TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Por:   •  12/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

CARLOS MICHAEL VIEIRA SANTOS

RELATO DE APRENDIZAGEM

ANAGÉ-BA

2021

Curso Competências Básicas

Tutor Katia Andrade

Cursista Carlos Michael

RELATO DE APRENDIZAGEM

[pic 2]

RELATÓRIO

Introdução.

O presente relatório tem como objetivo apresentar os conhecimentos adquiridos por mim durante o curso Competências Básicas do Programa Formação Pela Escola do FNDE, período de 17 de março a 23 de abril do ano corrente. Desejo a partir dos conhecimentos adquiridos nesse período de formação, poder contribuir com o desenvolvimento da educação básica do meu município, acompanhado a aplicação dos recursos destinados para a mesma, apontando prioridades e ações necessárias para que possamos ter uma educação de qualidade, acessível com igualdade e equidade para todos.

É de fundamental importância conhecer a política da educação do país, pois é através dela que podemos promover o melhoramento da qualidade de ensino para todos os cidadãos brasileiros. O FNDE é um órgão muito importante neste contexto, visto que é o responsável pela a execução da maioria das ações e programas da Educação Básica do Brasil. Em meu município podemos gozar de inúmeros benefícios provenientes dos recursos destinados pelo órgão em questão, tais como: PAR, PDDE, PNAE, PNATE, FUNDEB entre outras ações por meio de programas e projetos.

Desenvolvimento.

O curso contribuiu de forma significativa em meus conhecimentos, através do mesmo pude conhecer e compreender melhor as políticas públicas destinadas a área de educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a efetivação das ações advindas delas, bem como conhecer as fontes de financiamento da Educação Básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação.

A participação social no acompanhamento das ações voltadas a educação entre outras políticas públicas que visam o benefício, qualidade e desenvolvimento educacional da comunidade em que vivem é muito importante, pois assim todos contribuem de forma democrática na construção de uma sociedade com sujeitos livres e pensantes.

A partir dos conhecimentos adquiridos neste curso, pude perceber o grande e importante papel da sociedade junto ao poder público, para realizar o controle social dos recursos públicos transferidos pelo FNDE. Uma sociedade que conhece os seus direitos e deveres, colabora para o bom desenvolvimento de seu município, Estado e país e aponta para os gestores, como, onde e quando se deve aplicar os recursos destinados as políticas públicas que trazem melhoras para qualidade de vida de todos os cidadãos. O controle social é a participação do cidadão na gestão pública. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado. Assim, surge a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com