TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação para a Educação Física no Ensino Médio

Por:   •  4/2/2017  •  Monografia  •  12.544 Palavras (51 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 51

CAPA

FOLHA DE ROSTO

Dedico esta monografia a meus familiares, aos colegas de curso, aos professores e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para esta conquista.

RESUMO

Esta monografia objetivou analisar a Educação Física no Ensino Médio. Objetivou, ainda: analisar o ensino médio no Brasil; apresentar alguns estudo sobre a Educação Física no Ensino Médio; e analisar as transformações sofridas pela Educação Física no Ensino Médio a partir das novas diretrizes e projetos pedagógicos. Nesse sentido, as questões que nortearam este estudo foram: até que ponto a Educação Física do Ensino Médio colabora na formação geral dos alunos adolescentes, ou seja, será ela uma ação educativa voltada para a autonomia do agir e do pensar? Será ela capaz de contribuir para produzir transformações no meio social em que está inserida e por que não fora dele? Fará ela parte de uma educação meramente reprodutora ou produz novos conhecimentos? O estudo se justifica e se faz relevante pois uma das funções da Educação Física é proporcionar ao aluno atividades que possuam algum significado em sua vida, durante o período em que estiver na escola, mas também e principalmente após deixar o Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação Física; Ensino Médio; Currículo

ABSTRACT

This monograph objectified to analyze the Physical Education in Average teach. It objectified, still: to analyze average education in Brazil; to present some study on the Physical Education in Average teach; e to analyze the transformations suffered for the Physical Education in Average teach from the new lines of direction and pedagogical projects. In this direction, the questions that had guided this study had been: until point the Physical Education of Average teach collaborates in the general formation of the adolescent pupils, or either, will be it an educative action directed toward the autonomy of acting and thinking? She will be it capable to contribute to produce transformations in the social environment where is inserted and why it are not of it? It will make it it has left of a mere reproductive education or produces new knowledge? The study if it justifies and if it makes excellent therefore one of the functions of the Physical Education is to provide to the pupil activities that possess some meaning in its life, during the period where it will be in the school, but also and mainly after to leave Average teach.

Key words: Physical education; Average education; Resume

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 Objetivos        6

1.1.1 Objetivo geral        6

1.1.2 Objetivos específicos        7

1.2 Justificativa        7

1.3 Metodologia        7

2 O ENSINO MÉDIO NO BRASIL        8

3 CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO X FORMAÇÃO

    INICIAL        10

3.1 O Currículo de Educação Física no Ensino Médio        15

3.2 Competências da Educação Física Escolar no Ensino Médio        18

3.2.1 Abordagem Desenvolvimentista        18

3.2.2 Abordagem Crítico-Superadora        19

3.2.3 Abordagem Crítico-Emancipatória        20

3.2.4 Abordagem Construtivista        22

3.2.5 Abordagem Sistêmica        24

3.2.6 Concepções Abertas no ensino da Educação Física        26

4 EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: ALGUNS ESTUDOS        29

5 EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES

   E PROJETOS PEDAGÓGICOS        39

CONCLUSÃO        42

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        44

1 INTRODUÇÃO

        O estudo ora apresentado discorre sobre a motivação para a atividade física no Ensino Médio.

Nesse sentido, questiona-se: até que ponto a Educação Física do Ensino Médio colabora na formação geral dos alunos adolescentes, ou seja, será ela uma ação educativa voltada para a autonomia do agir e do pensar? Será ela capaz de contribuir para produzir transformações no meio social em que está inserida e por que não fora dele? Fará ela parte de uma educação meramente reprodutora ou produz novos conhecimentos?

Acredita-se que, por mais libertadora que seja a concepção utilizada, e, por mais possibilidades de descobertas que permita ao aluno a condução dos eventos que ocorrerão durante a aula, estes partirão, na maioria das vezes, da iniciativa do professor, de sua visão educacional e daquilo que ele acredita ser efetivamente importante para que se realize uma aprendizagem significativa pelo aluno.

Falar em aprendizagem significativa é, portanto, colocar o processo de construção de significados como elemento principal do processo ensino-aprendizagem. Em suma, para esse autor,

  1. Objetivos

1.1.1 Objetivo geral

  • analisar a Educação Física no Ensino Médio.

1.1.2 Objetivos específicos

  • analisar o ensino médio no Brasil;
  • apresentar alguns estudo sobre a Educação Física no Ensino Médio;
  • analisar as transformações sofridas pela Educação Física no Ensino Médio a partir das novas diretrizes e projetos pedagógicos.

1.2 Justificativa

O estudo se justifica e se faz relevante pois uma das funções da Educação Física é proporcionar ao aluno atividades que possuam algum significado em sua vida, durante o período em que estiver na escola, mas também e principalmente após deixar o Ensino Médio. Afinal de contas, a vida do estudante continuará e não haverá mais a presença do professor e do horário de aula de Educação Física para proporcionar as atividades físicas. Esse aluno terá que procurá-las voluntariamente, e cabe aos professores de Educação Física, durante o período escolar, orientar da melhor maneira possível, para que as escolhas desse aluno, após encerrar o Ensino Médio, sejam as mais adequadas para seu bem-estar e possam executá-las autonomamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88.2 Kb)   pdf (388.6 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com