TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PAIDEIA HUMANA À LUZ DA TEORIA PLATÔNICA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/10/2020  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Dennys Xavier é autor e tradutor de dezenas de livros, artigos e capítulos científicos e Doutor em Storia della Filosofia pela Università degli Studi di Macerata (UNIMC), Itália. Enquanto Karla Walter é Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba(UNIUBE), Brasil, e em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra(UC).

Platão é uma figura de suma importância quando o assunto tratado é educação. O filósofo se destaca seja como objeto de crítica, seja como motivo teorético após suas diversas publicações sobre a discussão formativa humana ideal que não se restringiam ao mundo da filosofia, mas sim, ressobram as fronteiras de outras ciências.

A obra gira em torno da questão de uma nova educação do cidadão para o governo da polis, cuja preocupação se centra na formação política, ética e moral dos indivíduos para o exercício do poder. Para isso, há a elaboração de um curriculum a ser “cumprido” para que o homem seja classificado como um indivíduo que obteve a formação humana ideal, e que, a partir disso, a polis poderia ser constituída como imagem reflexiva do cidadão.

A fim de que a alma encontre a verdade, os dois primeiros saberes apresentados por serem úteis à guerra e às coisas práticas são a “ginástica” e a “música”, mas que logo são descartadas assim como todas as technai “inferiormente manuais”, por serem atividades ligadas à gestão da vida quotidiana, portanto, são classificadas como as mais baixas técnicas das ciências matemáticas. A disciplina que estavam à procura tinha que ser capaz de abraçar o conjunto de todas as outras, do seu nível técnico ao científico. Logo, concluíram que a aritmética, cálculo e as ciências matemáticas correspondem ao que se era diligenciado.

As ciências matemáticas “irmãs” são classificadas dentro do que se procura, e, além disso, são consideradas saberes que seguem de perto outros saberes e conduzidas naturalmente para a geometria, que é a primeira das ciências escolhidas e possui uma utilidade evidente na decisão das táticas bélicas. A ciência seguinte seria a astronomia que é classificada como útil para a investigação da verdade e boa constituição do Estado; além da estereometria e a harmonia, a primeira tendo como ressalva a necessidade de uma ciência nova, assim como as já citadas anteriormente, e, por fim, a harmonia que é considerada de grande valia caso mova o homem “a busca do belo e do bom”, mas completamente inútil quando aplicada de modo usual.

Os autores buscaram expor de forma delineada o que Platão considerava ser de suma importância no curriculum formativo filosófico a fim de que o homem que perpasse por esses assuntos, tenha o encontro de sua alma com a verdade e construa um Estado organizado e em consonância com os preceitos de bondade, beleza e justiça. No entanto, Xavier e Walter consideram que a aplicação total deste feito não seja a sua finalidade, mas sim seu uso, sendo este considerado possível e aplicável.

Essa é uma obra de útil leitura não só para estudantes de pedagogia ou da área da educação, mas também para o público em geral, que deseja compreender mais acerca da história da educação e sua trajetória até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com