TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Processo Educativo na Educação Infantil

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA-LICENCIATURA 4º SEMESTRE

POLIANA APARECIDA DE LIMA GOULART

A Organização do Processo Educativo na Educação Infantil

[pic 3]

SALTO DO CÉU

2018

POLIANA APARECIDA DE LIMA GOULART

A Organização do Processo Educativo na Educação Infantil

[pic 4]

SALTO DO CÉU

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................4-5

2.OBJETIVOS.....................................................................................0.6

3.JUSTIFICATIVA........................................................................6.1, 7.1

4.METODOLOGIA..............................................................................7.2

5.RECURSOS.....................................................................................7.3

6 REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................8-9

7. DESENVOLVIMENTO................................................................10-20

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................21

9.BIBLIOGRAFIA.................................................................................22

INTRODUÇÃO

          Este trabalho aborda a o Processo Educativo na Educação Infantil onde  o educador fornece meios para que a criança nos anos iniciais da alfabetização encontra caminhos essencias na escolarização tanto para a vida individual como em exercício de cidadania.

        A Alfabetização é um processo de apropriação do sistema de escrita alfábetica em uma relação dialética com o letramento, o letramento está relacionado à cultura, aos usos e as funções sociais da leitura e da escrita na vida das pessoas, não há como separar alfabetização do letramento, a inserção da criança na cultura letrada acontecem antes mesmo do ensino fundamental, pois viviencia situações diversas de práticas sociais de leitura e da escrita, quanto mais contato na cultura letrada a criança tiver maiores são as chances no processo de alfabelização de modo positivo com exito.         

        O universo da literatura infantojuvenil e todas as sua multifacetas que este conhecimento contém, entedendemos que apropriar-se de todo este saberes proporciona ao futuro educador o real papel de mediador para desvendar o universo da literatura infantojuvenil, como parte essencial na formação da capacidade discursiva da criança e do adolescente como meio de compreensão do mundo em que esse publico vive, levando os a ter a capacidade de analisar, interpretar e comparar as obras literárias das diferentes épocas.

No lógico-matemático entendemos que quanto maior for o interesse e o contato com a matemática melhor dar-se-á o aprendizado desse conhecimento, pois ao entrar na escola a criança inicia um processo de construção de conhecimento lógico-matemático com  as experiências e vivências. No dia a dia a criança gradativamente adquire e constrói um aprendizado significativo, e que se bem trabalhado nas series iniciais subsidiará um aprendizado futuro em matemática com um alicerce que sustentará o desempenho subsequente dos nivéis de ensino.

O Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil tem como objetivo desenvolver habilidades e comptetências necessárias para que no futuro a criança possa ser um agente transformador da sociedade. Cabe ao professor promover situaçãoes de ensino aprendizagem que leva a criança a uma reflexão dos impactos naturais ocorrentes pela intervenção da ação do homem na natureza.

Para Tanto o trabalho de alfabetização e letramento é um processso contínuo desde anos iniciais na vida do indivíduo preparando-o para enfrentar os desafios que venha surgir no decorrer do processo de aprendizagem, levando a criança a entender o universo da literatura infantojuvenil e suas normas contextualizadas, visando um conhecimento lógico-matemático no seu dia a dia e comprendendo a intervenção e os impactos causados pelo homem na natureza.

        

Tema: A Organização do Processo Educativo na Educação Infantil

Objetivos

 Geral: Apresentar conhecimentos teóricos relacionado a cada disciplina que atinga o público das crianças de 4 e 5 anos, envolvendo o tema cinco sentidos de modo articulado com abordagens relacionadas às disciplinas Alfabetização e Letramento; Literatura Infantojuvenil; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade..

Específicos:

  • Refletir sobre o processo de descobrimento da criança dentro do meio ambiente;
  • Refletir sobre o processo de construção de conhecimento voltado à Educação Infantil, envolvendo tema cinco sentidos de modo articulado com abordagens relacionadas às disciplinas Alfabetização e Letramento; Literatura Infantojuvenil; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino da Natureza e Sociedade.

Justificativa

 O que levou-me a elaboração desse projeto foi a necessidade de ampliar conhecimentos sobre as disciplinas de Alfabetização e Letramento, Literatura Infantojuvenil, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade na Educação Infantil para crianças com idade entre 4 e 5 anos, para obter notas do IV semestre de Licenciatura em Pedagogia. As circunstâncias que favorecem este estudo é por ter suporte para as pesquisas com os livros impressos e referências bibliográficas para pesquisar o estudo em apreço, por ter apoio da tutora das disciplinas orientando a cerca do desenvolvimento do mesmo, ter acesso a internet para fazer pesquisas, etc. O mesmo é de grande relevância pois proporciona um estudo aprofundado que  traz conhecimento científicos  embasado nos autores Rosa Maria de Freitas Rogério, Silvia Cristina Herculano Almeida, Andreia Correia da Silva, Adriana Silene Vieira, Marina Miranda Fiuza, Alessandra Negrini Dalla Barba, Diego Fogaça Carvalho, Maurilio Cristiano Batista Bergamo, Thiago Henrique dos Santos Garbim, sobre as disciplinas em estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (352.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com