TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Empresarial

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

Pedagogia Empresarial

Etapa 01

Passo 1.

A atuação do Pedagogo dentro das organizações tem sido de grande valor e necessidade no andamento da empresa, visto que, por conta do avanço da tecnologia exige-se mais Capital Humano para saber dominar os recursos altamente tecnológicos. Não basta apenas ter uma base de conhecimento sobre determinada função ou cargo, é necessário também buscar alternativas por meio de criatividade, inovação e praticidade no mundo corporativo. Os investimentos tecnológicos aplicados e adquiridos por essas empresas exigem que o colaborador saiba ter domínio sobre essa ferramenta e fazer com que ela não seja apenas um ajudador em alguma função, e sim que seja agente multiplicador de trabalho, produção e conhecimento.

Com tantas informações, exigências, cobranças por resultados, metas, inovação, adaptação a altas tecnologias, muitas vezes os colaboradores acabam se sentindo sobrecarregados com tanta informação, isso gera conflitos, um ambiente não muito harmonioso, estressante e sem motivação para exercer seu trabalho da melhor forma. O Pedagogo chega nas empresas buscando rever esses percalços causados pela rotina desgastante, com palestras, ideias, campanhas, cursos entre outros métodos visando a compreensão, afeto, espirito de equipe, dialogo, empatia, afeto e respeito entre a equipe.

O ser humano por ser um ser racional precisa de fato desse tratamento mais acolhedor e com cuidado, não só no âmbito profissional, mas em todos os campos da sua vida, trabalhar esse lado motivacional é essencial para que ele exerça suas atividades da melhor forma possível, buscando sempre aprimorar suas habilidades e competências, trazendo para si inovação, criatividade e entusiasmo em tudo aquilo que fizer. A competitividade nos dias atuais nos faz ver que muitas vezes deixamos de lado valores, costumes e princípios que se usados no nosso dia a dia com a vontade de dar o nosso melhor e buscar passar isso para as pessoas ao nosso redor evitaríamos transtornos desnecessários e ambientes pesados, difíceis de se conviver e trabalhar.

O trabalho pedagógico existe para trabalhar justamente esse lado dinâmico das organizações corporativas trazendo aos seus colaboradores campanhas motivacionais, palestras, cursos que aguçam a criatividade, a inovação e as tendências do mercado. Melhorando cada vez mais as competências do funcionário tornando-o completo em sua função, com vasta informação e formação diversa na sua área, buscando desempenhar seu papel de forma solida e inovadora.

O diferencial do Pedagogo que atua na área Empresarial é trazer metodologias, informações, motivações, conhecimento e atitudes que não seja de costume da empresa, não há como ser um agente motivacional trazendo as mesmas pautas que já são abordadas no dia a dia dos funcionários que ali estão. É necessário trazer algo novo, inspirador e motivador, desenvolver esses profissionais com a ajuda do Recursos Humanos melhorando assim a mão de obra, capacitação dos serviços, e resultados que a empresa almeja.

As empresas optaram por investir em profissionais nessa área justamente para trabalhar essa vontade de trabalhar, criar esse ambiente de trabalho acolhedor, tranquilo, e cativante, já que boa parte do dia seus funcionários ficam na empresa, se faz necessário ter relações saudáveis, de descontração, bem estar, isso os motiva a sempre trabalhar em equipe com garra e determinação.

Passo 2.

A pedagogia empresarial busca trazer a educação corporativa agregando conhecimento que identifica e desenvolve as pessoas no âmbito corporativo. Esse profissional tem base e conhecimento para trabalhar na área de recursos humanos, trazendo um clima mais humano dentro das organizações. Ainda sobre os benefícios e objetivos da Pedagogia Empresarial é que essa área também visa estratégias e metodologias que garanta a melhor aprendizagem e apropriação de conhecimentos, tendo como foco maior o desenvolvimento comportamental tanto na parte pessoal como profissional de seus colaboradores.

Em função de toda a mudança e informatização da atualidade o pedagogo traz à tona visões críticas e visionarias capaz de se adaptar a mudanças constantes no mundo corporativo, por meio de treinamento e desenvolvimento individual e em grupo, buscando alcançar os objetivos e resultados esperados dentro da corporação. Esses treinamentos são ministrados focando os relacionamentos interpessoais, profissional e individual. Esse profissional atua também como mediador e facilitador, podendo provocar mudanças no perfil dos colaboradores, contribuindo para o fortalecimento da sua confiança, flexibilidade, criatividade, senso crítico e despertar o desejo de aprender novas funções, tornando-se um profissional completo.

A Pedagogia é a ciência da educação, sendo assim, ela pode ocorrer em vários espaços, sendo um ambiente formal ou não formal, mesmo o pedagogo tendo esse conhecimento, didática e profissionalismo, ainda assim é um tanto complexa a atuação dele no âmbito empresarial, devido à diversidade de opiniões, ponto de vista, costume, e cultura de cada pessoa. Nesse caso, o seu papel é se manter neutro de uma forma que traga a harmonia e trabalho em equipe, dentro de cada particularidade. Vale ressaltar que o pedagogo deve ter plena ciência do seu papel na sociedade de inúmeras formas, e dimensões que lhe são atribuídas, pois ele é um educador como um todo.

De acordo com as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia a função docente se estende na sua pluralidade, não apenas ficando focada no espaço escolar, ele se faz importante pois carrega consigo o dom de ensinar e transmitir conhecimento aos seus alunos com didática, ética e amor, objetivando o mesmo a sempre ter um olhar crítico diante da sociedade. Sabendo se portar, interagir, e conviver de forma harmoniosa e empática.

Etapa 02.

Passo 1, 2 e 3.

• Criatividade

• Disciplina

• Inovação

• Liderança

• Emoção

• Intuição

• Sensibilidade

• Lógica

• Atitude

• Versatilidade

• Estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com