TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA PSICOPEDAGOGO II

Por:   •  25/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

GIRLAINE PEREIRA DA SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

TEOFILO OTONI/MG

2018

MINHAS SALAS DE AULA DO PASSADO

O que foi prazeroso lembrar?

O que foi desagradável rever?

Descreva uma sala de aula dessa escola lembrada?

Na escola 1: a escola que eu gostei muito. Escola Municipal Virgílio Rodrigues

Sempre é muito prazeroso lembrar dessa fase da minha infância. Lembro-me das brincadeiras e historinhas contadas na hora do recreio, dos coleguinhas de sala de aula, do meu primeiro contato com um quadro de giz, a primeira vez que eu conseguir ler uma palavra, a oportunidade de poder conhecer e conviver com novas pessoas, vivenciar novas experiências. Ao me recordar dos meus coleguinhas brincando, correndo para todos os lados, a saudade aperta. Minha professora com sua ternura e dedicação sempre nos dava todo carinho e atenção necessária, sempre nos recebia como um belo sorriso no rosto. A cantineira sempre fazia a merenda como toda dedicação. Não dá para descrever todo o carinho que tenho por aquela época, para mim, foi uma das mais importante e agradável etapas da minha vida. Com certeza foi muito gratificante estudar nessa escola.

Estudei 05 anos nessa escola e não tenho nenhuma memoria desagradável dela. Mesmo sendo uma escola cuja sala era multisseriadas, e que faltavam alguns recursos didáticos a nossa professora sempre dava um jeito de ensinar como os poucos recursos que ela podia utilizar, e mesmo com algumas dificuldades ela nunca deixava de dar a atenção necessária a todos os seus alunos.

Era uma escola pequena cuja sala era multisseriada, onde estudavam alunos do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano do ensino fundamental. Tivemos que aprender a esperar a professora dar atenção às outras séries, pois, só havia uma única professora para atender a todos. Até hoje na zona rural ainda utiliza esse mecanismo de aglomeração de séries, devido, o número reduzido de alunos não permitir que tenha outras salas. Havia um quadro simples que a professora dividia em partes para poder atender a todas as séries. As carteiras eram enfileiradas, tinha uma mesa que era da professora no canto esquerdo da sala, onde ela acostumava a corrigir as tarefas chamando um aluno de cada vez, havia cartazes feitos de cartolina coloridas com manuscritos nas paredes, figuras em E.V.A e piso de cimento amarelo.

Na escola 2: Escola que eu não gostei de estudar lá. Escola Estadual De Ladainha

Na verdade, eu também gostei de estudar nessa escola. Eu me lembro que quando comecei a estudar lá eu me deparei como uma escola totalmente diferente da anterior, a quantidade de alunos tanto nas salas como nos corredores, me chamou muito a atenção. Confesso que no meu primeiro dia nesta instituição eu pensei que ia ficar perdida. Mais ao longo dos dias fui me adaptando e tive o privilégio de conhecer e conviver com pessoas novas que ao longo dos anos se tornaram meus melhores amigos. Também tive o prazer de ter alguns professores que marcaram muito a minha vida, pela sua dedicação, carinho e sua maneira de transmitir seus conhecimentos, pois, eles sempre buscavam maneiras agradáveis e eficientes para transmiti-los. Então essa foi a parte mais prazerosa que eu me lembro. Que foi a convivência com essas pessoas maravilhosas que pude conhecer!

A parte mais desagradável e triste, foi relembrar o autoritarismo do diretor, ele era o dono do saber, onde ninguém tinha vez, nem voz, todos tinha medo dele. Também predominava a falta de interesse de alguns professores, as salas mesmo grandes superlotadas, faltava carteira de boa qualidade, as que tinham eram feitas de madeira e em péssimas condições de conservação.

Nessa escola todas as salas eram boas, bem ventiladas, grandes, com cadeiras e mesas enfileiradas, piso bom, tinha ventilador em todas as salas, boa iluminação, quadro de giz, a mesa do professor a esquerda, tinha projetores e uma sala de vídeo e uma de informática, mas nunca frequentamos lá, pois, sempre ela estava como algum defeito nas instalações, ou os computadores sempre estavam com defeitos técnicos, nunca funcionavam.

MINHA SALA DE AULA DO PRESENTE

Quando eu terminei o ensino médio, meu sonho era ingressar em uma faculdade, sendo que desde de pequena eu sonhava em ser uma pedagoga, e atuar em uma sala de aula. Mais infelizmente sem condições financeiras e a falta de tempo, devido eu ter que trabalhar eu tive que adiar esse sonho. Foi quando em 2017 vieram representantes da UNIUBE-Universidade de Uberaba, ofertar cursos na minha cidade, foi quando eu vi a possibilidade de realizar meu sonho. Ingressei na faculdade e comecei a estudar, com o auxílio de um computador através do Ambiente Virtual de Aprendizagem o AVA.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – UNIUBE ON-LINE – é um espaço que agrega recursos e ferramentas tecnológicas que tornam viável a elaboração e a disposição de materiais didáticos, bem como o acompanhamento e gerenciamento de situações de ensino.

 Através dele são disponibilizadas ferramentas que permitem aos alunos acesso a um determinado curso ou disciplina, onde o aluno tem acesso a vários tipos de ferramentas para auxilia-los aos estudos, através de salas de aula virtual os alunos terão acesso às disciplinas, as atividades propostas, vídeo aulas, entre outras. Também contara com o apoio de professores - tutores online para todas as disciplinas e um professor - tutor presencial no polo, há também ferramentas para auxiliar o aluno a interagir com os tutores através de central de mensagem, tira dúvida, SAE entre outros, também poderá contar com o auxílio da Biblioteca-virtual – Pearson, onde encontramos vários materiais didáticos que contribuíram para o nosso aprendizado e a nossa formação acadêmica. Também podemos contar com o apoio presencial direto do polo e do material didático impresso enviado ao nosso endereço de correspondência cadastrado no ato da matricula.

Foi de suma importância à criação deste sistema EAD, pois através dele muitos que não podem ter acesso a uma Universidade totalmente presencial devido a vários fatores como, por exemplo: a locomoção, falta de tempo, entre outros, poderão ter acesso. Já que a modalidade EAD possibilita que o aluno estude de forma prazerosa, através da plataforma, com flexibilidade quanto ao espaço e aos horários de estudos. Ele é um sistema bem prático e simples de navegar, bem acessível a todos. E com o avanço e a evolução da tecnologia hoje no mundo podemos acessa-lo através do tablete, celular, notebooks, computadores, entre outros. Ele se tornou um grande aliado para aqueles que querem fazer uma faculdade de forma mais pratica podendo acessa-lo sempre que tiver uma oportunidade e um local acessível aos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com