TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARALISIA CEREBRAL

Por:   •  9/9/2017  •  Monografia  •  4.404 Palavras (18 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

RESUMO -------------------------------------------------------------------------------------------------2

INTRODUÇÃ---------------------------------------------------------------------------------------------3

DESENVOLVIMENTO: PARALISIA CEREBRAL----------------------------------------4

2.1- IMPACTO FAMILIAR COM O DIAGNOSTICO DA PARALISIA CEREBRAL 6

2.2- DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ----------------------------------------7

2.3 INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL -----------------------------9

3- CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------------12

REFERÊNCIAS ----------------------------------------------------------------------------------------13

RESUMO

Paralisia Cerebral é uma lesão que atinge o sistema nervoso central, é um distúrbio causado por dano cerebral que ocorreu antes ou durante o processo de nascimento. Sua classificação é realizada por analise da qualidade do tônus muscular e expressão motora. Para a família de criança com a paralisia cerebral, o momento mais impactante é a descoberta do diagnostico onde enfrentam o medo, duvidas, estigmas e a crise da perda do filho idealizado perfeito e normal. Para a ONU- Organização das Nações Unidas às pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com respeito e fraternidade. Tendo assim a escola um de incluir todas as pessoas sem exceções na comunidade escolar levando o aluno a identificar possibilidades de reconhecer seus limites nas ações e nos relacionamentos a partir dos valores que os orientam.

Palavras-chave: Paralisia Cerebral; Estigma; Direitos; inclusão.

ABSTRAT

Cerebral palsy is an injury that strikes the central nervous system, is a disorder caused by brain damage that occurred before or during the birth process. Its classification is performed by analysis of the quality of muscle tone and motor expression. For the family of children with cerebral palsy, the most striking moment is the discovery of the diagnosis where they face the fear, doubts, stigmas and the crisis of the loss of the idealized perfect and normal child. For the UN-Organization people are born free and equal in dignity and rights. They are endowed with reason and conscience and must act in relation to each other with respect and fraternity. Thus the school has one of including all the people without exceptions in the school community leading the student to identify possibilities of recognizing their limits in the actions and the relationships from the values that guide them.

Keywords: Cerebral Palsy; Stigma; Rights; inclusion

INTRODUÇÃO

Assim como nenhuma pessoa é igual à outra, nenhuma pessoa com necessidade especial é igual à outra, mesmo se eles tiverem a mesma deficiência. Uma deficiência é uma limitação funcional que pode interferir na capacidade que a pessoa tem de andar, ouvir, falar, ver, pensar e aprender, mas não afeta todas as pessoas da mesma maneira.

Falar da Paralisia Cerebral tem fundamental importância para entendermos melhor o conceito clinico, suas características, limitações e compreender a percepção da família acerca do cuidado à criança com Paralisia Cerebral.

A relevância do estudo sobre a Paralisia Cerebral faz esclarecer o entendimento das políticas públicas para as pessoas com deficiência, considerando que, geralmente, percebe-se um desconhecimento por parte da sociedade atual sobre as legislações vigentes. Esse fato, conseqüentemente, leva as pessoas com deficiência a não procurarem pelos seus direitos, o que contribui para o quadro atual, no qual as políticas públicas não estão sendo concretizadas com êxito na vida cotidiana.

De acordo com a revisão de literatura a família tem um papel decisivo no processo de reabilitação infantil, especialmente nos casos de Paralisia Cerebral Todavia, algumas famílias tendem a superproteger os filhos, e, nesse caso, as crianças tendem a apresentar maiores dificuldades ao nível da sua independência nas habilidades funcionais, por comparação com outras crianças.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção da família acerca do impacto do diagnóstico de Paralisia Cerebral, os direitos das pessoas que nasceram com a paralisia e como é a inclusão dessas crianças na escola e a importância da formação dos professores para a reabilitação dos sujeitos com Paralisia Cerebral.

2- DESENVOLVIMENTO: PARALISIA CEREBRAL

A Encefalopatia Crônica não progressiva da 1° infância é popularmente conhecida como Paralisia Cerebral (P C). Que é um distúrbio causado por dano cerebral que ocorreu antes ou durante o processo de nascimento onde afeta aproximadamente 2 em cada 1000 pessoas, fato esse considerado pelos especialistas um problema mais comum nas crianças.

[...] os distúrbios do Sistema Nervoso Central na Paralisia Cerebral, podem ser devido a um erro hereditário do desenvolvimento, pode também ser devida suscetibilidade hereditária diante de outros fatores de risco, aos fatores maternos, tais como doença ou abuso de drogas, aos problemas placentários, ou então, pode resultar da prematuridade ou da ação de fatores Peri natais traumáticos que provocam a lesão cerebral infantil. Os fatores pós natais (acidentes e infecções do sistema nervoso centra também são responsabilizados acreditando-se que o limite etário superior para se usar o terma Paralisia Cerebral se situa em torno de 3 anos. (SHEPHERD, 1998, p. 113).

É importante lembrar que o cérebro é um órgão que tem o controle de todas as funções do nosso organismo e para isso precisa do oxigênio. Na falta deste nutriente lesão cerebral pode ocorrer trazendo prejuízos para o desenvolvimento. Estas lesões resultam no aparecimento de movimentos involuntários, que a criança não consegue controlar, para esses movimentos são seguidos as classificaçõe:

 Atetóide: os movimentos involuntários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com