TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-FACED

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 

[pic 2]

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Estágio Supervisionado na Docência da Educação Infantil I

Professora Formadora: Profa. Me. Ronise Nunes dos Santos

Tutor(a) a Distância: Ana Paula Katsui de Souza

Acadêmico(a):  Nilva da Silva Santos     Polo: Miranda

Prazo para o envio para a correção: 09/03 a 22/03/2019

ATIVIDADE 1 – OBSERVAÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

1. O PERFIL GERAL DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Aos dias 12 de março de 2019 realizei meu primeiro dia de estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado na Instituição Vó Emiliana.

A instituição atende crianças de 6 meses a 3 anos e 12 meses.

As crianças são recebidas no portão da CEI, onde as mães as entregam para as atendentes, que vão direcioná-las para o refeitório para tomar o café da manhã, após o café seguem para as suas salas de aula.

A instituição é composta por 1 sala para dormir, 1 banheiro para funcionários, 1 refeitório, 1 cozinha, 4 salas, sendo 1 berçário, 1 maternal, Jardim I, Jardim II, possui 1 banheiro que atende o berçário e o maternal, 1 banheiro masculino e 1 banheiro feminino, 1 bebedouro de água natural, 1 secretaria, 1 lavanderia, 1 pia para as crianças do berçário e maternal escovarem os dentes, 1 lavatório para as crianças  do Jardim I e Jardim II escovarem os dentes, 1 pátio.

A instituição possui grades de proteção para evitar que as crianças saiam das salas sem que as atendentes percebam.

  1. ASPECTOS SITUACIONAIS

A instituição Vó Emiliana funciona no período integral e parcial para atender as necessidades de sua clientela. Seu estado de conservação é considerado muito bom, com um prédio reformado com boa pintura portas e janelas novas e todos os seus equipamentos funcionando perfeitamente.

1.1.1 Dados de Identificação, Localização e Históricos

O nome da Instituição “Vó Emiliana”, foi dado em homenagem a uma antiga moradora do bairro onde está localizada, essa moradora tinha vários filhos e muitos netos, e todos os moradores do bairro a chamavam  de Vó Emiliana.

A instituição foi construída pelo município, na administração da prefeita Elizabete de Paula P. Almeida, exercício de 2001 a 2004, sua inauguração foi no dia 10 de junho de 2003.

A instituição passou por uma grande reforma no ano de 2011, sendo entregue em pleno funcionamento em fevereiro de 2012.

Por ser uma instituição municipal ela é mantida com os recursos provenientes do município de Miranda.

1.1.2 A Estrutura Física, Instalações, Equipamentos e Recursos

O prédio da instituição é todo em alvenaria com 1 pavimento, 4 salas de aula adaptadas para as crianças com mesas e cadeiras adequadas para a idade de cada criança, possui 1 sala para cochilo com colchões, 1 secretaria, 1 cozinha contendo 1 fogão industrial, 1 mesa, 1 geladeira, 1 pia, 1 refeitório com mesas e cadeiras adaptadas para as crianças, cadeirão para alimentação.Janelas amplas permitindo uma boa iluminação natural, ventiladores, ar condicionado, 1 bebedouro em cada sala, 1 banheiro para o berçário e maternal adaptado para crianças, 2 banheiros adaptados sendo 1 masculino e 1 feminino,1 banheiro para os funcionários, 1 área livre com cobertura, possui mesas e cadeiras em perfeito estado de conservação, alguns berços precisam ser substituídos por já estarem com bastante tempo de uso, mas que já foi feito o pedido de substituição, também possui vários brinquedos educativos em perfeito estado de conservação.

1.1.3 O Funcionamento e a Rotina Geral da Instituição

O funcionamento é integral e parcial, atendendo as necessidades da população da região onde se encontra, os horários são organizados da seguinte maneira, as crianças começam a chegar as 6:30 da manhã até 7:30, após esse horário não é permitido a entrada, o horário de saída é das 16 as 17 horas, onde a diretora organiza a entrada e a saída das crianças, as aulas tem inicio das 9 as 10 horas, conforme a faixa etária das crianças, berçário de 0 a 1 ano de idade, maternal de 1 a 2 anos de idade, Jardim I de 2 a 3 anos de idade e Jardim II de 3 a 4 anos e 11 meses, sendo que cada professor atende uma faixa etária por sua devida experiência com suas crianças.

A alimentação começa pelas crianças menores e no caso do berçário as atendentes auxiliam as crianças na alimentação, as professoras fiscalizam todas as crianças nesse momento.

A diretora da instituição sempre acompanha as salas para ver a evolução das crianças.

1.2 ASPECTOS OPERACIONAIS

O CEI conta com direção geral local que coordena as atividades pedagógicas, com a exigência de formação superior em licenciatura na área de educação infantil, na falta do profissional será substituído por um professor de nível superior que atenda as necessidades, cabe ao diretor do CEI, fiscalizar os cumprimentos do regimento escolar, organizar e regulamentar as férias dos funcionários e avaliar o processo de ensino.

1.2.1 A Clientela Atendida e o Contexto da Comunidade Escolar

A clientela é bem sortida, pois a creche não atende somente o bairro onde está localizada, atende uma ampla clientela, onde tem crianças de todas as classes sociais, o numero de vagas são limitadas e possui uma lista de espera para que no momento em que vai surgindo vagas a família é comunicada pela instituição.

No momento a instituição atende 66 crianças distribuídas por faixa etária em cada etapa de ensino e atendimento.

O nível sócio-econômico predominante é baixo pois a instituição está localizada em uma região ribeirinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com