TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política da educação

Por:   •  22/9/2018  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO        COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Uélica Pereira Pinheiro

RA 1168740

Keiko Maly Garcia Davila Bacarji

        

Polo de São Miguel do Guaporé/Rondônia

CAMPO

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

Trata-se de um campo que estuda necessariamente o comportamento social/humano e tem por finalidade orientar pais, professores e gestores de um modo geral afim de possiblitar um melhoramento em seus recursos humanos e no tratamento com seus problemas decorrentes na escola ou na empresa. O principal estudioso que até hoje tem forte influência na aplicabilidade dessas tecnicas foi  Burrhus Frederic Skinner. Skinner apoia a técnica da utilização de reforços positivos ou negativos para o tratamento do comportamento humano, no âmbito escolar esta tecnica indispensável tratando-se especialmente de crianças até os 7 anos de idade, pois neste período que a criança desenvolve a base do comportamente e a convivência em sociedade, os estimos por ela provocados são indispensáveis para a educação.

Apesar de apresentar condições e técnicas relevantes às condições de ensino/aprendizagem o behaviorismo limita-se ao estudo do comportamento humano e suas reações e reflexo, esta área deveria aproundar-se também na formação da psique da criança afim de verificar as assertivas acerca do assunto e assim aprimorar a técnica.

PSICANALISE

Cmpos (2013) corrobora que a psicanálise versa sobre o desenvolvimento cognitivo e da psique humana, a sua contribuição para o campo da educação trata de duas teorias essenciais: a transferência e a contratransferência que tem como base a relação aluno/professor onde um pode passar ao outro estímulos positivos ou negativos. É importantíssimo que o professor tenha total atenão no tratamento com crianças pois esses sentimentos interferem diretamente na aprendizagem do aluno. Esta relação possibilita também que o proessor possa ser de grande influência para seu aluno.

O estudo dessa área do desenvolvimento humano nos dá primordialmente o desenvolvimento cognitivos não especificando porém aspectos físicos do desenvolvimento da criana, tudo pauta-se de experiencias vividas e suas respostas sensoriais a esses estímulos.

HUMANISMO

O humanismo, como o próprio nome sugere pauta-se do respeito as pessoas e suas diferenas, assim como no campo escolar o professor deve aceitar o aluno como ele é, cada indivíduo sendo um ser pensante e de culturas diferentes, opiniões e classes diferentes, porém o humanismo defende ainda que todo ser humano é igual perante direitos pois, mesmo com a multiculturalidade em um país como o Brasil por exemplo o aluno é um ser igual ao outro com os mesmos direitos e deveres.

Infelizmente no mundo capitalista e globalizado em que vivemos a igualdade pregada pelo humanismo não ocorre de fato, pois a separaão de classes e culturas está cada vez mais inerente as pessoas, a cultura consumista interniza no ser humano desejo e soberba e o melhor é quem está bem vestido, com carro do ano e o celular mais caro, desvaloria o humano em amor a máquina, isto reflete diretamente nas relações humanas, onde quem tem mais dinheiro é melhor tratado do que aquele menos favorecido.

GESTALT

Indo de contramão do behaviorismo a gestal trata essencialmente do desenvolvimento cognitivo e seus estímulos principais são não sequentes de forma a procurar a reção vinda de uma forma inesoperada pelo objeto de pesquisa. Neste campo de pesquisa percebe-se que o cérebro funciona de forma completa sou seja, utilizando todos os seus elementos continuamente, desse modo entende-se que tudo que percebemos ao nosso redor percebemos de maneira completa e não por sensações individuais, isto fora tratado pelos pscólogos pesquisadores da Gestalt como "Boa Forma". A contribuição no campo educacional está ligada diretamente ao aprendizado pelo campo visual afim de gerar estímulos positivos na criança e o desenvolvimento cognitivo.

A Gestalt não nos deixa exatamente claro acerca das sensações positivas ou negativas que esses estímulos podem gerar no indivíduo, porém oferecem técnicas contundentes a realização do trabalho pedagógico. Esta assertiva faz com que os professores e gestores escolares, toda a equipe pedagógica desenvolva um ambiente de aprendizagem condizente com a idade do indivíduo afim de que este possa se desenvolver sobretudo com estímulos visuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com