TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia da Autonomia

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo livro pedagogia da autonomia

Pedagogia da autonomia de paulo Freire gira em torno da formaçao docente ao mesmo tempo que se reflete sobre a prática educativa progressiva.O livro se resume ao pensamento de paulo Freire.O autor lutou durante toda sua vida pela educação e isto fica bem nitido nesta sua obra.ele conta seu conhecimento com experiencia de causa.

A obra pedagogia da autonomia fala  sobre os saberes necessarios para a prática educativa,do professor Paulo freire no qual se dividiu em cinco partes em que se consiste em três capitulos. Cada capitulo consiste em nove subtemas.ja a introdução o autor expressa suas primeiras palavras.

Capitulo 1

O primeiro capitulo está intitulado não há docência sem discência o autor apresenta a ideia principal que se pode aprender enquanto se ensina.o seu argumento para este pensamento.É o aletra que ele deixa sobre a importância do aprendizado na construção do saber.que vai se desenvolvendo ao longo do tempo.freire vai mais além confirmando que neste processo de aprendizagem pode gerar em seus alunos uma curiosidade que vai crescendo essencialmente para sua formação.

O autor traz alguns saberes essenciais para o trabalho docente a formação deve estar presente na formação profissional quanto na pratica educativo critica.a atitude dos alunos e professores atraves da mudança abre espaço para pesquisas imprecindiveis apontadas por freire.

O saber institucional e popular faz com que os jovens insatisfeitos com a situação em  que vive possa usar seu inconformismo para interagir com o mundo e modifica lo.

Para concluir as ideias apresentadas neste capitulo freire faz uma analise para melhor abter as informações da pratica de ensino como por exemplo usar seu cotidiano para que os educandos possam melhor se desenvolver os conteúdos.E assim possam rejeitar qualquer descriminação e assim possam usar as ideias e aprender em seu ambiente escolar.

Capitulo 2

O segundo capitulo esta entitulado Ensinar não é trasnmitir conhecimento a ideia e falar sobre a importancia do saber a verdade no sentido de ensinar e assim criando ideias para construção e produçãodo conhecimento.

A preocupação é o ensinar o ambiente onde esta sendo feito onde a criaçao de algo possar ser feito onde os alunos possam estar participando.Dessa maneira acreditamos que estamos defendendo a indentidade do educando.Onde a base é o trabalho humanista,podemos afirmar que ensinar depende de ter saberes como humildade, tolerancia ,alegria, esperança.qualidades que são para melhorar a realidade.

Freire afirma o inacabamento do ser humano onde o  homem busca conhecimento que faz parte de sua formação, com o passar do tempo o homem se abastece de conteudos e busca uma forma de conviver para melhor se acomodar.

A ideia traz consigo a questao de seu inacabamento onde fica condicionado em uma busca permanente social.onde o professor precisa respeitar a autonomia do aluno.assim os educandos possam se desenvolver de melhor forma.

Para a formação do educando a autonomia e importante mas cabe ao professor colocar limites para evitar excessos,usar de bom senso desenvolvendo relações sociais, economicas e familiares.se não estiver essas bases o professor acaba desenvolvendo um papel autoritario.Então usar o bom senso em seu favor para promover a curiosidade e a  criticidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com