TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paper Infância e Suas Linguagens

Por:   •  7/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Dayana da Silva Cruz, Fernanda de Souza Mc Intyre, Jocileia Fernandes Estácio, Marlise Helena da Silva, Vera Lúcia de Sousa Dias ¹

Samanta Moreira dos Santos²

  1. INTRODUÇÃO

  O presente estudo tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da linguagem da criança desde seus primeiros meses de vida. É importante reconhecer que a literatura infantil é um dos aspectos de maior relevância para o desenvolvimento e educação das crianças.

A literatura é uma modalidade de ensino artístico que tem como matéria prima as palavras, os sons e o poder de conhecer novos vocábulos. Ela é de extrema importância para a formação de cidadãos mais conscientes, pois contribui para formação de sua capacidade intelectual e cultural. É de grande valia que os pais, estimulem o ato de ler desde cedo, aguçando o gosto pela leitura, pois é uma porta de entrada para o universo maravilhoso da literatura.

A literatura infantil inclui-se em sala de aula por meio de textos, contos, fabulas, crônicas músicas, parlendas e cantigas. Ela é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.

Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de indivíduos críticos, responsáveis e atuantes na sociedade. Pois vivemos em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

   

A literatura infantil no Brasil começou a ser publicada no século XIX, através de livros de poesia, contos, fábulas, tirinhas ou novelas juvenis. São muitos os autores literários brasileiros, o que nos permite perceber que ler e conhecer várias obras se faz essencial para um amplo repertorio de leitura.

Dentre esses autores temos:

*Monteiro Lobato é conhecido como o pai da literatura infantil, por ter sido um dos primeiros a desenvolver o estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia andam lado a lado. Sua obra mais famosa é o “Sitio do Pica-Pau Amarelo”.

*Mauricio de Sousa: um dos mais famosos cartunistas do Brasil, membro da Academia de letras, é o criador da turma da Monica que estimula várias gerações de crianças a criarem o hábito pela leitura através de histórias em quadrinhos.

*Ziraldo é muitos em um só, cartunista, desenhista, jornalista, chargista, pintor e dramaturgo, foi um dos fundadores da revista humorística o “Pasquim”; sua principal obra é sobre o personagem menino maluquinho.

*Ana Maria Machado, escritora e jornalista. Foi a primeira autora de literatura infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro livro foi “Bento que Bento é o frade” lançando também em 1986 “Menina bonita do laço de fita”.

*Flavia Muniz se dedica à literatura infantil há mais de 30 anos. A escritora tem uma coleção imensa e uma de suas obras é “Rita não grita”.

Podemos citar também outros nomes importantes para a literatura brasileira como: Edimilson de Almeida Pereira, Eva Furnari, Januária Cristina Alves, Lygia Bojunga, Maria Amalia Camargo, Nilma Lino Gomes, Oswaldo Faustino, Pedro Bandeira, Rafael Calça, Sylvia Orthof, Tino Freitas, Yaguare Yama.

A Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma sociedade, através da leitura ou por meio de histórias contadas.  

Já a leitura é um poderoso elemento para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e criativo das crianças e através dela que os pequenos descobrem novas possibilidades, novos mundos e vivenciam o imaginário, criando e recriando histórias para a sua vida, o que possibilita a compreensão da realidade.  

De um modo geral, podemos entender a literatura como um forma de compreensão da realidade que, por não ter um compromisso direto com a verdade instituída pela ciência, pela moral vigente ou pela racionalidade logica, pode valer-se de uma forma de discurso - ao qual chamamos de discurso ficcional -que consegue reelaborar  o real de um ponto de vista inusitado, e, na maior parte das vezes, faze-lo de uma maneira prazerosa, tem a virtude de promover ,através de um ponto de vista diferenciado, um certo nível de instrução e conhecimento, ao mesmo tempo que diverte o leitor.(SANTOS; POSSAMAI; PASQUALINI, 2013,p.19).  

 

Cabe pontuar que a inserção da leitura e de livros não tem idade, mas para que o momento seja prazeroso e rico, é importante que se tenha uma boa mediação, além da escolha do livro apropriado.  

 Para os bebês que começam seu processo de desenvolvimento, principalmente da visão, é necessário que se ofereça livros que chamem a atenção dos pequenos, tais como: livros de pano, de banho e aqueles que apresentam sons, texturas e contrastes, ensinando assim o bebê a olhar, apontar e responder, promovendo seu desenvolvimento social e sua habilidade de pensar.  

  A família tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças, pois é através dela que os pequenos começam a observar e copiar seus primeiros gestos, sons e hábitos. Vale ressaltar que é através do ambiente familiar que a criança deve receber seu primeiro contato com o mundo literário, e dessa forma, a leitura deve ser prazerosa para todos, sendo importante que os familiares escolham livros, canções, jogos e brincadeiras que proporcionem momentos agradáveis. Para que a leitura se torne um hábito, é interessante que ela faça parte da rotina desde sua infância.  

Sabemos que deveria ser de responsabilidade da família promover o primeiro contato com os livros no período precedente ao da escola, que poderia se dar, muitas vezes, por intermédio dos pais, avós, ou seja, no seio familiar, com histórias de fada, de animais, histórias inventadas. (SANTOS; POSSAMAI; PASQUALINI,2013, p.121).

Na infância a criança aceita com facilidade a fantasia, pois ela ainda está nos primeiros estágios de seu desenvolvimento e a imaginação surge como aliada para atribuir significados às coisas que ela ainda não consegue entender. Por isso, é tão importante aproximarmos a literatura infantil com o mundo dos pequenos o mais cedo possível, mesmo que ainda na gestação.

De acordo com Fernandes (2010, p. 203):  O primeiro contato que a criança tem com a literatura é através das histórias orais relatadas por seus pais ou adultos de sua convivência. Esse momento é uma oportunidade única de trabalhar sua imaginação e reflexão, permitindo sua participação num mundo de conflitos, impasses, soluções, etc., como um personagem ou como um observador. Nesse universo de sonho e magia a criança descobre lugares, tempos, culturas, valores éticos, e outros aspectos importantes do saber [...] ampliando sua visão de mundo.  

 

Nesse sentido, a literatura infantil ou de primeira infância é de suma importância para o desenvolvimento humano pois ela proporciona aspectos para a construção do pensamento e da imaginação, além de aprimorar a linguagem e fazer com que a pessoa criança consiga resolver seus problemas. Dessa forma o processo literário se faz importante para aprimoração da cultura fazendo com que se insira no meio social.

 A grande atração da literatura infantil são histórias com enredos baseados em contos de fadas, fábulas, ou por meio de formas, cores e animais conhecidos ou jamais vistos. O forte da literatura para as crianças se dá através da leitura ou por meio de imagens que ilustram e encantam a magia das cores e as formas.  

A leitura é fundamental para a formação e o desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que conseguimos adquirir novas habilidades e novos aspectos de vida, desde o modo pessoal quanto ao profissional; pois ela nos proporciona o conhecimento através das histórias, das culturas, de hábitos de vida das diferentes épocas e de diferentes sociedades. Além de contribuir para o desenvolvimento do aspecto cognitivo, que nada mais é, do que envolver diversos fatores como: o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória e o raciocínio.

O outro principal benefício do ato de ler, é promover o enriquecimento de seu vocabulário, ou seja, quanto mais o adulto ou a criança lê, mais palavras e significados ele conhecerá, tornando-o culto em diversos assuntos, fazendo com que ele tenha um maior senso crítico e desenvolva seu pensamento de forma racional, baseando-se em argumentos.

Se a leitura traz um novo significado na vida do ser humano e traz o poder de mudar o mundo em que se vive e que se o cerca, fazer com que o contato com a literatura se torne de grande importância desde o nascimento até a vida adulta, deveria ser um dos principais objetivos, tanto no contexto familiar quanto escolar, como um projeto de mudança de vida. (SANTOS, POSSAMAI, PASQUALINI, 2013).    

A linguagem também é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças em seu processo de ensino aprendizagem e dessa forma a fala entra nesse processo, servindo de base para a escrita e a leitura. Vale ressaltar que a fala não é o único meio de comunicação pois também temos os gestos, as formas, as expressões, os sinais etc. Na educação infantil, o hábito de contar histórias para crianças, deve ser visto como uma estratégia pedagógica importante para estimular a leitura e consequentemente, no desenvolvimento educacional infantil.

O ato de ler histórias na educação infantil é fundamental e cabe então, aos professores possibilitar oportunidades para que as crianças possam vivenciar as histórias contadas, pois a contação de histórias é um recurso muito utilizado na educação infantil e vem crescendo com mais força, pois quando realizada da maneira correta estimula a atenção, a curiosidade e a imaginação nas crianças, além de promover o desenvolvimento cognitivo e social e assim melhorando suas capacidades de comunicação. Ao ouvir as histórias, as crianças têm contato com novas realidades, tempos, lugares e comportamentos diferente, além de estimular a oralidade, comunicação e a expressão.

Patte (1987) nos diz que “ouvir histórias é uma das formas essenciais de “leitura”. (p. 179).

FIGURA 1- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 [pic 2]                  https://images.app.goo.gl/iTJDS2S3aCFWZTU1A.

A contação de histórias é uma arte e ao contar uma história deve-se usar a criatividade, a imaginação, utilizar expressões corporais e faciais, ter entonação de voz e usar recursos visuais para atrair a criança como: fantoches, teatrinhos, desenhos, entre outros. Para que a contação de histórias se torne ainda mais interessante e seja vista como uma estratégia pedagógica deve se criar dinâmicas incentivando atividades manuais e sensoriais como desenhos e pinturas, organizar uma roda de conversa em que as crianças possam fazer perguntas e contar o que acharam da história.

3. METODOLOGIA

Para melhor resultado deste trabalho, foram lidos e escolhidos diversos artigos, livros e vídeos que ajudaram bastante na produção do mesmo, contribuindo para o melhor conhecimento e servindo de base o que se pretendia mostrar. Os autores contribuíram de forma satisfatória e proporcionaram vontade de buscar mais além, e isso foi resultado da boa leitura.

A leitura permite o despertar de sentimentos e emoções, inspirando-nos a um ambiente repleto de possibilidades formuláveis, tantas quantas vezes forem necessárias, haja vista, o leitor, permitir-se conhecedor da sua aptidão em maior escala de pretensões, estabelecendo desta maneira, uma sólida relação de dados concisos, permitindo-se inferir, comparar, questionar, relatar e observar a essência do conteúdo. (KRUG, 2015, p. 06 ).

Por meio de várias pesquisas compreendemos que a leitura infantil tem como ponto chave o desenvolvimento da imaginação e da escrita. Adquirindo o gosto pela leitura, a criança contribuirá para o seu crescimento intelectual, cognitivo e visual.

Cada criança tem um sonho, e para a criança ter um sonho ela tem que ler e junto com tudo isso acaba virando uma brincadeira.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (82.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com