TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Educacional

Por:   •  23/2/2021  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional.

Fatores da melhoria da qualidade do ensino

Capítulo III- Orientação Pedagógica

Após a leitura do capítulo, compreende-se a importância da escola como centro da educação, a qual oferece situações que permitam aos alunos a desenvolver suas ideias e mentalidades para conseguir acompanhar as imensas transformações que há no mundo hoje.

Assim como: "processo científico e contínuo, atuando junto ao educando em todos os graus e modalidades de ensino, de forma integrada com os elementos responsáveis pela sua formação, visando a atender os objetivos da educação. (Relatório do I circuito de estudo de Orientação Educação) MEC/DEM/COPED. Nesse contexto a orientação Educacional faz parte do plano curricular da escola estando a par das quatros etapas básica: reflexão, decisão, execução e avaliação.

Como um subsistema do sistema escolar a escola alcançará os objetivos através do princípio sistêmico. No principio cooperativo o envolvimento da comunidade-escola agrega em todos os sentidos, assim em conjunto a escola ganha, os alunos e administração.

A preocupação é como o princípio Criativo-Critico pela fala em que encontra atualmente, pela escassez da literatura, falta da criação crítica e a enorme acomodação dos alunos. A orientação educacional não está conseguindo se firmar no contexto da escola de 2° grau, e conta com a responsabilidade da administração para que contribuam com as necessidades da escola, nesse principio o centro é o aluno.

O principio Cientifico garante a melhoria na ação da orientação educacional através da observação, experiência dos fatos e avaliação. Como função dessa orientação temos o planejamento que é participar no processo do planejamento curricular e realização, as pesquisas, elaboração do plano global, as atividades da integração da escola-comunidade, escola-empresa, e a escola-família. A coordenação que é uma ação de harmonizar atos onde envolve a função direta e indireta de desenvolver uma tarefa dentro do prazo estabelecido. A assessoria que consiste na ação de prestar coordenação técnica dentro de uma organização.

Avaliação é um processo de delinear obter e prover informações tendo como definição o “controle”. E a implementação é um conjunto, que deve-se ocorrer após a elaboração de um plano e proceder na execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com