TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectiva da organização do espaço educativo na educação

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A finalidade desse trabalho é compreender e identificar a perspectiva da organização do espaço educativo na educação, bem como os métodos que poderão ser inseridos em sala de aula ao efetivar a prática pedagógica. Apresentado posteriormente sua visão quanto o processo de ensino e aprendizagem, atráves de uma proposta para desenvolver o tema apresentado para crianças de 4 a 5 anos por meio da literatura infantil e contos de história.

Sem dúvida a papel do professor é conduzir o conhecimento de forma sistematizada, contudo, a sua função é para além desses conhecimentos transmitidos aos educandos, ou seja, o professor também tem a função de auxiliá-los a terem uma visão crítica e democrática, por meio da transmissão de valores e atitudes éticas estimulados uma visão crítica referente ao meio o qual estão incluídos.

É preciso ainda que o professor domine os conteúdos a serem ensinados permitindo que seus alunos desenvolvam aptidões e habilidades para que possam assimilar os conteúdos de forma satisfatória promovendo o processo de aprendizagem dos mesmos.

3. DESENVOLVIMENTO

Na educação infantil, o currículo nacional vem sendo muito contraditório, pois muitos responsáveis veem a forma de colocar em de diferentes formas, pois conta com a diferente visão dos pais, das crianças, dos gestores e professores. Depende muito do bom senso, pois, no Brasil sempre foi difícil aceitar uma proposta de currículo para a educação infantil. Sendo que essa rejeição seja mais associada por causa da preferência, pois muitos preferem utilizar da expressão que veem no ensino fundamental e ensino médio, sendo elas: projeto pedagógico e/ou proposta pedagógica. Más é indispensável esse modo de trabalho diferenciado para a educação infantil, porque o método de ensino que passarmos para nossas crianças, é esse método que ele levará como certo para o resto de sua vida.

O projeto pedagógico e/ou proposta pedagógica é plano que define e orienta as metas utilizadas nas instituições de ensino para seguir como base e parâmetro para que as metas sejam alcançadas de acordo com o planejado para as crianças que faram partes desses alunos consigam adquirir o conhecimento e tenham um bom desenvolvimento, o desenvolvimento desejado.

Na execução desse projeto, que pode ser entendido como as práticas educacionais, que organizam seus projetos, de acordo com o conhecimento adquirido em meio da sociedade que precisa estar engajado com a instituição, que tem o poder de interferência positiva para que seja construído a identidade das crianças, pois é daí que sai sua formação, uma parceria entre a instituição e a família, pois é desse engajamento que se tira a base para formar bons cidadãos.

Para formar um currículo educacional infantil, é necessária a junção da experiência da criança com o conhecimento da sociedade que são o patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico, pois tudo que vem a somar é bem-vindo.

Para efetivar as práticas, é usado nada mais que o relacionamento entre as crianças e o professor e outras crianças, pois é daí que se cria a identidade de cada um.

A gestão que deu essa proposta curricular, deve constar em sua elaboração o acompanhamento e o método de avaliação, tendo o ponto de vista da instituição de ensino, tendo como complemento a participação de todos envolvidos, sendo a comunidade, as crianças, os professores, a família sempre que possível.

O principal motivo para esse planejamento é a criança, pois é a partir dela se tem o desenvolvimento e relação de aprendizagem e ensino, pois é a partir das brincadeiras, das amizades feitas na escola, nas brincadeiras como: brincar com terra, brincar com água, faz-de-conta e através dessas brincadeiras ele vai adquirindo conhecimento desejando aprender, estimulando a curiosidade , buscando dialogo, observando o que é realizado, questiona, experimenta, cria sentido sobre o mundo, a identidade das pessoas produzindo a cultura, isso tudo relacionado ao conhecimento e a troca dele.

O conhecimento atribuído nos dias de hoje, a criança desde o nascimento procura sentido e conhecimento, e ao passar do tempo ela vai conhecendo o mundo material através dos pais e da sua curiosidade, pois é através dele que a cultura é transferida.

Assim, de acordo com o desenvolvimento, o pensamento, a linguagem, a socialização vai se desenvolvendo de acordo com a interação, que desde o seu nascimento, a criança estabelece diferentemente com algumas pessoas.

O relacionamento da criança varia de acordo com o que ela desenvolve, pois ela tem sua própria seleção, seu jeito de demonstrar sentimentos, desejos, necessidades e daí é tirado o planejamento especifico para que possa usar métodos definidos para crianças que se encaixam nesse perfil.

Uma atividade que é muito rica e transfere muito conhecimento para as crianças é a brincadeira. Através da brincadeira, a criança imita o que é conhecido para que possa transmitir o novo, pois cada expressão é única, pois ele transforma a cena de acordo com o que ele imagina, sendo ele relacionado ou não a sua realidade.

As formas de avaliações são divididas em três dimensões básicas que são:

-Avaliação de aprendizagem

-Avaliação de redes de educação básica

-Avaliação institucional externa e interna

Esse modo de avaliação tem que estar previsto no projeto, para que sirvam de parâmetro para os professores para que eles possam ter a relação entre as crianças, os professores e a administração da instituição de ensino.

A avaliação de aprendizagem tem como objetivo avaliar as habilidades, o conhecimento princípio e valores.

A avaliação de redes de educação básica tem como principal objetivo o acompanhamento e desenvolvimento da criança sem o objetivo de promoção.

A avaliação externa vem promovida pelas instituições superiores de ensino, como a prova Brasil, pesquisas e entre outros.

A avaliação interna vem de acordo para que avalie se as metas e os métodos foram alcançados pela instituição.

4. PROPOSTA PRATICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com