TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Educacional Individualizada

Por:   •  29/4/2021  •  Monografia  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Tema

Atividade fisico ludica e comportamento em sala de aula do ensino fundamental.

Justificativa

Quando, no inicio dos meus estudos na área de educação, comecei a observar o comportamento de crianças dentro de sala de aula, percebi que disposição das mesmas em fixarem sua atenção ao professor ou ao quadro negro, enquanto sentadas; era totalmente diferente de sua disposição para fazer alguma atividade envolvendo  movimento corporal.

É essencial que o  movimento do corpo seja explorado durante o desenvolvimento de nossas potencialidades e condicionamento de nossas habilidades relativas ao deslocamento no espaço e tempo. É facil observar que ao brincar, a criança traça movimentos com seu corpo, desenvolvendo cultura e também estabelecendo relações entre espaço e tempo. Isto fica evidenciado, por exemplo, quando a mesma imita pessoas, animais e máquinas.

Nesse sentido, questionei  por que, entre as crianças, as atividades físicas são sempre mais bem-vindas do que as demais atividades educativas. E esse questionamento levou-me a investigar possiveis relações entre a atividades física e o comportamento das crianças.

O esquema corporal, segundo Wallon (WALLON, 1980, p.35), ” é o resultado e ao mesmo tempo o requisito de uma ajustada relação entre o indivíduo e o seu meio”. Deste modo, a necessidade de explorar o meio-ambiente de diversas formas fica confirmada, e, contribui, assim, para um possível ajuste das relações entre espaço e tempo, afinidade indispensável entre a atividade lúdica e o corpo.

É esperado que este trabalho desperte nos profissionais de educação a necessidade e a importancia de explorar o movimento corporal em sua prática de ensino,  evidenciando o quanto eles podem contribuir para o desenvolvimento pleno da criança.

Espera-se também que este mesmo traga novas possibilidades para prática pedagógica para que os professores possam ser motivados a revisar suas estratégias e metodologias e incluirem atividades físicas em suas práticas educacionais.

Problema

Quais as relações entre a atividade físico lúdica e o comportamento das crianças em sala de aula das séries iniciais do ensino fundamental ?

Objetivo geral

Este trabalho pretende estabelecer relações entre a atividade física e lúdica  e o comportamento das crianças em sala de aula das séries iniciais do ensino fundamental.

Questões de estudo

O que é a atividade físico-lúdica?

Qual a sua importancia?

Que histórico essa importancia trás consigo?

O que seria um comportamento ideal em sala de aula para o ensino fundamental I?

A educação corporal deve ser tarefa apenas dos professores de educação física ?

Referencias Bibliográficas

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da ed. física. São Paulo: Scipione, 1997

FREIRE, João Batista. Educação Como Prática Corporal, Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 2003

MATTOS, Mauro G. De & NEIRA, Marcos G. Educação Física Infantil: constituindo o movimento na escola. 5° edição. São Paulo: Phorte, 2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com