TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mediação do pedagogo no trabalho escolar

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.042 Palavras (13 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO        2

ORIENTAÇÕES SOBRE A PESQUISA DE CAMPO, PORTFÓLIO, ENTREVISTAS E PLANO DE AÇÃO        3

A MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRABALHO ESCOLAR        4

COMUNICAÇÃO; A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.        5

PALESTRA SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        6

VISITA AO EJA- SESI        7

PLANO DE AÇÃO E CONSELHO DE CLASSE/ REUNIÃO PEDAGÓGICA        9

ENTREVISTAS        11

1º ENTREVISTA        11

PEDAGOGA: ÉLIN.        11

2º ENTREVISTA        12

PEDAGOGA: Adriana.        12

3º ENTREVISTA        13

PEDAGOGA: Ana Czelusniak        13

OBSERVAÇÕES        15

PLANO DE AÇÃO        17

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA        18


ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO

Atividade 1.

DATA: 31/01/2018.

Nessa aula a professora Viviane fez orientações, referente ao portfólio que será apresentado ao final do módulo, nesse portfólio deverá constar todas as aulas de estágio, bem como as fichas levadas a instituição escolhida pelo aluno. Todas as folhas deverão ser carimbadas como uma forma de controle das aulas.

O portfólio poderá ser livre, digitado ou escrito a mão.

O Aluno(a) deverá escolher um nível de ensino ou modalidade para desenvolver uma intervenção junto ao pedagogo da escola no próximo modulo.

ORIENTAÇÕES SOBRE A PESQUISA DE CAMPO, PORTFÓLIO, ENTREVISTAS E PLANO DE AÇÃO

Atividade 2.

DATA: 07/02/2018.

A professora seguiu com as orientações do estágio. Serão no mínimo três pedagogos a serem entrevistados, sendo que um deles servira para as observações e relatório do próximo modulo.

A entrevista pode ser enviada via e-mail, ou como achar melhor. As entrevistas deverão ser transcritas em formato de texto corrido, pode ser em primeira pessoa, as atividades feitas em duplas deveram constar no portfólio de ambas.

Formato do plano de ação:

  1. Objetivo: O Que se pretende?
  2. Ação: Como?
  3. Cronograma: Quando?
  4. Indicador: Qual o problema?

Responsável: Quem?

A MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRABALHO ESCOLAR

  Atividade 3.

DATA: 14/02/2018.

O Pedagogo escolar é o principal profissional dentro da instituição, pois é ele que faz o caminho entre a organização escolar e o trabalho docente. O trabalho do pedagogo deve sempre ter uma intencionalidade, visando a colaboração de sua equipe escolar. A responsabilidade do pedagogo é realizar um trabalho direcionado para a formação humana. Ele entende o ambiente escolar como transmissor de conhecimento, dentro de um contexto humanizador. Dessa forma o pedagogo escolar afirma o processo de ensino- aprendizagem, que acontece entre o professor e aluno, os pais e os demais profissionais da escola.

COMUNICAÇÃO; A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM SUPERVISÃO ESCOLAR.

  Atividade 4.

DATA: 21/02/2018.

Nessa aula tivemos a visita de duas ex alunas que vieram compartilhar um pouco de suas experiencias enquanto alunas. Começaram a fazer o estágio no quinto período da faculdade, algumas vezes não foram bem recebidas pelas instituições que faziam o estágio, mas mesmo assim persistiram, acompanharam a rotina dos pedagogos algumas vezes viram o ppp da escola engavetado, quanto que esse documento é de inteira responsabilidade da escola e não pode ser omitido. Comentaram também práticas de escola que em pleno século XXI tratam seus alunos como tabulas rasas. Ambas estão atuando na área em instituições particulares

PALESTRA SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade 5.

DATA:07/03/2018

Na aula cinco tivemos a visita de uma pedagoga, que por sinal contribui bastante com o nosso crescimento profissional, pois relatou algumas de suas experiencias e vivencia dentro da escola enquanto pedagogo, partindo de seus relatos, foi solicitado a atividade abaixo:

Escreva um texto de apresente a atuação do pedagogo na Educação Infantil, destacando sua função supervisora (atendimento ao planejamento docente e formação em serviço), bem como sua postura de atendimento aos pais e estudantes.

A educação infantil é abordada por duas questões que são ligadas e não se separam nunca, o educar e o cuidar, confirmando as palavras de Danielle Aquino a palestrante da quinta aula, a criança tem que sentir acolhida enquanto está dentro da instituição.

Em alguns momentos o pedagogo é visto como uma autoridade acima de todos na escola, porém o trabalho tem que ser desenvolvido em conjunto, democraticamente.

Além do pedagogo auxiliar na elaboração do PPP da escola, ele auxilia também os professores nas questões de ensino e aprendizagem, cuida da formação de seus profissionais, conversa, auxilia e ajuda os estudantes, está à frente para conversar com os pais também.

VISITA AO EJA- SESI

Atividade 6.

DATA: 14/03/2018

No 31/01 visitamos o EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, foi de um imenso aprendizado a visita ao EJA, pois não tinha ideia de quantas pessoas necessitam dessa modalidade de educação, são pessoas que não tiveram oportunidades de terminar o seus estudos em idade certa, por vários motivos, meninas que tiveram filhos nova e não tinha condição de continuar os estudos pois precisava trabalhar e cuidar da casa, pessoas que vieram de outros estados com condições precárias, etc.

A clientela do EJA é a partir de 18 anos. Algumas empresas dão oportunidade para seus funcionários terminarem os estudos, por isso entraram em uma parceria com o Sesi, essas têm em torno de 30 a 40 anos, os benefícios em o Sesi e a empresa oferece ao funcionário são: Qualidade de vida, segurança no trabalho, melhoria da autoestima, bem-estar do trabalhador.

O Sesi tem como desafio desenvolver uma educação de excelência voltada para o mercado de trabalho.

É dividido em modalidades: Encontro presencial, acontece no polo em que o aluno está inserido, aula virtual; corresponde ao tempo de estudo em que o aluno acessara os conteúdos e atividades online. Existe uma plataforma que monitora tais atividades, que são os assistentes pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (163.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com