TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Pedagógica I

Por:   •  26/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

CURSOS DE LICENCIATURAS - EAD ONLINE

ETAPA I

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual da Vila São João, situada no bairro Vila Vieira, Padre Paraíso/MG Vale do Jequitinhonha. A escola recebeu este nome devido ao córrego que corta o bairro (Córrego São João) juntando-se ao nome do bairro. A escola foi fundada no ano de 1970, e oferece a 1° Etapa do Ensino Fundamental. Atualmente a escola atende cerca de 140 alunos, em 02 turnos de funcionamento, matutino e vespertino, sendo 05 salas de aula. A maioria dos alunos desta escola é proveniente de um Conjunto Habitacional Popular.

A escola é localizada em um dos bairros com maior índice de vulnerabilidade social, o que favorece o tráfico de drogas, armas e exploração sexual infanto-juvenil.  Devido à carência de ações culturais e de lazer, o número de adolescentes atraídos pelo tráfico de drogas e armas é alarmante. O entorno da escola é composto por residências particulares bem simples, uma Igreja, uma praça pública, pequena e sem espaço para atividades físicas e de recreação e um terreno baldio aos fundos, o que muitas vezes se torna local de venda e consumo de drogas ilícitas.

O prédio da escola é bem antigo, passou por poucas reformas desde a sua construção, conservando até os dias atuais o primeiro telhado. As dependências físicas são inadequadas, não conta com rotas acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção, não conta com espaços de lazer, quadra e nenhum similar para diversão dos alunos. Os banheiros estão em péssimas condições de uso, assim bem como as demais estruturas da escola. A biblioteca da escola foi desativada para dar espaço à sala de informática conjugada com sala de leitura.

Durante o recreio as crianças são servidas no pátio e retornam para as salas, pois não possuem local para realizar as refeições.

Os alunos utilizam, por muitas vezes a rua enfrente a escola para desenvolver suas atividades de lazer e educação física, pelo fato de ser uma rua de pouco movimento.

A parte externa é pavimenta, conta com rede de água, esgoto e energia pública. A escola conta ainda com um telefone público dentro das dependências físicas da escola.

Há pouca participação da comunidade na escola, apenas quando são realizados projetos ou algum tipo de comemoração que há interação da escola com a comunidade.

PROGRAMAS E PROJETOS:

SIGLAS

SIGNIFICADOS

OBETIVOS

PRESENÇA NA ESCOLA

FUNDESCOLA

Fundo de Desenvolvimento da Escola

É uma ação do MEC, financiada pelo Banco Mundial e executada pelo FNDE, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação.

NÃO

FUNDEB

Fundo de manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação

É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação. 

SIM

SALÁRIO EDUCAÇÃO

Salário Educação

É uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública e que também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.

NÃO

FUNDEF

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério

 É um conjunto de fundos contábeis formado por recursos dos três níveis da administração pública do Brasil para promover o financiamento da educação básica pública.

SIM

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar

Destinado para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentar saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

SIM

PNATE

Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar

Garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios.

SIM

PNLD

O Programa Nacional do Livro Didático

Subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.

SIM

PNBE

 Programa Nacional Biblioteca da Escola

Prover as escolas de ensino público das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, no âmbito da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), com o fornecimento de obras e demais materiais de apoio à prática da educação básica.

NÃO

PNSE

Programa Nacional de Saúde do Escolar

Atender as necessidades de saúde da população escolar, principalmente no que se refere à identificação e correção precoce das dificuldades visual e auditiva dos alunos.

SIM

IPAED

Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência

Universalizar o atendimento especializado de alunos portadores de deficiências, cuja situação não permita a integração em classes comuns de ensino regular. Para as crianças que tenham condições de integração, o programa garantirá sua inserção nas classes comuns de ensino regular.

NÃO

PDDE

Programa Dinheiro Direto na Escola

Repasse de recursos financeiros para as escolas públicas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial.

SIM

Programa de transferência voluntaria

Programa de transferência voluntaria

Recursos financeiros repassados de um ente federado para outro, em decorrência da celebração de convênios, contrato de repasse, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares, cuja finalidade é a realização de obras e/ou serviços de interesse comum.

NÃO

Programa de Inclusão

Programa de Inclusão

O direito das pessoas com deficiência à educação se efetiva pela garantia de sua plena participação e aprendizagem, em sistemas educacionais inclusivos, em igualdade de condições com as demais pessoas, na comunidade em que vivem

NÃO

PROINESP

Programa de Informática na Educação Especial

 Oportunizar a inclusão digital e social de pessoas com necessidades educacionais especiais

NÂO

TV ESCOLA

Canal de televisão do Ministério da Educação 

Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino. 

SIM

 PROINFO

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.

SIM

SEGUNDO TEMPO

Segundo Tempo

 Democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, 
como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, 
prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

NÂO

CULTURA VIVA

Programa Nacional de Promoção da Cidadania e Diversidade Cultural

Ampliar o acesso da população brasileira aos seus direitos culturais, mediante o fortalecimento das ações de grupos culturais já atuantes na comunidade.

NÂO

PROETI

Projeto de Tempo Integral

Melhorar a aprendizagem dos alunos e permitir uma visão mais globalizada dos conteúdos curriculares.

SIM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com