TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO FERRAMENTA NA LINGUA ESTRANGEIRA

Por:   •  30/8/2016  •  Monografia  •  4.903 Palavras (20 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 20

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CULTURA YLYSSES BOYD-ISECUB

PSICOPEDAGOGIA

IVAN

A MÚSICA UMA FERRAMENTA NA LINGUA ESTRANGEIRA

VITÓRIA - ES

2010

IVAN

A MÚSICA UMA FERRAMENTA NA LINGUA ESTRANGEIRA

Monografia apresentada ao Curso de Psicopedagogia do Instituto Superior de Educação e Cultura Ylysses Boyd-Isecub, como requisito parcial para a obtenção de grau em Psicodagogia.

Orientador: Profº Frederico André Gonçalves Feital, MSc.

VITÓRIA - ES

2010

Dedicamos este trabalho a minha família e aos  amigos, pelo apoio indispensável, que me apoiou, em cada dia desta difícil, mas feliz caminhada.

AGRADECIMENTOS

A Deus que me permitiu persistir...

A minha família pelo apoio,  em todos os momentos compartilhados e não permitiu que o desânimo fosse mais forte,  que á vontade de chegar à conclusão desta jornada.

A todos os amigos que estiveram presentes e induziu a continuar na busca dos meus objetivos. A todos os professores do curso de psicopedagogia da UNICIDADE com os quais tive a oportunidade e o prazer de aprender.

Por fim, gostaria de agradecer a todos que participaram da pesquisa contribuindo assim para a efetivação deste trabalho

        


“A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original.”.

        Albert Einstein

RESUMO

Esta pesquisa trás uma abordagem e contextualização no ensino da língua estrangeira para alunos do ensino fundamental através da música. Atualmente a língua falada, vem clamando por renovações no ensino da ortografia. Questiona-se também a atual concepção de como se aprende e fala a língua estrangeira. Sabe-se que a típica aula de  língua estrangeira no Ensino fundamental é sempre  aulas expositivas, onde o professor escreve no quadro negro, aquilo que acha importante sem ouvir os alunos, ou planejamento pedagógico. Objetivou-se nesta pesquisa abordar esse tema específico despertando o interesse nos alunos e educadores com métodos interdisciplinares no Ensino do Inglês. O método utilizado foi o da pesquisa bibliográfica, cuja estrutura contribuiu para que o tema adquira forma e sentido. Espera-se que nesta pesquisa possa servir de inspiração e que desperte nos educadores o espírito motivador a inovar as aulas, contextualizando no seu dia-a-dia. Conclui-se que o tema possa servir de inspiração para os educadores e educando utilizando o que se aprendeu em sala de aula, no seu do trabalho, no seu cotidiano entre outras finalidades.

PALAVRAS CHAVES: Motivação, Inovação, Contextualização.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................07

1.1 PROBLEMA......................................................................................................07

1.2 OBJETIVOS......................................................................................................08

1.2.1 Objetivo Geral.............................................................................................................08

1.2.2 Objetivos Específicos..................................................................................................08

1.3 DELIMITAÇÃO................................................................................................................08

2 METODOLOGIA.....................................................................................................10

2.1 TIPO DE PESQUISA............................................................................................10

1 – INTRODUÇÃO

A escola ocupa lugar de destaque na vida dos jovens e da sociedade brasileira, é ambiente de socialização, aprendizagem, de trocas de experiências e discussões de temas relativos ao cotidiano. A língua estrangeira, enquanto disciplina, possui alguns desafios para o educando e educador no processo ensino-aprendizagem, dentre esses desafios podemos destacar a necessidade de interpretação de fatos para obtenção de resultados, aplicação e desenvolvimento de estratégias como a músicas e outros desafios que o educador terá que ter a habilidades para diagnosticar em sala de aula.  

Além desta problemática, a matéria em questão torna-se pouco atrativa quando não relacionada com a prática do dia-a-dia. Desta forma, através do presente trabalho , pretende-se evidenciar a importância da música para o dia-a-dia dos alunos, e como ela pode ser trabalhada de tal modo que amplie o interesse dos estudantes e professores pela língua estrangeira.

 O professor por sua vez, organiza novas maneiras de compreender as necessidades dos alunos e de responder a seus interesses e expectativas, reencontrando um sentido para a vida escolar, inserindo no cotidiano do aluno. Reencontrando um sentido para a escola, os alunos encontram também sentido naquilo que estudam, fazendo uma ponte entre o que aprende em sala de aula e a sua vida, e trás a necessidade do professor  inserir novas metodologias em suas aulas, dando-lhes oportunidades de se expressar para que possam ser protagonistas de suas histórias de vida.

        

A Introdução da música para alunos no Ensino fundamental contribui para estruturar o pensamento e o raciocínio do aluno desenvolvendo críticas no modelo de conteúdos e tomadas de atitudes que faz parte do nosso dia-a-dia. Sendo assim se torna um dos recursos fundamentais a propor para ser  associados aos conteúdos de qualquer matéria formal e a que mais se adéqua no incentivo na melhora da auto-estima do educando.

 Ela está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, a expressão dos sentimentos e atitudes espontâneas. Faz parte da vida também como criação humana, ao mostrar que tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e às preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos.  Assim, o movimento inicial é o de contextualizar o conhecimento para que seja compreensível pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (252 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com