TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa em Educação

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2021.2

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação

Coordenadora: Siomara Borba

Aluno(a):

Matrícula:

 Polo:

Entrega da avaliação, via Plataforma.

30/08/2021

2ª. Feira, até 23h55min 

Após esse horário, a Plataforma é fechada automaticamente.

A primeira avaliação – AD1 - da disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação objetiva verificar o entendimento de pontos iniciais, mas, centrais à discussão sobre o trabalho de pesquisa. Esses pontos foram discutidos nos textos indicados no Guia da Disciplina, a saber: “Para começar um projeto de pesquisa”, de José Luiz Braga (2005) e “A pesquisa e a produção de conhecimentos”, de Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (2010).

Em termos pedagógicos, essa avaliação é um momento de estudo, momento em que será possível fazer uma avaliação do conteúdo aprendido, nas primeiras aulas da disciplina. Em termos de procedimento, para a realização da avaliação, é correto buscar, nos textos, as respostas às questões da avaliação. Desta forma, essa busca vai permitir, por um lado, organizar e sistematizar as informações e, por outro lado, amadurecer e consolidar o entendimento e o conhecimento sobre o trabalho científico.

Com esse objetivo, a AD1 2021.2 compreende cinco (05) questões. As respostas exigem leitura atenta dos textos e compreensão do conteúdo. O conhecimento para as explicações dos itens não se obtém com uma simples e rápida leitura, mas com o estudo cuidadoso dos argumentos e ideias apresentadas pelos autores. Todos os itens devem ser explicados com base nos textos de fundamentação do conteúdo inicial da disciplina.

A maioria das questões – quatro (04) – exige entendimento dos conteúdos dos textos de referência para serem respondidas/construídas. De forma nenhuma, será discutido e avaliado pontos de vista e/ou opiniões, mas o entendimento de ideias, os argumentos e as definições. O que será examinado é o entendimento do texto. Somente a questão 05 poderá ser respondida, considerando o entendimento imediato, o ponto de vista, a opinião do que seja uma monografia.

As referências bibliográficas, elencadas no final da avaliação, são fundamentais para vocês responderem as questões da AD1 2021. 2.

É importante ressaltar que as respostas estão no texto, de forma indireta. Elas precisam ser trabalhadas, elaboradas e construídas com estudo e cuidado, atentando para o que foi solicitado na questão.

Ainda, com relação às respostas, é preciso atenção especial a uma escrita correta da norma padrão, pois isto tanto mostra o entendimento do conteúdo, quanto é importante para que o outro possa entender o conteúdo da resposta. Assim, os problemas na redação do texto apresentado serão pontuados, isto é, equívocos na escrita da norma padrão serão considerados na pontuação do item. Lembramos, ainda, que o momento de redação das respostas é momento do exercício da escrita.

Ao responder cada uma das questões, é importante retornar aos textos. Esse retorno é fundamental para o amadurecimento da reflexão. Só recorrendo aos textos base, é que as questões poderão ser claramente compreensíveis e respondidas.

Enfatizamos que todo trabalho acadêmico exige cuidado e rigor. Nesse sentido, essa avaliação, antes de ser entregue, deverá ser revista com atenção, tendo como objetivo apresentar um trabalho de nível superior, com preocupação com as regras da língua portuguesa.

Lembramos que nossa disciplina conta com Mediadores Pedagógicos Presenciais e Mediadores Pedagógicos a Distância que podem auxiliar durante o período de preparação da avaliação. A Mediação Pedagógica Presencial é encontrada e acessada nos Chats e nos Fóruns. E a Mediação Pedagógica a Distância atende através da plataforma Cederj, na Sala de Tutoria. Esses apoios podem e devem ser utilizados para que as dúvidas surgidas ao longo da elaboração da AD1 sejam sanadas e o conteúdo abordado seja compreendido.

        Por último, reiteramos que o prazo de entrega da avaliação deve ser respeitado.        O prazo para entrega da AD1 é dia 30/08/2021, 2ª. Feira, até às 23h55min.

QUESTÃO 01 (3,0 pontos)

Considerando a importância de uma prática de redação autoral, reescreva o texto abaixo com suas palavras, cuidando para não copiar o texto:

Metodologia de pesquisa é um caminho a ser trilhado pelo pesquisador no processo de produção de conhecimentos sobre a realidade estudada. Um conjunto de procedimentos que não se resume à utilização das técnicas e instrumentos de pesquisa, mas que as inclui, porque as reflexões teóricas têm importância fundamental. A articulação entre os estudos teóricos e a aplicação prática de técnicas e instrumentos deve estar presente durante todo o processo de investigação. Minayo (2002) nos ensina que a organização do processo de pesquisa obedece a três principais dimensões: as escolhas teóricas, as técnicas e a criatividade do pesquisador. (TOZONI-REIS, 2010, p. 9-10)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com