TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção ECA

Por:   •  13/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Tema : Prevenção-ECA

Introdução

Este estudo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema da Criança e Adolescente, justificado no elevado número destes em situação de risco e consequentemente a violação de seus direitos, estando estes direitos garantidos e amparados pela sociedade, pelo Estado e pela família, conforme previsto em artigos no ECA e pela CF.

Desenvolvimento

Em análise ao art. 70 do ECA  que demanda ser da sociedade o dever de afastar a intimidação  ou transgressão dos direitos da criança e do adolescente, já a família onde a criança tem seus primeiros passos para o desenvolvimento, não importando o modelo desta família, mas seu compromisso e comprometimento perante a legislação e aos filhos será a mesmas.Porém,com princípios que exerçam suas obrigações para com a criança e o adolescente garantindo o desenvolvimento físico,étnicos e cultural.Por outro lado o Estado também deve prestar apoio em seu desempenho e manutenção conforme previsto no art. 72.

Assim sendo a influência dos sistemas e da família esta associada as experiência vividas no cotidiano, tornando assim um processo continuo do desenvolvimento da criança e do adolescente, o que muitas vezes o impacto destas experiências são refletidas nas ações que a criança ou adolescente tem em relação a sua aparência, crença e valores morais. Relativamente, a criança tende a seguir o exemplo de homem a ela apresentado no dia a dia, seja este  adequado ou inadequado para a vivencia nos grupos sociais, e de acordo a esse exemplo passa a atuar perante a sociedade.

Segundo o exposto nos artigos 70 a 73 do ECA, quando os direitos são violados existe a necessidade de uma ação de  prevenção que ocorra por meio de prática e atos nocivos a criança ou adolescente, com iniciativas que promova seus direitos fundamentais e através da execução de ações  preventivas no intuito de zelar pelo pleno desenvolvimento dos futuros cidadãos,

Conclusão

Portanto diante do citado neste estudo o Estado, a Sociedade e a Família são os responsáveis pelo desenvolvimento integral da geração infantojuvenil garantindo uma relação de proteção e cuidados com integralidade.  Além de que a prevenção tem como objetivo garantir o princípio da dignidade humana, o qual perpassa a normatização no Estatuto da Criança e do Adolescente como em demais leis especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com