TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PORTIFOLIO GEILDA FONTES

Por:   •  4/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.213 Palavras (17 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 17

3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO[pic 11]

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        8

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        10

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANO DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O Relatório Supervisionado de Estágio na Educação Infantil não pode ser realizado presencialmente devido pandemia do covid-19, o mesmo foi desenvolvido de modo enriquecedor sendo favorável para o conviveu social e formação de conhecimentos

  Esse período de estágio é uma prática educativa escolar supervisionada, desenvolvido no ambiente de trabalho, levando uma preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam ampliando conhecimentos para educação profissional. Sendo obrigatório na lei nº 11.788 de 2008.

É uma atividade que visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

             É preciso vivenciar tudo que será desenvolvido para compartilhamento diante conviveu para a realidade social que nos rodeia, podendo ser mais complexa do que se imagina trabalhar as dificuldades com as tecnologias.

           Foram realizado leitura de textos, assistidos vídeos para formulação do referido trabalho e sendo de grande relevância, compreensão e ampliação dos conhecimentos e como deve ser trabalhada na educação infantil, a atuação da equipe pedagógica como um todo no espaço educacional, a importância do PPP e temas  transversais na escola.

             A leitura de conteúdos foi importantíssima uma compreensão significante no papel do professor de educação infantil como deve trabalhar para que as crianças interajam e desenvolvam seu intelectual para aprendizagem. Mesmo estando na sala de aula foi bastante importante e de grande relevância para formação profissional em educação.

.  


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A leitura do texto sobre o papel do professor e do ensino na educação infantil na perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin ampliou os conhecimentos a concepção do profissional para o ensino na educação infantil.

Sabe-se que a educação infantil ganhou um novo olhar a partir da Constituição Federativa de 88 quando, em seu Art. 205 diz que a educação é um direito de todos. Consequentemente novas leis foram sendo criadas com base na Constituição, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e base da Educação – LDB, Lei nº 9.394/96 que, em seu Art. 29 apresenta a educação infantil como a primeira etapa da Educação Básica, atendendo a crianças do zero aos cinco anos de idade.

Sendo a educação infantil a base da educação de qualquer indivíduo, pode-se afirmar que esta precisa ser muito bem planejada e desenvolvida, pois, entende-se que  uma base deve ser bastante sólida para suportar um edifício.

A educação infantil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) deve ser trabalhada a partir do cotidiano da criança, ou seja, daquilo que esta interage em seu dia a dia.

De acordo com os teóricos supracitados, Vygotsky, Leontiev e Elkonin, a criança se desenvolve através das interações que estas fazem no cotidiano. Isso significa que, se a criança não for submetida a momentos de impetração com outras crianças, seu aprendizado e desenvolvimento podem ser comprometidos, por isso, pode-se dizer o quanto a educação infantil é necessária à vida da criança.

É importante ressaltar que, em tempos passados, quando pensava em educação infantil, logo se imaginava uma creche onde as crianças eram levadas para serem cuidadas porque seus pais trabalhavam nas fábricas e indústrias. Porém, essa visão ou concepção de educação infantil tem ficado para trás, pois, essa modalidade de ensino proporciona às crianças momentos de grandes aprendizagens.

A BNCC (2018) apresenta as habilidades e os campos de experiências que devem conter nas escolas infantis, proporcionando assim um desenvolvimento completo da criança como apresentado no Art. 29 da LDB.

 Para que a criança se desenvolva e aprenda de forma satisfatória, deve-se levar em consideração a relevância do profissional da sala de aula, ou seja, o educador.

O professor da educação infantil precisa conhecer as crianças para trabalhar com uma prática pedagógica que atender às necessidades das mesmas. O papel desse profissional é de grande importância no aprendizado da criança dessa modalidade.

O professor se responsabiliza em desenvolver as diferentes habilidades e competências. A criança deve ser estimulada para se apropriar no processo de comunicação social, ao mesmo tempo, traz benefícios gratificante. Todos os educadores têm esta tarefa a cumprir. Levando para sala de aula, conteúdos a ser ensinado, onde os alunos possam compreender o mundo e explicar algo da realidade em que vivem, encontram novos desafios e necessitam ser criativos na busca de outras estratégias para conseguir atingir os objetivos a que se propõem.

Pode-se dizer que o adulto tem uma função imprescindível na vida de uma criança. De acordo com Vygotsky, a mediação do adulto no processo de desenvolvimento das funções psicológicas da criança é fundamental.

Sabe-se que por meio dos adultos, a criança assimila um amplo círculo de conhecimentos adquiridos pelas gerações precedentes, aprende as habilidades socialmente elaboradas e as formas de conduta criadas na sociedade. O professor tem essa função de possibilitar que a criança amplie seus conhecimentos a partir das interações com o seu próprio meio, seja com outras crianças ou com adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com