TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musica na Educação Inclusiva

Por:   •  20/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

Musica na educação inclusiva

Nome:Vanessa Viana Muscelli

RA:2012307

Tutor :Wilson da Silva

Resumo:

Foi constatado por meio dessa pesquisa diversos benefícios da música na educação inclusiva, desde os estímulos corporais na criança, habilidades, coordenação motora integrando seu corpo e mente. A música também auxilia na concentração, tornando uma ferramenta educativa, auxiliando no aprendizado, desenvolvimento neurológico, psicológico, social. Está pesquisa tem como objetivo mostrar a importância da inclusão da musica nas atividades escolares tornado as atividades mais prazerosa, aproximando as crianças com ou sem deficiência, quebrando barreiras.

Palavra chave: Música, Criança,Sentimento.

INTODUÇÃO:

O principal questionamento é como trabalhar a musica na educação inclusiva, como usar a musica como um conhecimento, afim de desenvolver e ampliar os estímulos da criança.

A musicalização vem com o objetivo de despertar o interesse na criança contribuindo com a sua expressão artística, e permitindo também uma evolução no desenvolvimento lúdico, cognitivo e criativo.

Sendo a música uma excelente ferramenta para destruir empecilhos que costumam atrasar o desenvolvimento de crianças com alguma  deficiência, com a introdução da musica na educação inclusiva é possível resolver conflitos, vencer limitações, sendo comprovado que a música é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da criança na aprendizagem.

JUSTIFICATIVA:

A música representa mais que uma expressão, é integração com o meio: Segundo Barreto (2012,p109)

A música é considerada um instrumento indispensável na educação infantil, ela desperta, é relaxante, incita a aprendizagem e aproxima a atenção dos mais dispersos, é um ótimo estimulador cerebral. Sem contar, com a sua colaboração no desenvolvimento linguístico e na reeducação de crianças consideradas hiperativas e ainda como coadjuvante nas pessoas inquietas’’.

Não é de hoje que a música é presente na cultura humana, tornando importante para que a criança alcance a capacidade de raciocínio, exercendo sua criatividade, interação com o mundo com isso esse trabalho defende a importância da musica na educação e no desenvolvimento da criança.

O uso da musica tem como objetivo ampliar as áreas do conhecimento, esse trabalho baseou-se em Lev Vygotsky (1896-1934), um dos primeiros autores do século XX, onde defendia o pensamento inclusivo, capitulo 3( ‘’Acerca da psicologia e da pedagogia das deficiências infantis’’,  volume V) destacando que não é possível haver um desenvolvimento da linguagem e do pensamento, sem qualidade nas interações Inter psicológicas.

OBJETIVO GERAL:

A contribuição da musica é importante para o desenvolvimento da criança, para Vygotsky, a música aumenta a capacidade da criança, despertando o interesse e tornando o percurso mais interessante, sendo o professor a parte essencial para esse processo.

A musica serve tanto para como terapia, reabilitação, recreação e socialização na educação inclusiva, a fim de estabelecer uma ponte entre educadores, fonoaudiólogo, psicólogos, contribuindo para evolução da criança com deficiência evitando o seu isolamento social .

A intenção desse trabalho é mostrar a importância da música no aprendizado e desenvolvimento.

                                        

METODOLOGIA:

Grandes pedagogos como Piaget e Vygotsky falam sobre o desenvolvimento, destacando que o cérebro é a base biológica e suas características definem limites, possibilitando o desenvolvimento humano, portanto a prática educativa associada a música apresenta uma enorme evolução no aspecto cognição, interação entre as crianças .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com