TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa e o Professor tem que estar Juntos

Por:   •  28/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar, a importância da pesquisa na construção do conhecimento e na formação do professor.

Palavras-chave: Pesquisa,Conhecimento,Professor.

1 INTRODUÇÃO

Exercer a atividade pedagógica exige adquirir e repassar conhecimento de forma produtiva, a pesquisa que a partir do final do século XX, tornou-se uma necessidade importante para a formação do professor abrange inúmeros horizontes de expor sua criatividade, inovação e capacidade de elaborar e construir conhecimento por si próprio.

A partir daí esse tema tão relevante compreende a essência da pratica pedagógica sendo fundamental para o professor a pesquisa inicial para a preparação da aula até a etapa final desse complexo e amplo processo que corresponde ao aprendizado do aluno, sendo assim o professor poderá expor a construção de seu conhecimento e possibilitará refletir sobre os problemas do cotidiano da sala de aula interagindo com os alunos em busca do mesmo ideal.

2 A IMPORTÂCIA DA PESQUISA PARA A PRATICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

A pesquisa hoje é fundamental em qualquer profissão, principalmente para os professores que passam conhecimento para seus alunos, a pesquisa deve ser uma atividade frequente capaz de produzir um conhecimento “novo”, com as informações obtidas durante sua pesquisa acrescentando em seu conhecimento.

Pesquisar nada mais é de buscar um conhecimento novo, a pesquisa transmite vários conhecimentos, aonde a investigação é fundamental, ela propõe a criatividade, elaboração nova, inovação, desperta interesses novos, começamos a questionar mais sobre a realidade, a partir dai começamos a compreender nosso mundo, começamos a visualizar nossa realidade com olhos críticos dando significados as nossas descobertas.

O bom professor tem o dever se manter informado, para isso precisamos criar o habito de sempre estar pesquisando algo novo, fazer novas descobertas entender o porquê das coisas, portando todo o professor tem o dever de ser um bom pesquisador para construir e produzir o conhecimento, mas do que isso saber transmitir.

É fundamental que o professor saiba transmitir seu conhecimento para seus alunos, mostrar o quanto a pesquisa é essencial em nossas vidas, o “novo” existe a todo o momento, ele precisa passar segurança do que está dizendo e fazendo, o professor não pode ser leigo no assunto, tem que ter a preocupação com o processo de ensinar e aprender.

Dessa forma, ajudar seus alunos terem seus próprios conhecimentos, despertar neles a sua outo critica, terem suas próprias opiniões sobre diversos assuntos, mostrar como a pesquisa é essencial em nossas vidas, como nosso mundo é cada vez mais competitivo, mostrar como é importante também ter “reconstrução de conhecimento”, pois vivendo em uma sociedade onde acontecem constantes mudanças temos que ficar antenados junto a ela e reaprender quantas vezes for preciso.

Segundo Paulo Freire, ensinar os alunos não e apenas repassar conhecimento e sim deixar seus alunos a terem seu próprio espaço para eles construírem seu próprio conhecimento. Pois “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (2002). Ele afirma ainda que “sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.

Como temos uma diversidade muito grande no mundo todo, o importante do professor é deixar seu aluno ter sua própria introdução ensinar como é importante ter sua própria “identidade”, pois é isso que nos diferencia um dos outros, ensinar a cada aluno ter sua própria posição de maneira critica e construtiva, saber desenvolver todo o que foi aprendido, saber utilizar seus conhecimentos e sempre questionar tirar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com