TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa em Educação

Por:   •  19/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.450 Palavras (18 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - PARFOR

TURMA LPP07

RITA DE CÁSSIA VIDEIRA BOSQUE

MEMORIAL

Macapá

2019

RITA DE CÁSSIA VIDEIRA BOSQUE[pic 2]

MEMORIAL

Memorial apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado do Amapá, como como critério de avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação, orientado pela Professora Dra. Kátia Paulino dos Santos.

Macapá

2019

1 INTRODUÇÃO[pic 3][pic 4]

  O presente memorial, além da função de ser parte integrante da atividade exigido para disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação, terá também a função de informar a todos que o lerem, sobre a minha vida escolar e profissional enquanto estudante. Mostrará alguns dos meus passos e dificuldades para chegar ao curso de pedagogia, o aprendizado do dia a dia e especificamente os conhecimentos adquiridos durante o curso.

O Primeiro tópico deste memorial relata sobre minha motivação para ser professora, as dificuldades encontradas, experiências adquiridas. No segundo trata da Formação inicial, o curso de Pedagogia e a Contribuição do curso para a prática docente que está sendo de grande importância.

Aborda também as expectativas com a universidade, comentando também sobre professora e a aluna, são tantas coisas que gostaria de explanar sobre a as vivencias na graduação em Pedagogia por isso resolvi delimitar, mas dará noção da bagagem de conhecimento que absorvi até agora.

Discorro sobre minha atuação profissional e as contribuições das teorias Freireanas na minha prática como professora, por fim a gestão democrática na educação do campo: teoria e realidade.

O mesmo busca refletir sobre mim mesma as atividades que já desenvolvi, quanto as que realizo atualmente minhas perspectivas, é trazer para o presente, momentos jamais esquecidos e vivenciados em diferentes situações e nas diversas etapas da vida.

2 MOTIVAÇÃO[pic 5]

Sou Rita de Cássia Videira Bosque, nasci no dia 14 de maio de 1985, na cidade de Mazagão estado do Amapá, onde resido até hoje. Fui criada no seio de uma família amorosa, cujo os valores que tenho hoje como respeito e honestidade ao próximo foi repassado de meus pais. Escrever este memorial é um desafio gratificante.  Assim foi minha infância junto de meus irmãos em uma casa simples, e humilde onde meus pais nos criaram com todo sacrifício mais o que não faltava era amor dedicação e união entre nós.

Minha mãe estudou até a quinta série e meu pai até o terceiro ambos não concluíram os estudos, pois não tiveram oportunidade para estudar devido terem de trabalhar desde cedo. Mesmo assim fizeram o possível de manter todos os filhos na escola.

 Meu primeiro contato com a vida estudantil iniciou nos primeiros anos da minha existência, aos quatro anos na Escola Municipal Meu Pé de Laranja Lima localizada no município de Mazagão não me recordo muitas coisas, mas era perto de minha casa, minha mãe trabalhava lá, ia e voltava com ela lembro- me mais quando estudava na primeira série aos sete anos na Escola Estadual Manuel Queiroz Benjamim localizado na Rua Presidente Getúlio Vargas, Olaria Mz .

Estudei lá até a quinta série tive professores maravilhosos gostava muito de brincar, mas na hora de estudar era sagrado nunca repeti nenhuma serie tive uma infância feliz apesar da ausência de minha mãe, pois ela ficava a maioria do tempo, no hospital cuidando da minha irmã que tem Lúpus.

 Ficava em casa mais com meu pai, e meus irmãos continuei os estudei na Escola Estadual D. Pedro I, onde conclui o ensino médio sem nenhuma reprovação nesse período ainda não tinha ideia que curso ia fazer, nem pensava em ser professora, fiquei um tempo sem estudar depois prestei vestibular na Faculdade FAMA para redes de computadores passei cheguei a estudar mas não me identifiquei com o curso.

Então resolvi fazer o magistério no Instituto de Ensino Leonardo da Vinci, localizado em Macapá por influência principalmente de minha mãe pois a maioria dos meus irmãos são professores.

 Sempre gostei de criança então comecei a me encantar pelo curso, decidi então ir por esse caminho, segui em frente e concluir o curso em 2010, então descobri que estava grávida já com 24 anos, parei de trabalhar para cuidar do meu filho, quando ele completou 3 anos em 2013 consegui um emprego de professora.  [pic 6]

Trabalhei no contrato do estado por 3 anos em 2015 me escrevi no PARFOR, onde foi selecionada e hoje estamos no sexto semestre, com muita luta esforço e dedicação pretendo terminar este curso que é de suma importância, para meu crescimento profissional, e também se quisermos continuar como professores temos que em busca de novos conhecimentos.

  Segundo CORTELLA (2000) afirma que: Para se alcançar a qualidade social na educação, é preciso uma sólida base científica, capaz de oferecer uma formação crítica de cidadania e desenvolver a solidariedade de classe social. Uma escola orientada nessa perspectiva deve selecionar e apresentar conteúdos que possibilitem aos alunos uma compreensão de sua própria realidade e seu fortalecimento como cidadãos e, ao mesmo tempo, prepará-los para transformá-la na direção dos interesses da maioria social.

 A sociedade cobra dos professores uma atualização constante em sua atuação. Especialmente neste início de século, quando convivemos com uma verdadeira avalanche de inovações científicas e tecnológicas, que apontam para uma organização bastante diferenciada do mundo, o papel dos professores não pode continuar a ser o mesmo. Sendo esses um dos nossos incentivos por está em constante formação

 

2- A PEDAGOGIA[pic 7]

Cabe aqui ressaltar a importância do Curso de Pedagogia em formar professores capazes e qualificados para atuarem na Educação. O mediador entre o conhecimento e o aluno é o professor, pois de forma construtiva ajuda a fazer acontecer a aprendizagem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (269.2 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com