaginação, submetido exclusivamente à sua razão.

O mundo moderno privilegia a racionalização em detrimento do sujeito. O método científico tem como fundamento a redução da complexidade.

As ciências exatas responderam muito bem a esse paradigma, mas as humanas tiveram, e ainda têm, dificuldades para reduzir a complexidade de seus fenômenos. A modernidade alargou seu método a todos os domínios do conhecimento, cada vez mais separando os saberes acumulados, fragmentando o todo.

A crise da Modernidade

O que se designa por crise na modernidade é o reconhecimento das contradições entre o seu projeto e o seu alcance, pois do ideal da modernidade de um homem livre, emancipado pelo uso de sua razão, ele tornou-se um homem submisso aos ditames e á

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com