TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOSTRA DE ESTÁGIO ALUNAS DO 6 º SEMESTRE

Por:   •  24/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

MOSTRA DE ESTÁGIO ALUNAS DO 6 º SEMESTRE

Meu planejamento foi sobre contação de história que foi utilizada através do livro de João Esperto Leva o Presente Certo - 2ª Ed. 2016 Fleming, Candace editora Farol Literário motivada pelo vídeo “Baú da Camilinha” que conta a história no you tube de uma forma bem divertida para as crianças. No primeiro momento do meu estágio aconteceram as observações, que me propiciaram uma visão das dinâmicas presentes na escola. Em seguida as atividades desenvolvidas com as crianças foram momentos de significativos, de construção e reconstrução de conhecimento, pois ensinamos, mas também aprendemos. Pude de uma forma geral, desenvolver a proposta de trabalho elaborada e, simultaneamente, de refletir sobre ações desenvolvidas através do planejamento e de ter a certeza de seguir no caminho certo.

 “No meu estagio pude trabalhar com a construção da identidade que se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. Pude observar que os conteúdos da Educação Infantil contribuem para a formação de um universo social diferente do da família, pois ele favorece a novas interações, e amplia seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também pode ser construída a partir das relações estabelecidas nos grupos de convívio da criança. Que pode se dizer que é ambiente farto em interações, que acolhe as particularidades de cada indivíduo, e promove o reconhecimento das diversidades, aceitando e respeitando, e ao mesmo tempo contribui para a construção da unidade coletiva, favorecendo na estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva. ”

 “Na minha regência em sala de aula escolhi o tema “BRINCAR DE MINHA CASINHA” para observar o quanto é valido o brincar, para a criança nos primeiros contatos com a escola. E que não apenas expressa, mas, se comunica com suas experiências, se reconhecendo como sujeito pertencente a um grupo social e a um contexto cultural, aprendendo sobre si mesma e suas relações no mundo, e também sobre os significados culturais do meio em que está inserida. Através das brincadeiras a criança se diverti aprendendo. O autor que me inspirou foi Vygotsky que diz que “a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis.””

 “Na elaboração do meu estágio escolhi como tema “Esquema corporal”, que de acordo com MATTOS (2006), em concordância com WALLON autores que se aprofundaram no assunto, e que nos mostram o quanto é fundamental para a formação da personalidade das crianças o fato do movimento ser forma de expressão. E que toda a criança tem que passar por positivas experiências de aprendizagem, sem enfrentar algo que seja complicado demais. Na regência pude trabalhar com algumas atividades de coordenação motora do tipo relaxamento, postura corporal entre outros. As crianças gostaram muito e foram bem participativas. A minha observação foi válida e aproveitei bastante o tempo em que estive em companhia da turma da professora tia Isabel como minha supervisora regente.”

 “Meu trabalho como regente em sala de aula foi importante para o meu crescimento como profissional na área educacional. Através das observações com os professores regentes da educação infantil, foi possível perceber a valorização da prática para a formação do professor. No entanto, acredito que a formação só atingirá um ponto satisfatório (mas nem por isso concluído) ao longo do exercício da atividade docente, no contato diário com a escola através do trabalho como professor. No meu planejamento escolhi o tema Desafio com vogais que se trata jogos com as vogais feitos com materiais recicláveis. Onde as crianças puderam através da brincadeira conhecer as vogais. Os jogos são bons recursos de como ensinar as vogais na educação infantil, você pode ensinar as vogais utilizando palitos de sorvete e também figuras. As crianças reagem satisfatoriamente com os jogos, em que o objetivo é que o aluno acerte a vogal presente na palavra que é um desafio.”

 “Na primeira parte do meu estágio foi de conhecer a escola, logo depois de observação. Em seguida  trabalhei com a socialização dentro do eixo Natureza e sociedade e o tema escolhido foi “Se Eu Fosse Um Peixinho”música e brincadeira de roda. A escolha foi pelo motivo de num primeiro instante conhecer as crianças pelos seus nomes, com o objetivo de trabalhar a musicalidade, desenvolvendo a concentração das crianças, coordenação motora que particularmente aceitaram a brincadeira e atuaram de forma bem participativa. Pude me desenvolver com um trabalho de forma tranquila dentro do projeto pedagógico da escola que de valoriza e até de resgata as brincadeiras de rodas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com