TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PAPER-INFANCIA E SUAS LINGUAGENS.docx

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  4.923 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Antônio Carlos Fontes Santana¹

Edson Souza Santos

Luzia Érica Andrade Santos

Milena Vitória Cruz Santos

Valdeci Santos Reis Silva

Claudine de Souza Oliveira dos Anjos²

  1. INTRODUÇÃO

A educação infantil é o alicerce que permeia a vida educacional de todo individuo. É necessário que as crianças tenham boas bases ainda na educação infantil,para que não haja dificuldades e bloqueios na educação futura.   Por essa razão diz-se que devemos moldar as crianças para que tenhamos bons adulto futuramente. Para que se tenha um adulto preparado para a sociedade, tudo começa com a base, que vem lá desde a infância através dos estímulos que foram desenvolvidos. As múltiplas linguagens vem desde o nascimento do bebê, onde apresenta-se um mundo de linguagens. Entre as primeiras formas, tem o choro, sorriso, formação de palavras e gesticulacões   para expressar o que deseja ou o que está sentindo.

O principal objetivo desse trabalho é mostrar a importância de trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil, e o quanto a mesma é fundamental e indispensável para traçar novos métodos de aprendizados. Além do mais, analisar a resultância do emprego de novas formas de linguagens ainda nos anos inicias.  A forma oral é a primeira linguagem do aluno com o professor, onde um entende o que o outro quer e os dois em conjunto com a família desenvolvem a comunicação, vale lembrar que esses estímulos devem ter inicio no âmbito familiar.

A elaboração desse trabalho inicialmente irá proceder falando sobre o tipos de linguagens presente na educação infantil, a forma como essas linguagens se apresentam, sustentado é claro com bases teóricas. Em seguida será abordado a metodologia aplicada sequencialmente com os resultados obtidos na qual traz uma concepção em relação aos resultados obtidos no trabalho em todo seu contexto.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A linguagem é um meio de comunicação humana, todo e qualquer indivíduo utiliza da linguagem para se comunicar, seja ela verbal ou não verbal. Na infância, as crianças utilizam múltiplas linguagens, o que se consegue por meio da imaginação, criatividade, ludicidade, simbolismo e representação. Desde o momento em que uma criança nasce, ela é cercada por várias línguas, que são basicamente línguas faladas. O vocabulário inicial de uma criança é o resultado de sua formação familiar, especialmente de seus pais. Nesse caso, a criança buscará rapidamente recursos que possibilitem ao seu interlocutor compreendê-la. Segundo Vygotsky (2000) a comunicação representa a função primordial da fala, aos poucos a criança vai utilizar as palavras como instrumento para a comunicação. Se observarmos ao nosso redor vê-se que, crianças de poucos meses já sentem a necessidade de utilizar recursos de comunicação.

A Base Nacional Comum Curricular corrobora com essa informação ao apontar que:

[...] desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação. Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. (BRASIL, 2018, P.42)

Na educação infantil é de grande relevância trabalhar as múltiplas linguagens, logo que, a mesma permite as crianças compartilharem observações, ideias e planos, revelarem pensamentos, sentimentos, emoções e valores. Assim, a utilização das múltiplas linguagens suscita o desenvolvimento integral das crianças de forma significativa, representando uma riqueza de possibilidades, estimulando a linguagem escrita, oral, visual e simbólica.

Para tanto Bonfante e Camarg (2017), explica que:

A Educação Infantil é hoje etapa obrigatória na educação básica, pois, tem o objetivo de ampliar relações sociais na interação das crianças com outras crianças, com adultos, além de conhecer seu corpo, espaço, brincar e expressar-se utilizando diferentes linguagens. As múltiplas linguagens ocorrem por meio de exploração do ambiente, brincando, imaginando, expressando suas emoções, pensamentos, desejos e sentimentos, e também, construindo significados.  (BONFANTE e CAMARG, 2017, p. 72)

As crianças que frequentam a educação infantil estão em constante processo de socialização assim é essencial o professor promover situações de aprendizagem lúdicas, desenvolvendo a criatividade e os conhecimentos por meio de jogos, música, dança, ou seja, aprender brincando. Também é importante comtemplar linguagem plástica-visual, por meio da pintura, colagem, recorte, desenho e modelagem. Na a linguagem gestual-corporal, é trabalhado brincadeiras na parte externa da escola como jogar bola, pular corda, brincar na areia, com água, argila. É fundamental que o professor utilize a linguagem própria do livro para que ele não perca a sua riqueza e as crianças aos poucos adentrem no mundo da linguagem literária, e com isso venha aguçar curiosidades.

Nesta ótica, é válido ressaltar a importância da presença do adulto e a sua participação no desenvolvimento da criança. Pois, esse desenvolvimento, não trata apenas da criança, mas também do cultivo e das possibilidades que o adulto apresenta, seja ele o pai, mãe e/ou professor.

 Uma importante lição de nossos colegas na pré-escola de Reggio Emília, portanto, é que, quando os adultos comunicam um sincero e sério interesse pelas ideias das crianças em suas tentativas de se expressarem, um trabalho rico e complexo pode ocorrer, mesmo entre crianças pequenas. (EDWARD; GANDINI E FORMAN. 1999 p.49)

O contar de histórias, por exemplo, é uma das práticas mais enriquecedoras de conhecimento e criatividade, por ser uma atividade comunicativa, o contar de histórias além de desenvolver e enriquecer a criatividade e a imaginação, aprimora também as linguagens oral e escrita, além de incentivar a leitura. Propor situações de aprendizagem através de cantigas também é uma excelente maneira de desenvolver e trabalhar múltiplas linguagens, logo, aborda a linguagens escrita, plástico visual, sonoro-musical e também dá ênfase no processo de letramento.

Os autores Bonfante e Camarg, (2017) reafirma isso, ao dizer que “As interações, os conhecimentos e o desenvolvimento que as múltiplas linguagens possibilitam às crianças na pré-escola são de suma importância e desse modo devem fazer parte do cotidiano infantil e das práticas pedagógicas de professoras e professores.” (p. 77). Isto é, o trabalho com as múltiplas linguagens torna-se fundamental na educação infantil.

“A gente tem vários eixos: a linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, o movimento, que é superimportante, especialmente para as crianças que a gente atende aqui”. (ANDRADE,2010, P.167). Dessa forma, é interessante fazer um trabalho que possa relacionar esses eixos e o trabalho seja colaborativo entre movimentos, linguagens e outros.

As múltiplas linguagens contribuem no desenvolvimento integral das crianças permitindo que ela expresse a si mesma, explorando o ambiente onde está inserida.  Todos aspectos supracitados favorecem o desenvolvimento da criança e também ajuda o professor a avaliar e a desenvolver seu planejamento de ensino. O professor da educação infantil deve ter uma ação pedagógica que articule as múltiplas linguagens inerentes no processo de aquisição do conhecimento, colocando as mesmas em prática para atingir suas metas educativas.

Ao mesmo tempo que enriquece as possibilidades de comunicação e expressão, a linguagem representa um potente veículo de socialização. É na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. Cada língua carrega, em sua estrutura, um jeito próprio de ver e compreender o mundo, o qual se relaciona a características de culturas e grupos sociais singulares. Ao aprender a língua materna, a criança toma contato com esses conteúdos e concepções, construindo um sentido de pertinência social. (BRASIL,1998, p. 24)

Partindo desse pressuposto, Vygotsky (1991 p.103), aponta que o pensamento e a fala são dois processos dependentes, “ao longo da evolução do pensamento e da fala tem início uma conexão entre ambos, que depois se modifica e se desenvolve”. Assim o contato com as múltiplas linguagens revela diferentes maneiras de expressar o pensamento e por consequência opiniões e singularidades daqueles com quem a criança interage.

Vale ressaltar que as interações com a criança exercem fundamental importância, para o desenvolvimento dela. Oliveira (2008) diz que:

O desenvolvimento da capacidade de perceber e produzir sons da fala é o precursor mais direto da linguagem. Os bebês logo discriminam sons são sensíveis a entonações, passam seletivamente a reagir a sons próprios de sua língua materna, enquanto esquecem os outros. Tal desenvolvimento vai se enriquecer com a formação da capacidade tanto de categorização de objetos, que será a base da denominação e da referência, como delimitação e memória, necessárias para reproduzir padrões vocais e gestuais. Este trabalho formativo se prolongará por toda a vida, especialmente por meio da educação escolar e garantirá a aquisição, reprodução e transformação das significações sociais culturalmente construídos. (p.150).

Portanto, a simples interação com a criança já favorece a construção das múltiplas linguagens, contudo, não pode ser o único estimulo. Para isso o professor deve contar com diferentes mecanismos para que a comunicação possa acontecer por diferentes meios. As Brincadeiras, contações de histórias, as artes, são estratégias propícias para esse desenvolvimento de socialização, e aprendizagens sociais e culturais.

Abaixo segue algumas figuras que representam a forma como as multiplas linguagens acontecem a são percebidas em sala de aula.

Figura. 1[pic 2]

Cantinho da construção. Disponível em: https://escolaexperimental.com.br/cantos/cantinho-da-construcao/ Acesso em: 09 de maio. 2021

Figura.2

                        [pic 3]

As cem linguagens da criança e a aprendizagem da língua escrita. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/as-cem-linguagens-da-crianca-e-a-aprendizagem-da-lingua-escrita/ Acesso em: 09 de maio. 2021

Figura. 3

[pic 4]

A importância das múltiplas linguagens da educação infantil. Disponível em: . Acesso em: 14 de maio. 2021

As imagens supracitadas foram tiradas da internet e são exemplos de algumas linguagens das crianças. Através desses exemplos de linguagens é possível perceber a dinamicidade e a multiplicidade das linguagens infantis, na qual cada uma apresenta sua impôrtancia na vida e no aprendizado das crianças, logo, cada uma das linguagens são essencias para o desenvolvimento do saber e para o conhecimento mais amplo do mundo a sua volta. O aprender é um processo de conhecimento em que não se pode ficar aprisionado em poucas linguagens, sendo preciso explorar o maior número possível  destas para uma maior aprendizagem das crianças.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (870.1 Kb)   docx (773.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com