TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Entre 1549 e 1759, o Brasil teve como principais educadores os jesuítas durante quase todo o período colonial. A educação não tinha um valor social importante, mas uma ênfase na catequese e instrução dos indígenas era voltada para o ensino humanista de cultura geral e alheio a realidade da vida de colônia e, sobretudo tinha um ensino oferecido apenas à elite colonial não permitindo o desenvolvimento do senso crítico, privilegiava o desenvolvimento do raciocínio de tal forma que não era possível pensar em uma prática pedagógica ou em uma didática inovadora na educação.

Se a prática Jesuíta já era retrógrada, a reforma Pombalina instituída após a expulsão dos Jesuítas, resultou em retrocesso pedagógico que resultou em movimentos a partir de 1870 que irão buscar a disseminação de uma visão burguesa de sociedade e de mundo partir da escola. Segundo Veiga os indicadores de penetração da pedagogia tradicional em sua vertente são os pareceres de Rui Barbosa, onde a visão essencialista do homem foi mantida, além de ter inspirado a criação da escola pública.

De acordo com essa teoria o ensino seria centrado no professor como transmissor da verdade universal, o aluno é educado para seguir a exposição do professor e o método de ensino. Assim então, o professor se torna o centro do processo de aprendizagem e o aluno um ser passivo, a disciplina é uma forma de garantir silêncio, atenção e ordem, e a didática de ensino caracterizada como um conjunto de regras para trazer segurança aos professores, no seu trabalho, separando teoria e prática.

Entre 1930-1945, constituído pelo período histórico denominado “Era Vargas”, Vargas constituiu em seu governo o ministério da educação e saúde pública. A didática teve sua origem como disciplina nos cursos de professores em 1934, no início era incluída no instituto de educação e chamada de metodologia do ensino secundário. Esse período foi marcado pelo equilíbrio entre a corrente educacional tradicional e a moderna. A didática passou a se basear em um conjunto de ideias e métodos que valorizavam o aspecto técnico e cientifico ao mesmo tempo que ignorava o contexto sociopolítico.

O equilíbrio entre as influências das concepções humanistas, tradicional e moderna, foi um fato marcante e muito importante desse período. O escolanovismo (passagem do liberalismo clássico para o liberalismo moderno) propõe um novo tipo de homem; todos têm direito de se desenvolverem, mas isso é feito em uma sociedade subdividida em classes, dando as possibilidades para os pertencentes às classes dominantes. Tendo como característica marcante a valorização da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com