TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Empresarial

Por:   •  18/4/2022  •  Artigo  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 11

Pedagogia Empresarial

A pedagogia empresarial e suas contribuições para o setor empresarial

Resumo

As empresas apresentam possibilidades de atuação de pedagogos e com maior visibilidade no início do século XX,o atual trabalho tem como objetivo a reflexão do papel e a seriedade da atuação pedagógica na conjunção das empresas para capacitar e integrar os colaboradores no ambiente empresarial.Abordamos a importância do pedagogo empresarial e seu papel dentro de uma empresa,a elaboração de projetos em parceria com recursos humanos e principalmente os benefícios para as empresas que buscam obter esse profissional,buscou-se identificar quais são as principais atribuições do profissional pedagogo empresarial e como se processa a interação com os colaboradores das empresas através de atividades  motivacionais em grupos nos setores que se encontra com maior necessidade de obter resultados positivos e melhorias para maior desempenho da equipe,a observação diária do pedagogo é muito importante para suas aplicações de projetos e mudanças necessária para cada empresa que atua , principalmente na produção do ensino e aprendizagem.Ao fim do estudo,averiguo que a atuação do pedagogo nas empresas,consegue gerar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores potencializando suas habilidades e capacidades por meio de técnicas de desenvolvimento em exercícios. O pedagogo empresarial é um profissional extremamente necessário para as empresas, pois suas contribuições estão voltadas ao desenvolvimento humano,pois todo colaborador que obter cada vez mais conhecimento e prática,tende a trazer resultados cada vez melhores para empresa,tornando algo positivo para sua carreira e para a empresa.

Palavras-chave: Pedagogo .Empresas.Recursos Humanos.Práticas Pedagógicas.

1.Introdução

O curso de pedagogia não se destina somente á formação de professores para desempenhar funções de magistério na educação profissional e apoio escolar.São inúmeras as especializações que um profissional da pedagogia pode exercer durante sua carreira,dentre elas destaca-se a pedagogia empresarial. As funcionalidades do pedagogo empresarial,observa-se nas práticas pedagógicas como nas práticas administrativas, por este modo, o seu envolvimento na empresa é tão positiva, para que consiga modificar os comportamentos dos colaboradores das empresas agregando valores pessoais e profissionais,tornando-a cada vez mais competitiva e com maior lucratividade.

O trabalho do pedagogo empresarial deve ser de estruturação em apontadas áreas problemáticas da empresa.Neste estudo temos como objetivo a reflexão do papel e a seriedade da atuação pedagógica,na conjunção das empresas para capacitar e integrar os colaboradores no ambiente empresarial e argumentar a real importância desse profissional e seu papel nas empresas.A questão principal é: qual a importância das ações do pedagogo dentro das empresas?

Vamos aprofundar nosso estudo e procurar entender um pouco sobre a pedagogia empresarial.

2.Metodologia

          Este trabalho é uma pesquisa qualitativa de estilo exploratório descritivo, tomando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica.

Na pesquisa bibliográfica foram consultadas várias literaturas relativas ao assunto em estudo, artigos publicados na internet e que possibilitaram que este trabalho tomasse forma para ser fundamentado.

Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. A sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.

3.Pedagogia e Pedagogia empresarial

Pedagogia é o curso para quem tem interesse em ensinar,orientar e educar pessoas em diversos aprendizados da vida,seja em domínio escolar ou não.

Atualmente as maiores oportunidades de trabalho para pedagogos estão nos ambientes escolares,no entanto,faz algum tempo que a pedagogia vem  se ampliando e diversificando suas áreas de atuação,fora dos ambientes escolares.Os pedagogos tem sido procurados por empresas de médio e grande porte, que estão sempre em busca de profissionais com boas capacidades de comunicação e conhecimento do comportamento humano,não é por acaso que quem se forma em pedagogia encontra oportunidades em hospitais e departamentos de recursos humanos de empresas.

A pedagogia empresarial consiste na atuação profissional  nos departamentos de recursos humanos de uma empresa,o seu objetivo é desenvolver táticas de ensino alinhadas com as necessidades dos colaboradores e da empresa,assim o pedagogo contribui para o treinamento dos colaboradores e sua melhoria na carreira.

As ações educativas têm efeito direto no bom encaminhamento do trabalho e no crescimento positivo da produtividade.A própria lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN,1996)N°9.394/96 ao avaliar a educação com um processo formativo que se desenvolve no âmbito familiar,na convivência humana,no trabalho,nas escolas e universidades,nos movimentos sociais e organizações da sociedade e em manifestações culturais de  todos os tipos direciona outros lugares,e não somente nos ambientes escolares,como possibilidades de atuação do pedagogo.

O crescimento dos colaboradores reflete na entrega de valor para a empresa, com treinamentos e educação adequados, os profissionais ganham ferramentas para atender ao cliente e lidar com os processos internos com mais eficiência. Logicamente, isso afeta os resultados financeiros.

4.Papel do Pedagogo empresarial

O pedagogo no ambiente empresarial é um profissional focado ao desempenho produtivo das pessoas,direcionado no desenvolvimento das habilidades,competências e capacidades envolvidas no processo.Seu objetivo principal é o desenvolvimento pessoal,comportamental que visa o aprimoramento de desempenhos,aumento da produtividade e das relações interpessoais.Para isso, prepara o potencial humano frente as novidades tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (278.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com