TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA INFÂNCIA

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.851 Palavras (20 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Raphaella Cangane da Silva Ferraz

Professor-Tutor Externo: Simone Rodrigues Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

PED2477– Prática Interdisciplinar Introdução a Prsquisa


RESUMO

A Educação Infantil é a primeira etapa na educação básica da criança, por este motivo deve ser um ensino de qualidade que sirva de base e pilar para toda uma vida, pois é nesta fase que devem ser estimuladas para se desenvolver e apreender a explorar o mundo. Para desenvolver o presente trabalho foram feitas diversas pesquisas utilizando do método qualitativo e descritivo, também utilizamos a experiência que já possuímos na área da educação para fundamentar a prática, tendo como objetivo esclarecer as múltiplas linguagens da infância e assim enriquecer nosso mundo acadêmico. Com as pesquisas, conseguimos entender mais sobre o tema e consequentemente conseguiremos ter maior habilidade no momento de desenvolver planejamentos de aula e assim aplicar com mais confiança.

Palavras-chave: Infância. Desenvolvimento. Ludicidade. Linguagem

  1. INTRODUÇÃO

Falar sobre Educação Infantil é invadir um mundo lúdico que para ensinar é preciso brincar. O presente trabalho abordará as diferentes formas de trabalhar com crianças e tratará das múltiplas linguagens da infância que são desde suas expressões faciais e corporais, seus primeiros balbucios, seus gestos, também citará outras linguagens como as artes visuais, a música, as brincadeiras e jogos, a linguagem escrita e oral, a educação e saúde, e também a matemática, podendo-se dizer que todas têm grande importância no desenvolvimento da criança. Primeiramente, será tratado da infância e suas linguagens, como elas se comunicam e como se desenvolvem através das múltiplas linguagens, em seguida, o assunto será o vínculo que o professor deve criar com a criança para desenvolver um trabalho prazeroso e de qualidade, fazendo a criança se sentir livre e capaz, também será abordado a afinidade entre escola e criança, pois elas precisam de um espaço onde se sintam acolhidas e sejam bem tratadas, e por fim, mas não menos importante, as múltiplas linguagens da infância, onde foi descrito diversas delas e feito registros fotográficos de algumas práticas vivenciadas por nós, acadêmicas, para fundamentar este trabalho.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS

As crianças em suas especificidades transformadas em sua rotina num verdadeiro espaço, elas vivem em um mundo imaginário que se transbordam fantasias e imaginações. Elas criam, sonham, brincam. Estas crianças precisam ser crianças, pois seu universo é rodeado de “inocências”, fazendo com que elas não percam este espírito, cortando suas fases de desenvolvimento, no objetivo de induzi- las já no seu mundo de adulto. Como educadores, temos a grande necessidade de observar alguns pontos que são primordiais para que nos tornemos alfabetizados nas múltiplas linguagens das crianças. Sabendo ouvir e entender as crianças, trazer de dentro de nós a criança que ainda existe e poder viver momentos de interação, transformar o nosso mundo em um universo mais infantil, para entendermos mais as crianças e suas necessidades, despertar a compreensão de suas culturas, possibilitando que vivenciem a sua infância.

As linguagens das crianças, ocupam um lugar de extrema importância para o trabalho pedagógico na Educação Infantil, pois a escola é mediadora no envolvimento das ações realizadas. Elas possibilitam que crie interações das crianças com a natureza com a cultura e criam em si, sua subjetividade e ingressando elas no mundo social.

De acordo com a Proposta Curricular da Educação Infantil, 2010, as várias formas de linguagens, permitem que as crianças estabeleçam múltiplas relações. Na Educação Infantil, necessitam de sistemas simbólicos que estabeleçam funções sociais, que desenvolvem acervos culturais com grande importância e que cumprem papéis essenciais para o desenvolvimento da criança.

Quando uma criança brinca, ela busca parceria, quando ela explora os objetos ela interage com seus pares e se expressa através de múltiplas linguagens. As crianças começam a tomar decisões através das regras das brincadeiras, por isso, brincar é a fundamental no desenvolvimento infantil e deixar ela se expressar sozinha, é melhor ainda. Através das brincadeiras constrói em si a consciência da liberdade, frisando as relações e fatos reais.

  1. PROFESSOR E CRIANÇA

Como educadores devemos entender que as crianças têm os seus momentos de gestos, movimentos, expressões e também choro. E como nosso dever, devemos compreender o que esta criança tentando nos dizer, pois ela sempre tem uma mensagem a ser transmitida. Devemos dar espaço para que elas se expressem e demonstrem suas necessidades e também suas personalidades.

Já dizia Lóriz Malaguzzi, pedagogo e educador italiano,

“A criança é feita de cem...

A criança tem cem linguagens (e depois cem cem cem)

mas roubam-lhe noventa e nove.

A escola e a cultura

lhe separam a cabeça do corpo... Dizem-lhe enfim:

Que o cem não existe. A criança diz:

Ao contrário o cem existe”

O professor deve fazer a criança se sentir livre, e não ir “cortando” as suas linguagens. O dever do professor é a ajudar a criança a desenvolver todas as suas linguagens. Jean Piaget dizia, “Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma”. Por este motivo que damos muita importância ao papel de professor, pois é ele quem auxilia em todas as fases do desenvolvimento da criança.

Quando um professor traz para dentro da sala de aula, contos de fadas, adivinhação, fábulas, parábolas e várias histórias encantadas, são dadas a entradas para o mundo da imaginação. Quando se entra neste mundo, abre para a criança diversas portas de ensino/aprendizagem. A ênfase que se dá ao lúdico é de extrema importância, a criança resgata seus exercícios de desenvolvimento e também aprende com o prazer de brincar.

Rubem Alves, sabiamente diz,

“Coisa gostosa é brincar! Brinquedos dão alegria: bonecas, pipas, piões, bolas, petecas, balanços, escorregadores... Os brinquedos podem ser feitos com os mais diferentes materiais: madeira, plástico, metal, pano, papel. Mas há brinquedos que são feitos com algo que a gente não pode nem tocar e nem pegar: brinquedos que são feitos com palavras”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com