TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POESIA EM SALA DE AULA

Por:   •  30/5/2016  •  Artigo  •  4.539 Palavras (19 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LAVRAS

Rua José dos Reis Vilela, 39, Centro – Lavras – MG

(35) 3821-3051 / 9913-4069

A POESIA EM SALA DE AULA

LAVRAS

2015

 [pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL LAVRAS

Rua José dos Reis Vilela, 39, Centro – Lavras – MG

(35) 3821-3051 / 9913-4069

A POESIA EM SALA DE AULA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade UNIDERP – ANHANGUERA como requisito para obtenção do título em Pedagogia sob a orientação da professora

LAVRAS

2015

RESUMO

A poesia, embora seja um elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, tem sido cada vez mais esquecida nas práticas de sala de aula o que mostra a importância de se realizar um trabalho que aborde o tema de forma direta e objetiva, a fim de ressaltar a importância do tema e mostrar que o trabalho com a poesia, desde que realizado de maneira adequada, condizente com as realidades e expectativas educacionais, se mostra como um importante instrumento auxiliar no contexto do processo de ensino-aprendizagem, pois exercita a reflexão e a memorização. Para maior embasamento da presente pesquisa, a metodologia utilizada consiste num referencial bibliográfico condizente com as necessidades educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem, criatividade, poesia, desenvolvimento cognitivo.

ABSTRACT

The poetry, though it is a facilitator in the teaching-learning process, has been increasingly overlooked in the practices of the classroom which shows the importance of doing a job that address the topic in a straightforward way, order to emphasize the importance of the issue and show that working with poetry, if performed properly, consistent with the realities and educational expectations, shown as an important tool to help in the context of the teaching-learning process, because it exercises the reflection and memorization. To better basis of this research, the methodology consists of a bibliographic reference consistent with the educational needs.

KEYWORDS: learning, creativity, poetry, cognitive development.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………..        05

2. CAPÍTULO I

A Literatura e a Poesia no Brasil

– Origem E Desenvolvimento........................................................................06

        

3. CAPÍTULO II

A Poesia em Sala de Aula............................................................................10

4. CAPÍTULO III

Relação entre Literatura Infantil, Poesia e Aprendizado  ............................14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................17

REFERÊNCIAS ...........................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

        A poesia, desde tempos anteriores, sempre exerceu um grande fascínio nas pessoas, dada a magia e a beleza contida em sua essência, magia essa capaz de entreter e, ao mesmo tempo, ensinar.

        Na antiguidade, a mesma era utilizada como um ritual, uma espécie de filosofia e os poetas eram tidos como pessoas sábias, dotadas de uma inteligência acima do comum.

        Sendo assim, apreende-se que o trabalho com a poesia em sala de aula deve levar em conta a possibilidade de se estimular no educando a oralidade, a criatividade e a reflexão como forma de desenvolver o potencial e a habilidade do mesmo.

        No entanto, é preciso também apreender que o trabalho com a poesia exige um cuidado e um critério específicos, tendo em vista o objetivo de manter seu real significado e finalidade.  

        Observa-se, nos dias atuais, que existe ainda muita resistência na escola em relação ao trabalho específico com a poesia, talvez pelo fato de que o estudo da mesma remete ao passado, às “coisas de nossos avós” que declamavam para as visitas ou recitavam versos nas aulas de Língua Portuguesa.

        Tendo em vista a importância da poesia como forma de desenvolver a capacidade de interpretação da criança, levando esta a conhecer um espaço, um mundo no qual ela pode ser capaz de colocar em prática a sua imaginação e a sua criatividade, ao mesmo tempo em que aprende e desenvolve a sua intuição e o seu cognitivo, justifica-se a realização desse trabalho.

        O objetivo geral do mesmo é ressaltar a importância da poesia em sala de aula, visando conciliar o “lúdico” com o aprendizado efetivo das crianças.

        Como objetivos específicos, encontram-se:

- levar à criança a compreensão da poesia como forma de aprendizado;

- promover a interação entre poesia e ensino-aprendizagem;

- estimular nas crianças o gosto pela poesia e pela leitura.

        Como embasamento da pesquisa foram utilizados referenciais teóricos que abordam o tema de maneira mais facilmente compreensível, buscando estimular o uso da poesia em sala de aula.

        Para melhor entendimento sobre o assunto, o trabalho foi dividido em capítulos, da seguinte maneira: o primeiro aborda a literatura e a poesia no Brasil, enfatizando sua origem e desenvolvimento; o segundo tem como principal foco a utilização da poesia em sala de aula e o terceiro estabelece a relação entre literatura infantil, poesia e aprendizado.

        

2 CAPÍTULO I

A literatura e a poesia no Brasil – origem e desenvolvimento

A impressão dos primeiros livros dedicados ao público infantil tiveram origem com o surgimento da imprensa no Brasil, sendo o primeiro livro, segundo Marques (2012) publicado com o título “As aventuras do barão de Munchausem e Leitura para meninos”, de autoria do senador José Saturnino da Costa Pereira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com