TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Educacional

Por:   •  14/1/2021  •  Monografia  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 8

1 JUSTIFICATIVA

A orientação educacional é importante para auxiliar os educandos em sua rotina de estudo para poderem assim alcançar seus objetivos e poderem desenvolver uma disciplina em sala de aula, ganhando assim mais foco no que fazer e obtendo uma maior compreensão da importância do projeto de vida que ele elaborou para alcançar seus objetivos por meio da escola.

Para tanto, as escola públicas precisam se nortear na orientação educacional de seus alunos para oferecerem qualidade de ensino por meio de projetos de vida com base no que cada aluno precisa desenvolver para se realizar nas áreas profissional e pessoal.

Para mostrar a importância do projeto de vida como ferramenta fundamental na orientação pedagógica, apresentando conceitos validados que quando um projeto de vida é implementado como ferramenta educacional ele gera resultados, assim tento alunos com melhores rendimentos e aproveitamentos, com base em estudo de psicologia comportamental, na sociologia da educação e na aplicação de ferramentas de coaching Sistémico.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Com o alto índice de jovens terminando o ensino básico e não entrando em universidades ou se qualificando para o mercado, fica claro a importância de um projeto de vida bem estruturado e orientado na educação básica como pilar orientador a essas tomadas de decisões futura.

Apesar de ainda ser algo novo no cenário pedagógico a orientação educacional já vem a quase um século dentro das instituições de ensino e hoje promete ser transformadora como projeto pedagógico de inovação.

O tema apresentado foca principalmente na importância de existir um orientador em cada escola para a formação e treinamento de cada aluno dentro de seu projeto de vida e assim juntos criarem as metas que ajudaram esse aluno em seu desenvolvimento pessoal e profissional como estudante.

A aplicação do Coaching em Projeto de Vida, como forma de orientação pedagógica na construção e elaboração de resultados, objetivados pelo educando e seu orientador.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais os efeitos o desenvolvimento da mentoria e treinamento podem gerar na Orientação Educacional?

4 HIPÓTESE

Com a defasagem na educação básica e a falta de estímulo nos alunos, fica clara a necessidades de mudança no processo pedagógico, onde além de protagonista o aluno deve passar por uma imersão onde ele irá criar e desenvolver seu projeto de vida, que o ajudará a melhorar e desenvolver seus resultados, se tornando mais claro e efetivo seus objetivos com a escola e com a própria vida.

Assim com a implementação da orientação educacional, ficará mais fácil orientar e acompanhar o desenvolvimento do aluno.

5 OBJETIVO GERAL

Avaliar como as ferramentas de orientação educacional podem alcançar os resultados de um desenvolvimento satisfatório na mentoria proposta ao aluno.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Indicar os métodos sociológicos que podem ser aplicados na orientação educacional.
  • Identificar como a Psicologia juntamente da mentoria em Coaching podem contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do projeto de vida.
  • Estruturar o Coaching como ferramenta na Orientação Educacional.

7 Método sociológico na Orientação Educacional

Segundo Durkheim (2007) método sociológico na orientação educacional é gerar no indivíduo uma consciência coletiva com ele e com o próximo, aprendendo a se interiorizar na construção sociológica da coerção e da generalidade a ele exposta pelos fatos sociais. Como bem nos assegura Fernandes (1975), métodos sociológicos na orientação educacional é uma forma de educação rasa e a sala de aula não condiz com a realidade social, por isso devemos inovar na construção de métodos eficazes na educação básica.

Para Freire (1987, p. 58) métodos sociológicos na orientação educacional facilita gerar um saber notório com o protagonismo do aluno tendo o professor como mediador do conhecimento:

métodos sociológicos na orientação educacional permite educador e educandos se arquivam na medida em que, nesta distorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros.

Como se pode verificar nessa citação, método sociológico na orientação educacional é aplicado em projeto de vida. Evidentemente a aplicação pode ser utilizada para orientar o educando aos caminhos necessários que precisará trilhar para alcançar seus objetivos.

Utiliza-se de forma a qual o aluno começa a fazer uma comparação, com a vida que ele tem com os pais e busca analisar o quadro de sua realidade atual, e como o cenário daquele momento, pode ajudá-lo na construção de um projeto futuro para a vida. Cita-se, como exemplo, Um jovem de periferia onde os pais não têm estudo e vivem em situação difícil financeiramente, o jovem observa essa realidade e vê o que é necessário para não chegar ao estado de vida de seus pais e como a escola pode ajudá-lo a conquistar esse objetivo.

Ainda para Freire (1987, p. 68):

a educação libertadora, problematizadora, já não pode ser o ato de depositar, ou de narrar, ou de transferir, ou de transmitir “conhecimentos” e valores aos educandos, meros pacientes, à maneira da educação “bancária”, mas um ato cognoscente. Nesse sentido, métodos sociológicos na orientação educacional permite Que o educando seja livre de qualquer imposição ou pressão social que possa estar sobre ele, sendo livre para construir seu saber de sua maneira e com sua visão e não a de outras pessoas.

Logo, é importante compreender que a orientação educacional não é um doutrinamento ou disciplina, e sim um acompanhamento de perto do desenvolvimento completo do educando em toda sua esfera de vida, atingido desde seu comportamento e seu conhecimento. Nesse sentido, vamos exemplificar métodos sociológicos na orientação educacional como uma forma de desenvolver um educando livre e protagonista capaz de criar e desenvolver.

8 O papel da Psicologia da Educação na Orientação Educacional

Segundo o Instituto Unyleya (2018) A importância da psicologia educacional no processo da construção do orientador dentro de uma escola é que ele se torna o responsável por entender tudo aquilo que pode ser um obstáculo na compreensão do fluxo de informação por parte dos alunos, como as dificuldades de aprendizagem como transtorno de déficit de atenção e os problemas emocionais. Como bem nos assegura Moreira (1999), A importância da psicologia educacional no processo da construção do orientador dentro de uma escola é que ele vai orientar e auxiliar o aluno a gerir melhor seus comportamentos e assim ampliar seu poder cognitivo no pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com