TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática BNCC Exercícios

Por:   •  26/2/2022  •  Abstract  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Atividade de fixação

1- Tendo em vista as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC e os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil (brincadeira e interações), seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram nesta primeira etapa da educação, condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural. São eles:

a- (     ) O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

b- (  x  ) Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

c- (     ) Oralidade, leitura, escrita e análise linguística.

d- (     ) Números naturais e as quatro operações; Grandezas e medidas; Tratamento de informação; Espaço e forma.

2- Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da educação infantil segundo a BNCC são organizados em três grupos por faixas etárias, que correspondem aproximadamente às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças. Cada um desses objetivos é identificado por um código alfanumérico. Por exemplo: EI03CG01, que representa:

l- a etapa da educação básica (educação infantil), através do primeiro par de letras; e o grupo por faixa etária dessa etapa ( crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), através do primeiro par de números.

ll- a etapa da educação básica (educação infantil), através do primeiro par de letras; e o grupo por faixa etária dessa etapa ( crianças de 4 a 5 anos e 11 meses), através do primeiro par de números.

lll- o campo de experiência (Ciências e Geografia), através do segundo par de letras; e o número sequencial do objetivo, através do último par de números.

lV- o campo de experiência (Corpo, gestos e movimentos), através do segundo par de letras; e o número sequencial do objetivo, através do último par de números.

a-(    ) I e IV estão corretas.

b-(     ) l e lll estão corretas.

c-(     ) ll e lll estão corretas.

d-(  x  ) Il e lV  estão corretas.

3-  Na educação infantil, a avaliação deve ser contínua, e se dá através de observações posteriormente registradas em relatórios, portfólios, fotos, etc., que evidenciem os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória nesta primeira etapa da educação básica. Apresenta-se então, nesta direção,  _________________________________________________         em cada campo de experiências, que deve ser um  _____________________________________    e _______________________, de objetivos a serem  explorados em todo o segmento da educação infantil, e que serão ampliados e aprofundados no ensino fundamental, e __________________ ou pré-requisito para o acesso ao ensino fundamental.  

a-(     ) os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento esperados  -  instrumento de avaliação  - classificatório  -   como condição  .

b-(  x   ) a síntese das aprendizagens esperadas  -  elemento balizador  -  indicativo  -  não como condição  .

c-(     )  os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento esperados  -  instrumento de avaliação  -indicativo  -  não  como condição  .

d-(     ) a síntese das aprendizagens esperadas  -  elemento balizador  -  classificatório  -  como condição  .

4- Considerando os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular estabelece os Cinco Campos de Experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Relacione-os às suas respectivas siglas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com