TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia Reggio Emilia

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, analisar o lugar ocupado pelas crianças nas praticas pedagógicas e o protagonismo infantil, ou seja, a criança participa de ações sociais por meio de projetos e sugestões. Considerando que a educação infantil deve permitir conhecer a realidade social, cultural e natural, com a qual a criança interage, proporcionando experiências ricas e diversificadas. E também a abordagem do trabalho realizado na região de Reggio Emília na Itália realizando uma breve discussão metodológica, onde que os adultos têm como tarefa prioritária a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança.

A PEDAGOGIA DE REGGIO EMILIA

Loris Malaguzzi nasceu em 23 de fevereiro de 1920, se formou em pedagogia na Universidade de Urbino. Em 1940 ele começou a ensinar nas escolas primarias 1941-1943 em Sologno em uma cidade perto de Reggio Emilia, num município de Villa Minozzo. Após a segunda guerra Mundial ele se juntou ao projeto ambicioso de um grupo de pessoas, onde uma cidade cheia de escombros e junto dela a necessidade de reconstruir o tecido social, cultural e politico da comunidade seria o caminho de construir uma escola com as próprias mãos, e com isso contribuía com a formação humana, pudesse garantir que Auschwitz não se repetiria.

Malaguzzi era inspirado pelas ideias novas de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori, e com Venda dos detritos dos tempos de idos virou matéria prima para as construções do novo, Com a venda dos metais, restos de bomba e construções abandonadas, começou a ser construída a velha creche, ele passava pelo local e se encantou com o que viu, começou assim o processo de construção das redes de escolas infantis de Reggio Emilia. Em 1963 o Município de Reggio Emilia foi feita a abertura do primeiro jardim de infância para crianças de 3 a 6 anos este foi um marco importante, em 1970 o primeiro jardim de infância para crianças de três meses a três anos aberto pela cidade em resposta ao pedido de mães que trabalham 1971 Malaguzzi importo primeiro texto reservados para os professores, em 1976 foi responsável pela supervisão da revista mensal “Zerosei”, 1980 ele fundou em Reggio Emilia no grupo Ninhos Nacionais e Infância, em dezembro de 1991 a revista norte-americana Newsweek a nomeação asilo Diana como a instituição mais avançada para crianças do mundo, neste reconhecimento 1992 o prestigiado lego e em 1993 recebeu o premio em Chicago Kohl. Em janeiro de 1994, em Reggio Emilia, Malaguzzi morreu de repente, no mesmo ano foi fundada Reggio Children, no dia de 9 fevereiro de 2001 o presidente da republica Carlos Azeglio Ciampi concedeu-lhe a medalha de ouro para a memoria “ Sobre a educação, cultura e arte.”

A metodologia utilizada em Reggio Emilia e a valorização da linguagem

Das crianças, organização do espaço, aonde que ao mesmo tempo acolha as crianças, com a proposição de atividades que promovam a sua autonomia em todos os sentidos e juntamente com a participação dos pais. Mostrando que a escola não deve trabalhar só a linguagem codificada, mas valorizando as experiências reais e a exploração com os olhos com o paladar.

Já o protagonismo infantil e reconhecer as crianças como sendo atores sociais tanto nas suas próprias vidas como na escala social, exige que reconhecessem como pessoas com direitos, indivíduos com critérios, capacidades e valores próprios participantes de seu próprio desenvolvimento pessoal e social. Para que a criança aprenda e se desenvolva e preciso que esteja em um ambiente social, em intercambio com outras crianças e adultos, que a através das interações as crianças criam regras nas brincadeiras, imitam, transgredem e desenvolvem a linguagem. A brincadeira supõe a existência de um contexto sociais e culturais que auxiliam a criança a recriar a sua realidade, utilizando recursos simbólicos próprios, e que quando partilha com outras crianças supõe um processo de comunicação, pois as crianças pensam de maneira diferente dos adultos.

O protagonismo, não é só uma proposta conceitual senão possui de modo inerente um caráter politico, social, cultural, ético, espiritual, que, portanto reclama uma pedagogia e convida a repor o status social da infância e do adulto, de seus papeis na sociedade, também significa assumir responsabilidade, contribuir e construir conjuntamente, em tal sentido considerando como ponto de união, não e um eu protagonista, e um nós, sua influencia pode ver-se plasmada nas próprias definições de crianças e adolescentes que incorporam este termo nas definições que vão construindo sobre a participação e um dos eixos fundamentais para promover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com