TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NOVA VISÃO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

NOVA VISÃO DA EDUCAÇÃO

RESUMO : Quando a escola adota uma tecnologia inovadora como a informática, é necessário alterar a pedagogia conservadora, para que os efeitos do ensino informatizado não se tornem limitados, pois uma utilização adequada da Internet, televisão , etc. como instrumento de ensino amplia as possibilidades dos professores e enriquece seu modo de ensinar. A informatização no ensino deve provocar mudanças pedagógicas, e não "automatizar o ensino".

A tecnologia  vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, e se faz cada vez mais necessária na educação. Assim, com o desenvolvimento de um grande processo de conscientização a respeito dos benefícios da informatização na educação, a meta de melhorar o ensino será alcançada.

Entre os obstáculos para o uso de todas as formas de informatização encontramos a questão da especialização dos professores. É obvio que não podemos simplesmente equipar as salas de aula com computadores ligados à Internet, televisão em rede,  e pedir que os professores dêem suas aulas com estes equipamentos sem antes nos certificarmos de que eles possuem conhecimentos suficientes para fazer uso dessa tecnologia em prol da educação. Para solucionarmos esse problema é necessário remodelar os cursos de licenciatura, incluindo em seus currículos disciplinas que ofereçam aos professores meios de reconhecer, avaliar e aplicar as possibilidades de uso dos computadores, tecnologias  e da Internet na prática educativa. O relacionamento entre aluno e professor deverá mudar. É necessário que tanto o educador quanto o aprendiz tenham intimidade e simpatia pela novas tecnologias.

PALAVRAS-CHAVE : Professor, educação, informática, processo ensino aprendizagem

ABSTRACT: When the school adopts an innovative technology such as computers, it is necessary to change the conservative pedagogy, so that the effects of the education system does not become limited, as appropriate use of the Internet, television, etc.. as a teaching tool expands the possibilities of teachers and enriches the way they teach. Computerization should cause changes in teaching pedagogy, and not "automate the teaching."
The technology has been gaining ever more space in our society, and is increasingly needed in education. So with the development of a process of great awareness about the benefits of information technology in education, the goal of improving the teaching will be achieved.
Among the obstacles to the use of all forms of computerization find the question of expertise of teachers. Clearly, we can not just equip the classrooms with computers connected to the Internet, on network television, and ask that teachers give their lessons with the equipment without first make sure that they have sufficient knowledge to make use of this technology in favor of education. To solve this problem is necessary to reshape the undergraduate courses, including courses in their curricula that provide resources for teachers to recognize, assess and implement the possibilities of use of computers, technology and the Internet in educational practice. The relationship between student and teacher should change. It is necessary that both the educator and the learner have intimacy and sympathy for new technologies.

KEYWORDS: Professor, education, computers, teaching learning process

INTRODUÇÃO

Com apenas alguns alunos ao redor de um professor a escola começou. Sem quadro-negro, sem livros: um professor e um pequeno grupo de alunos. Ao longo de séculos, essa estrutura cresceu, sem jamais deixar de estar centrada no professor.

O  professor sempre continuará sendo o centro do processo pedagógico, mas  de uma forma diferente. Longe daquele tutor rodeado de cinco ou seis alunos, o professor será o maestro, o arquiteto e o engenheiro de um espetáculo composto por alunos em número variado de até milhões. Alunos espalhados pelo mundo inteiro, em endereços geográficos desconhecidos e que podem também desconhecer onde está o professor, que usará os modernos equipamentos de teleinformática para melhor interagir com eles.

Esta mudança demorou, mas em nenhum momento ocorreu com tanta rapidez e força quanto nos últimos anos. Passaram-se mais de  2000 anos, desde o início da escola, para que fosse inventado o quadro-negro. Esta foi a primeira grande invenção revolucionária do processo educacional, ao lado da imprensa e da biblioteca. Graças a ela, foi possível ampliar o número de alunos para algumas dezenas. Depois, o microfone ampliou para até centenas.

Foram, porém, o rádio e a televisão que permitiram ampliar a assistência; a informática permitiu a aula interativa para milhões de alunos. Além disso, foram as modernas técnicas de programação visual que transformaram o quadro-negro em um monitor em que as imagens se movem, adquirem três dimensões, penetram nos objetos estudados, jogam com o imaginário de cada aluno.

Essa revolução no equipamento pedagógico ocorrida nos últimos 20 anos está inventando um novo profissional, que ainda vai continuar se chamando professor, mas já não se encaixa no tipo anterior. Mesmo assim, ele continuará sendo o centro do processo pedagógico.

Por isso, o mais importante desafio da educação hoje  é formar o professor. Mais até: inventar um novo tipo de professor. Com  as mudanças científicas e tecnológicas, a desorganização familiar, a transferência da socialização da família para a escola exigiram do professor uma formação continuada e uma transformação na maneira de atuar junto aos seus alunos, ou seja, uma transformação profissional. Mas é necessário que o professor entenda como é esse tipo de transformação que lhe está sendo exigida. Absolutamente não é tornar-se liberal, permissivo ou deixar de ministrar aulas propondo outro tipo de atividade alheia à sua disciplina. As transformações são relativas a tornar as suas aulas mais atraentes

Pelo lado dos equipamentos já disponíveis, o professor terá de se reformar, se reinventar. Para ser um bom professor, ele precisará ser capaz de oferecer o máximo de recursos a seus alunos. Da mesma maneira que não se imaginava, no século passado, um professor sem quadro-negro, neste  século  não se pode conceber um professor que não disponha nem se beneficie dos recursos modernos que facilitam o aprendizado, como televisão, computador, vídeo, programação visual, informática. O professor dos próximos anos terá de se adaptar à evolução que está ocorrendo nos equipamentos pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com