TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA PEDAGÓGICA

Por:   •  2/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.927 Palavras (12 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO PEDAGÓGICO DE ESTÁGIO

Cariacica

2019

Aline Lemes da Silva Ferreira

1098086

RELATÓRIO PEDAGÓGICO DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: Marisa Mayrink Santos Ferreira

Aline Lemes da Silva Ferreira

2019

Sumário

● Introdução

● Desenvolvimento

A escola e sua história ---------------------------------------------------------------------- XX

Os fundamentos e a prática do Projeto Político Pedagógico----------------------- XX

Identificação do espaço de atuação e aplicabilidade do trabalho do gestor -- XX

Os espaços das salas de aula -------------------------------------------------------------XX

Planejando e exercendo a docência -----------------------------------------------------XX

A avaliação da docência na escola de Ensino Fundamental – Anos iniciais---XX

● Considerações finais---------------------------------------------------------------------- XX

● Referências -----------------------------------------------------------------------------------XX

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo apresentar além de conhecer o espaço educacional e o desenvolvimento no Estágio Supervisionado, como objetivo, observar a metodologia utilizada em sala de aula pela professora administradora, contrapondo o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo da disciplina, realizado na turma do 4º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Estadual Fundamental Teotônio Brandão Vilela, no bairro Nova Rosa da Penha 2, Cariacica, no estado do Espirito Santo, no ano de 2019, como atividade avaliativa obrigatória no 6º Semestre no Curso de Pedagogia da Universidade – UNIUBE. Este relatório é composto por material descritivo de minha vivencia em sala de aula e das observações e das experiências vivenciadas no período de regência como estagio obrigatório. Considero neste, os aspectos presentes no currículo escolar e uma das maneiras de contribuir na aprendizagem da criança. Por meio das reflexões acerca do vivido no estágio, é possível considerar este momento de suma importância aos que realizam, o que nos traz resultados reflexivos sobre a prática docente

DESENVOLVIMENTO

A escola E sua história

Desenvolvi meu estágio supervisionado do 6º semestre na Escola de Ensino Estadual Teotônio Brandão Vilela, localizada no bairro Nova Rosa da Penha, no município de Cariacica no estado do Espirito Santo. A escola é bem grande, sua frente é ampla possui rampa e elevador para atender às pessoas com necessidades especiais, pois possui 2 pavimentos. No hall de entrada é acesso à Secretaria, onde trabalham as secretárias.

A escola possui no Ensino Fundamental I: 429 alunos, Ensino Fundamental II: 421 alunos e EJA: 263 alunos, totalizando 1113 alunos, tendo como diretora Josemaria Soares Nascimento, construída no ano de 1984. Sua estrutura física possui 14 salas de aulas amplas e arejadas e algumas com câmeras de vídeo monitoramento e uma sala de vídeo com ar condicionado e quatro delas foram mais recentemente construídas além de Laboratório de informática. Tais salas de aula são ocupadas pela manhã no Ensino Fundamental até o nono ano e a tarde pelos anos iniciais e no horário noturno pelo EJA.

Os dois banheiros para atender às crianças são bem organizados, adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, amplos e com espelhos, sabonetes, toalhas de papel e papel higiênico, tanto no banheiro das meninas como no banheiro dos meninos. Há também o banheiro dos professores.

A diretora da escola possui um gabinete de Direção que fica próximo à Secretaria e a salas dos professores. Há também a sala de Coordenação e a sala de Orientação, onde duas coordenadoras e duas orientadoras educacionais prestam atendimento a professores e alunos.

A cozinha é de médio porte, mas bem equipada e se revezam nela as merendeiras de uma empresa terceirizada e que leva a merenda para todas as escolas Estaduais, contratada pelo Estado e com o cardápio organizado por nutricionistas.

As auxiliares de serviços gerais são quatro e cuidam da limpeza e organização da escola nos três períodos citados.

A escola possui também biblioteca e quadra esportiva coberta inaugurada no mês outubro ano de 2019.

As festas e comemorações, assim como as apresentações e o canto diário dos Hinos, são feitos no pátio da escola e atualmente na quadra esportiva.

À seleção e organização dos conteúdos e do espaço escolar, são trabalhados os conteúdos da base da educação nacional para as séries iniciais do Ensino Fundamental, tais como, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística e Ensino religioso assim como aulas de literatura, e Educação Física, além de terem aulas de Projetos como o PROERD, projeto de canto e projeto circense e de EJA. Pude participar e contribuir com leitura e interpretação de textos dos alunos com mais dificuldades e em relação às quatro operações fundamentais e ao “saber a tabuada”. As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com