TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  14/9/2020  •  Artigo  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Nilda Marton Oliveira

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Silvia Bardy

Jacareí

2020


PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Trabalho final de conclusão do curso: Programa Dinheiro Direto na Escola

Silvia Bardy


PROJETO:

A IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA NA APLICAÇÃO DO PDDE

Jacareí

2020

PROJETO:

A importância da transparência na aplicação do PDDE

SUJEITOS:

  • Equipe Gestora
  • Professores
  • Funcionários
  • Pais/Comunidade
  • Membros da APM
  • Conselho Escolar
  • Secretaria Municipal de Educação

PROBLEMA:

Conseguir a participação massiva de todos os membros nas tomadas de decisões, pois o PDDE lida diretamente com a participação da comunidade escolar que é atualmente um problema enfrentado pela maioria dos gestores escolares, ficando assim difícil a conquista da autonomia das conquistas das escolas municipais. Portanto é necessário esse olhar atento, onde todos os Conselhos Escolares atuem de forma mais transparente possível à aplicação dos recursos.

OBJETIVO GERAL:

  • Elaborar e organizar maneira que garantam a participação efetiva de todos os membros: escola/comunidade

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Reuniões bimestrais para tomadas de decisões quanto ao destino da verba;
  • Palestras para ressaltar a importância do programa PDDE;
  • Buscar parcerias na comunidade escolar, valorizando o comércio local;
  • Intensificar a fiscalização dos recursos aplicados;

ESTRATÉGIAS:

  • Convocação por grupo de whatsapp;
  • Realizar as reuniões por meio de edital de convocação;
  • Mostrar a importância  e a necessidade  do PDDE para o  bom funcionamento da instituição escolar;
  • Realizar pesquisas de preços e verificar a legalidade das lojas;
  • Todas as reuniões/assembleias devem estar registradas em um livro ata específico.

Resumo

Esse trabalho tem o intuito de esclarecer sobre a engrenagem do sistema da merenda escolar na rede Municipal de Jacareí e também sobre a aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município. Esse programa financiado pelo FNDE oferece alimentação escolar para todas as etapas da educação básica. Serão abordados os assuntos  que dizem respeito à qualidade do produto final ofertado aos alunos, a aceitação e dietas especiais no município de Jacareí, a importância dos alunos estarem bem alimentados para terem melhor aproveitamento cognitivo, o cardápio mensal é pensado pela equipe de nutrição e aprovado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de modo a atender as necessidades nutricionais dos estudantes bem como agradar seus respectivos paladares.

Palavras chaves: Merenda; Qualidade; Procedimentos.

Sumário

Introdução        1

Desenvolvimento        2

Conclusão        4

Referência Bibliográfica        5

Introdução

O presente trabalho busca mostrar a qualidade da merenda escolar do município de Jacareí, buscando informações com a empresa responsável pela preparação através de conversas realizadas durante o período de permanência da equipe gestora de uma escola municipal da cidade de Jacareí. A merenda escolar do município possui financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e possui a fiscalização do Conselho da Alimentação Escolar (CAE).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

 O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, composto por, no mínimo, 7 (sete) membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo, representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) fiscaliza a qualidade da alimentação servida, o cardápio que é oferecido aos alunos e também fazem visitas às Unidades Escolares para verificar as instalações das cozinhas onde o alimento é preparado.


Desenvolvimento

A Secretaria Municipal da Educação por meio do Setor de Nutrição, é quem  faz a gestão da alimentação escolar regulando, fiscalizando e elaborando o cardápio mensal das Unidades Escolares, este último, no entanto, em sistema de parceria com a empresa de alimentos contratada por meio de processo licitatório. A empresa por sua vez se denomina por SHA Alimentos, que atende toda a rede de creches, EMEIs, EMEFs, EMEIFs e EJA do Município de Jacareí necessita cumprir uma série de exigências firmadas no contrato, que vão desde a seleção dos suprimentos, até os procedimentos que leva ao produto final, que é o prato pronto para os alunos nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com